O transporte de mercadorias pode ser feito de muitas maneiras, como navio, caminhão e quando em terra, caminhões. O desafio enfrentado hoje pelas transportadoras brasileiras é a qualidade do pavimento das estradas utilizadas.

Entretanto, o estado de São Paulo tem a melhor qualidade de estradas se comparado ao restante do país, porém paga-se uma alta conta pelas rodovias em melhor estado, e quase todas em pedágio.

O cálculo de frete também é um fator de importante e influencia no processo de transporte. Para realizar a cotação é necessário que o gerente logístico conheça os fatores que influenciam o preço final como:

  • Quantidade;
  • Peso;
  • Material;
  • Distância entre outros.

Caminhões Munck

Os caminhões munck, são utilizados em sua maioria no setor da construção civil.

Estes também são chamados de guindautos, pois possuem uma peça com sistema hidráulico que é responsável pela movimentação e remoção de equipamentos pesados, até mesmo máquinas industriais utilizadas em construções de maior escala.

A maioria das máquinas desse tipo possui também uma carroceria para que consiga para descarregar, carregar e transportar equipamentos com altura aproximadamente de 15 a 20 metros.

Eles conseguem aguentar até 10 toneladas.

Geralmente são alugados em grande escala por serem mais usados na construção civil ou até mesmo no transporte de objetos mais pesados.

Entre as vantagens que a locação de caminhão munck em SP proporciona se comparada com a compra do equipamento.

Pode-se citar: baixo custo em comparação à compra, pois não há necessidade de ceder um espaço físico para o armazenamento do caminhão.

A empresa locadora também é responsável pela manutenção, além da flexibilidade no prazo de utilização.

O guincho do caminhão Munck foi feito transportar cargas, e não arrastar. Sendo assim, o transporte deve ser feito com a carga levantada.

O mesmo vale para o movimento do caminhão, enquanto as cargas estiverem levantadas nunca mecha o caminhão, pois o movimento pode causar instabilidade e acabar derrubando a carga.

Ao movimentar com caminhão Munck, certifique-se que lanças e as patolas foram recolhidas e posicionadas adequadamente.

Carretos

A diferença entre caminhões e carreto, é que nas carretas a força motriz nas rodas de tração e o motor ficam em uma parte enquanto a carga fica em outra.

A da cabine que recebe o nome de cavalo mecânico e a parte em que fica a carga é o semi-reboque.

O CONTRAM é o órgão responsável por regulamentar todos os tipos de carretas. As categorias variam de acordo com o número de eixos, capacidades e medidas do conjunto.

O cavalo mecânico, é um conjunto formado pelo cavalo com eixo simples, e pode ser utilizado com vários tipos de semi-reboques, dependendo da carga a ser usada.

Além das carretas 2 e 3 eixos, tanto o cavalo mecânico quanto o semi reboque tem 2 eixos cada.  No caso da de 2 eixos, o comprimento máximo é de 18,15 metros e o peso máximo é 33 toneladas.

Já a carreta prancha rebaixada 3 eixos usa o cavalo mecânico de 2 eixos e o semi-reboque de 3. O comprimento é equivalente a de 2 eixos, porém seu peso máximo deve ser de até 41,5 toneladas.

caminhao prancha de 3 eixos é rebaixada e ideal para terraplanagem e cargas indivisíveis de alturas elevadas.

As características gerais desse tipo de máquina são:  longarinas em perfil de aço estrutural, travessas passantes na largura do implemento em formato de I, plataforma carga plana ou rebaixada.

Antes de começar a operação, é importante que o condutor avalie as condições do veículo.

A área em que o equipamento está posicionado deve estar plana para uma operação mais segura.

Mantenha as rodas calçadas e acione os freios.

O espaço onde o caminhão está também precisa de atenção, além da área que será ocupada pela lança deve ser isolada do trânsito de pessoas.

Para isto, é necessário sinalizar área com cones para informar que o espaço não é adequado para passagem de pessoas.

O operador deve estar sempre atento às condições de funcionamento do caminhão e os equipamentos. Também faz-se importante observar como está o local de operação.

Além de observar os limites de carga e não os ultrapassar. Também deve certificar-se que o equipamento é adequado para o peso os objetos e materiais que serão transportados.

A manutenção desse tipo de equipamento é de fácil acesso, podendo ter serviços especializados em todas as regiões da cidade. Inclusive, você pode pesquisar “guincho Zona Norte“.