Dentre os itens primordiais e inegociáveis dentro do âmbito de trabalho é a garantia que esses serviços serão devidamente realizados conforme as regulamentações que estabelecem ao EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e que os funcionários que ali estão, podem ter a tranquilidade em realizar seus respectivos ofícios com a garantia total de sua segurança.

A segurança do trabalho é um dos itens primordiais que necessitam compor todas as empresas. Muitas delas, do ramo industrial, apresentam aos trabalhadores a necessidade da convivência e manipulação de maquinários pesados e de funcionamento perigosos, como prensas, tornos e dentre outros mais, cada qual que o seu mal uso, principalmente sem a utilização dos equipamentos certos e com a devida capacitação dos profissionais, pode ser deveras fatal.

A presença de extintores e demais aparelhos contra incêndios também se mostram essenciais para a garantia da integridade da propriedade e também da vida de todos que trabalham ou circulam no local.

Sendo assim, existem algumas normas, estipulações e projetos no meio industrial que estabelecem algumas regras e direcionamentos para que os gestores competentes possam lidar com a questão da segurança no trabalho com a devida atenção e eficácia.

Portanto, neste texto nós estaremos abordando um pouco mais acerca dos itens que são de suma e primordial importância para que se estabeleça uma segurança do trabalho com real eficácia e que represente a preservação da integridade física dos trabalhadores que ali estão desempenhando seus respectivos serviços e ofícios.

Dado isso, nós aconselhamos que continue com a sua leitura e venha conhecer alguns aspectos que você deve implantar em sua empresa para que ela possa se encontrar dentre aquelas que zelam enfaticamente pela segurança física de seus colaboradores. Vamos lá.

Projeto linha de vida

Você conhece o que realmente é o projeto linha de vida? Caso não, estaremos elucidando o que esse termo significa para o mérito da segurança no trabalho.

Para que você possa entender de fato o que é isso, é importante saber que a linha de vida é um equipamento muito importante para a composição da segurança de quem trabalha em grande alturas.

É um item, cuja instalação depende de profissionais realmente qualificados e capacitados para fazê-las, para que assim ela possa funcionar da maneira correta.

Para que você entenda de maneira mais direta e simples, o projeto linha de vida se trata da devida instalação de cordas ou mesmo fitas, essas que são ligadas a um cinto específico de segurança, com o claro objetivo de permitir que trabalhadores possam exercer suas respectivas funções em uma grande altura, mas com a segurança qualificada para tal.

A instalação das linhas de vida é uma prática que se torna cada vez mais comum entre as empresas, principalmente naquelas que estão no espectro da construção civil. Muito indicada para a realização de trabalhos em altura elevada onde não existem outros meios de proteção coletiva.

São trabalhos como os citados a seguir:

  • Trabalhos de arremate;

  • Manutenção de fachadas;

  • Trabalhos em telhados;

  • Serviços de limpeza em fachadas e dentre outros mais.

As linhas de vida , que também são chamadas de linhas de ancoragem, segundo as legislações atuais, são equipamentos de proteção coletiva, já que elas têm a capacidade de suportar diversos trabalhadores ancorados nela e de maneira simultânea.

É importante saber que existem dois tipos de linha de vida. São as temporais que são desmontáveis, e as fixas, que permanecem todo o período da realização de determinado serviço fixadas para que os funcionários possam a usar quando necessário.

Trabalho em espaço confinado

Apesar do nome ser auto descritivo, o trabalho em espaço confinado nem sempre é um termo familiar para a maioria das pessoas.

Antes da definição direta, é necessário que se conheça a NR 33, esta que menciona sobre o espaço confinado e estabelece assim, alguns itens e medidas de segurança para que se possa realizar de fato as atividades profissionais com real segurança.

A norma define espaço confinado como qualquer área ou ambiente que não foi projetado para a presença contínua do homem, essa que possui meios de entrada e saída bem limitadas, tendo a ventilação insuficiente para que se possa remover contaminantes ou mesmo naqueles locais onde existem a deficiência ou mesmo o enriquecimento do oxigênio.

Tanques, tubulações e digestores são exemplos eficientes de espaços confinados. Para a realização de trabalhos nesse locais, é mais que necessário que haja a presença de equipamentos específicos como placas de sinalização, aparelho de detecção de gases, suporte para ancoragem, além da capacitação dos profissionais que irão trabalhar na localidade.

Enfim, a segurança do trabalho é um item de suma importância para qualquer empresa e não se limita a prática das atividades, ou seja, os próprios locais devem contar com sistemas de segurança, necessitando Comprar extintor de incêndio – como um equipamento essencial para o combate de chamas – e dentre outros equipamentos que também possuem essa função de estabelecer uma tranquilidade e segurança para quem ali trabalha.