A sustentabilidade é um dos temas mais em alta em todos os ramos da sociedade.

Sua importância se dá ao fato de que os recursos naturais do planeta não são infinitos se não houver um desaceleramento no uso deles, de forma que é necessário cuidá-los bem.

Adquirir esta consciência ambiental é importante para garantir que o planeta terra continue sendo a casa dos seres humanos por muito mais tempo.

O desenvolvimento sustentável acontece não só no ramo industrial, na reciclagem e no reaproveitamento de materiais, mas também pode ser um conceito utilizado por pessoas comuns em suas casas.

São inúmeras as vantagens que investir em uma casa mais sustentável pode trazer, mas tudo depende do tipo de medidas que você adotou.

Em geral, os principais benefícios são:

  • Economia de energia;
  • Maior conservação e durabilidade;
  • Redução nos gastos de manutenção;
  • Maior qualidade de vida.

As medidas sustentáveis que podem ser adotadas são inúmeras.

Então acompanhe algumas que podem ser úteis para você começar a desfrutar das vantagens de investir em uma casa mais consciente em relação ao meio ambiente.

Que tal se esquentar com a luz do sol?

Calma, isso não quer dizer que você tem que sair de casa e ficar debaixo do sol para se esquentar.

Bom, se quiser, pode, mas não é essa a alternativa sustentável que está sendo proposta.

O aquecimento solar é uma excelente alternativa para conseguir garantir que chuveiros, águas das torneiras e piscinas sejam esquentadas sem a necessidade de usar a energia elétrica.

Este sistema é bastante eficaz, principalmente em residências que recebem bastante incidência de luz solar.

Ele funciona através da instalação de placas nos telhados das casas que irão captar toda a luz e transformá-la em energia que pode ser utilizada para diversos fins em sua casa.

O coletor solar é coberto de vidro, de forma que a radiação invisível consegue ir até o seu interior.

Como ele tem agentes de absorção e de emissão de radiação, ele consegue captar a radiação que entra e emitir de volta uma segunda radiação que possui menos carga energética, conhecida como infravermelho.

Por conta do vidro, a energia é armazenada, o que faz o material esquentar. facilitando todo o aquecimento solar do sistema de água que ele alimenta.

Tirando o custo inicial de adquirir o aparelho, não há mais nenhum, pois o sol é um recurso gratuito e inesgotável.

Como dito anteriormente, o ideal é que seja instalado em um lugar com muita incidência de sol, senão o bom funcionamento dele será comprometido.

Se você quer pesquisar valores de instalação e empresas que oferecem este serviço, uma boa alternativa é buscar pelo nome da sua cidade.

Como “aquecedor solar Campinas” e variantes. Assim sua pesquisa é direcionada ao seu meio e garante resultados mais assertivos.

Diminuindo o risco de infiltrações

Tem algo mais contra a sustentabilidade e a consciência ambiental que construir estruturas sem pensar nas consequências que ela pode sofrer devido às águas das chuvas e fazer com que elas sejam comprometidas e, eventualmente, demolidas ou, no melhor dos casos, reformadas em um longo processo de reparação?

É extremamente importante investir em um método que implique o uso de impermeabilizante para parede externa, pois a não adoção desse sistema pode acabar com a sua casa através das infiltrações e das alterações térmicas e climáticas.

Para evitar todo esse problema, o Brasil tem como principal método a aplicação de um material conhecido popularmente como manta asfaltica.

Ela é feita com asfalto modificado, tendo adicionado algumas substâncias que aumentam a capacidade de durabilidade e elasticidade.

Ela ainda conta com materiais como a borracha, as fibras de vidro e o poliéster.

Tudo isso torna o produto mais resistente às perfurações, aos raios ultravioletas, às variações de temperatura, à fadiga e à invasão de água.

Ela é aplicada próxima aos pontos por onde a água é escoada e selada com argamassa.

A proteção ao sol e à chuva

Uma casa sustentável precisa ser arejada, aberta e conter bastante espaço ao ar livre.

A questão é que há dias em que o sol ou a chuva são extremamente fortes, de forma que fica impossível circular pela parte exterior da residência.

Uma boa alternativa para contornar esta situação é a instalação de um toldo retratil, que pode ser aberto ou fechado quando você quiser.

Sua principal função é permitir a expansão da área externa da sua casa, mesmo que o clima não esteja nas melhores condições para isso.

Para mais informações, você pode entrar em contato com uma fábrica de toldos para entender qual a melhor opção para você.