Alguns utensílios são muito importantes na hora de estruturar de forma eficiente as instalações hidráulicas e elétricas de uma edificação.

No artigo a seguir, confira técnicas e equipamentos que podem auxiliar na construção ou reforma de instalações seguras e práticas, garantindo não só um ambiente adequado para o trabalho como também a segurança dos colaboradores e a qualidade do serviço oferecido.

Caixa de passagem

A Caixa de passagem metálica sobrepor é um equipamento extremamente oportuno na hora de organizar de maneira correta a condução dos variados fios da rede elétrica de uma edificação.

Isso porque esse produto é voltado para otimizar o uso de cabos elétricos de todo tipo, já que eles podem variar bastante na estrutura de uma empresa de acordo com o tipo de serviço oferecido.

Além disso, os cabos de telefonia, extremamente importantes para praticamente qualquer tipo de empreendimento atualmente, também podem ser conduzidos de forma mais segura e eficiente por meio desse utensílio, que é composto por placas de aço galvanizado dobradas conforme a extensão de uso.

Isso garante resistência e durabilidade, sem falar no revestimento em pintura eletrostática, que confere ainda mais vantagens ao produto.

Enquanto os modelos fixos exigem a intervenção estrutural, pois são embutidos nas paredes, esse equipamento permite que a passagem seja feita de modo mais prático e simples, pois trata-se de uma peça utilizada na instalação externa, mesmo que dentro de um ambiente específico.

Entre as principais vantagens do uso desse tipo de caixa de proteção estão:

  • Abrigo seguro da fiação;
  • Serviços de manutenção mais fáceis;
  • Trocas de cabeamento simplificada;
  • Não exige intervenção estrutural;
  • Proteção contra impactos externos;
  • Resistência e durabilidade.

O produto permite, portanto, que a fiação, esteja ela instalada na cobertura, nos pavimentos ou em pontos estratégicos de cada andar da sua empresa, possa ser devidamente protegida sem transtornos.

Isso porque ele pode ser instalado em qualquer tipo de sistema e apresenta alta taxa de adaptabilidade, de forma que existem diferentes modelos e dimensões que são adequadas para cada tipo de cabeamento. Vale lembrar que as cores disponíveis atualmente no mercado são cinza e branco.

Por isso, é muito importante escolher o produto que melhor se adequá às necessidades especiais de cada ambiente ou empresa. Alguns fatores que precisam ser devidamente verificados antes da escolha e da instalação são:

  • Local onde será instalado;
  • Espaço disponível;
  • Extensão da fiação;
  • Demanda de proteção;
  • Peso suportado;
  • Uso de cadeados.

Coleta a água da chuva

Muitas pessoas ainda não se deram conta, mas coletar água da chuva pode ser uma solução em muitos sentidos para empresas, indústrias e residências.

Não é por acaso que o uso da cisterna tem aumentado cada vez mais e proporciona uma série de vantagens, como economia no bolso e também um reaproveitamento sustentável que contribui para a formação de um mundo mais preservado e consciente.

Pode parecer besteira, mas não é. Os reservatórios de água, como indicam as pesquisas dos últimos anos, têm apresentado baixo desempenho por conta das mudanças climáticas, das quais têm acontecido no planeta. Por isso, recolher a água proveniente da própria natureza e reutilizá-la pode fazer toda a diferença.

Existem diferentes tipos, como a Cisterna residencial enterrada, que oferece vantagens estéticas por estar oculta e o desempenho necessário para o devido armazenamento na instalação hidráulica de uma residência, por exemplo.

No geral, as cisternas funcionam a partir de calhas que conduzem a água que cai no telhado e permitem que ela passe por um filtro, capaz de eliminar (mecanicamente) as impurezas maiores, como folhas, pedaços de galho, etc.

Seja ligada a uma rede de encanamentos da edificação ou não, elas possibilitam uma economia de até 50% na conta de água, sem falar que aliviam um pouco para o meio ambiente e são a solução perfeita quando há crise de fornecimento.

Poços

O Poço artesiano também é uma alternativa extremamente eficaz quando o assunto é abastecimento constante de água. Isso porque esse dispositivo permite a captação da água do solo feita por meio de uma perfuração que pode variar entre 100 e 2000 metros de profundidade.

Para que seu funcionamento seja satisfatório, é preciso realizar uma análise da área e observar as demandas de distribuição da empresa.

As vantagens de optar pela perfuração de poços, que deve ser feita com o uso dos equipamentos indicados e sob a instrução e supervisão de uma equipe devidamente preparada para esse tipo de serviço, vão desde economia até mais conforto, proporcionando mais autonomia e redução de taxas com relação ao serviço tradicional.

Seja qual for o método ou equipamento escolhido na hora de otimizar as instalações de sua empresa, o mais importante é contar com produtos duráveis, de qualidade e eficiência garantidas. Além disso, cada tipo de demanda técnica exige a atuação de um profissional qualificado.