Quando se realiza a construção e a reforma de uma residência há a tendência de escolher pelo comum. Existe a ideia de que o convencional é mais seguro e vantajoso, mas isso pode não ser verdade, tanto em termos práticos quanto estéticos.

Neste artigo, você vai descobrir alguns itens que podem fazer toda a diferença na sua residência.

O uso do vidro

O vidro é um material muito presente na arquitetura moderna. Sua principal vantagem é a transparência, que permite a passagem de luz e contribui para uma estética minimalista. Quando se usa vidro e metal em um ambiente, consegue-se um visual moderno e sofisticado.

É comum que a vidraçaria se responsabilize pelas janelas, pelo box do banheiro e mesmo por portas, mas há outras possibilidades preciosas para esse material.

Está cada vez mais normal encontrar móveis feitos de vidro ou com detalhes em vidro, mesmo que não sejam completamente feitos do material.

Quanto à estrutura da casa, popularizou-se o uso de vidro para bancadas, escadas, guarda-corpo e também o Corrimão de Vidro.

Utilizar o vidro para corrimões é uma tendência europeia e, ao contrário do que alguns pensam, é muito seguro.

A fixação deve ser feita sempre pela parte de baixo e o mais recomendado é que se opte pelo vidro temperado, que é mais resistente.

O resultado é um visual mais leve para a sua casa, diferente do que se encontra na maioria das casas.

Também vale ressaltar que o vidro é um material de fácil limpeza, não exige nenhum produto específico, apenas água.

O único cuidado é para não usar materiais ásperos no vidro, ele pode acabar ganhando arranhões e, assim, ter sua aparência prejudicada.

Pisos de madeira

Muitas são as pessoas que desejam a Colocação de Piso de Madeira na casa. Isso porque a estética da madeira é muito valorizada e ela é considerada um material nobre.

Encaixa-se em diversos estilos decorativos, desde o moderno até o clássico. No entanto, a madeira pode oferecer algumas desvantagens:

  • Preço elevado;
  • Necessidade de manutenção constante;
  • Não há resistência à água;
  • Instalação complexa;
  • Proliferação de organismo (como cupins);
  • Exige limpeza cuidadosa.

Por isso, muitas pessoas acabam escolhendo por alternativas parecidas. Muitos são os materiais que não utilizam madeira pura, mas fibras de madeira, madeira reciclada ou mesmo materiais completamente diferentes com a estampa de madeira.

Dentro dos pisos alternativos para a madeira, o piso laminado se destaca. Basicamente, é um piso feito com aglomerados de madeira chamados de HDF.

Esse piso vêm em lâminas e contém uma estampa de madeira na sua camada superior, sendo completamente protegido por resina de melamina.

Sua aplicação é muito mais simples e pode ser feita por qualquer pessoa, de forma rápida. É um piso com preço muito mais acessível, praticamente não exige manutenção e apresenta facilidade de limpeza.

Sustentabilidade e economia

Sempre que se pensa na Instalação de placa solar, imagina-se que a intenção é abastecer os equipamentos elétricos da casa a partir da energia solar. De acordo com esse pensamento, faz sentido pensar que é um equipamento relativamente inviável.

O preço é mais alto e há maior complexidade no funcionamento. No entanto, não é apenas com essa intenção que as placas solares são utilizadas em uma residência.

O aquecedor solar para a casa é uma opção perfeita para quem valoriza a sustentabilidade e a economia. Como o objetivo é utilizar o calor, não há necessidade de converter a energia em energia elétrica, que é a etapa mais complexa geralmente.

O sistema é simples e se baseia em captar a energia térmica e armazenar a água quente para uso. Em um país como o Brasil, que se localiza na linha do Equador, os resultados são muito positivos.

O investimento no equipamento retorna em pouco tempo, pois os chuveiros elétricos são responsáveis por grande parte dos gastos na conta de luz.

Além disso, é um método mais seguro para aquecer a água, pois não oferece riscos de descargas elétricas ou de vazamento de gás.

Em conclusão, é necessário estar sempre por dentro das possibilidades do mercado. Algo que parece vantajoso pode não ser um negócio tão bom, assim como algo que parece inviável pode ser muito vantajoso.

Aliar estética, praticidade e economia é possível e esse deve ser sempre o seu objetivo. Afinal, geralmente é na sua casa que a maior pate da sua vida irá acontecer.