Existem muitos tipos de portões e portas que podem ser instalados em lojas, sendo que cada um deles possui funções e adaptações diferentes e irão responder de melhor forma a certos tipos de demandas.

Iremos abordar durante este artigo a utilização dos portões e portas mais populares no mercado, destacando as vantagens em implementar cada tipo na sua loja e os modelos de cada tipo, então para se manter informado siga atento no artigo até o final.

Portas de aço: qual modelo escolher?

Existem dois principais modelos de portas que são recomendados para lojas: portas automáticas e portas de enrolar. A seguir, vamos entender um pouco sobre cada modelo.

1. Porta automática

A porta de aço automática garante uma segurança elevada para qualquer tipo de estabelecimento, pois o aço é um material extremamente resiste a impactos e pressões, fazendo a proteção adequada do local.

Além disso é possível destacar que a praticidade que esse material entrega é extrema, sendo que cada pessoa autorizada a entrar ou sair do estabelecimento pode, através de uma pequena chave, realizar a abertura e o fechamento do portão à distância.

E neste quesito a segurança também é aumentada, uma vez que não é preciso se direcionar até a porta para fechar

Esse tipo de porta possui um mecanismo com motor que é responsável por realizar a abertura e o fechamento, normalmente este motor é ligado a uma linha pontilhada preza a estrutura basilar da porta que, quando acionada, puxa para o lado correto.

2. Porta de enrolar

porta de aço de enrolar traz consigo diversos benefícios, dentre eles vale destacar a variedade de modelos de chapas que é possível encontrar disponíveis no mercado.

Pode-se achar portas com desenhos, pintadas, de cores diferentes e, em alguns casos, até com fechaduras auxiliares que entregam maior segurança.

Além disso esse tipo de porta requer pouca manutenção, mas é sempre válido destacar que as portas devem ser sempre instaladas por profissionais, garantindo a sua utilização durante muitos anos.

Para encontrar uma porta deste tipo, pode-se entrar em contato com alguma fábrica de estruturas metálicas que produz esses materiais na mais alta qualidade, sempre visando os melhores encaixes, melhores produtos e, em muitos casos, até realizam a instalação do portão.

Essas fábricas são especialistas na modelagem de metais, trabalhando com peças de moldagem em alta temperatura para garantir que o equipamento respeite as propriedades físicas e estéticas, algumas fábricas ainda fazem trabalhos sob encomenda, gerando tipos específicos de portas e portões.

Portões seccionados e automáticos

Iremos abordar a partir de agora os principais tipos de portões que são vendidos no mercado e direcionados para lojas.

1. Seccionados

Os portões seccionados possuem diversas vantagens, como:

  • Isolamento térmico e acústico, e baixa emissão de ruídos;

  • Baixa manutenção e longa vida útil;

  • Vedação do ambiente e estética diferenciada;

  • Pode ser embutido no gesso ou projetado para tetos inclinados.

Esse tipo de portão recebe esse nome por realmente ser instalado em “seções”, que quando acionado recolhe parte por parte. Normalmente é um tipo de portão extremamente silencioso, pois o motor e a forma com que o material é recolhido são propositalmente feitas para fazer menos barulho.

Além disso, esse portão possui um sistema de segurança extra, as seções instaladas possuem eixos cobertos pelo tipo de material utilizado na fabricação do portão, evitando que alguém possa prender os dedos ou a mão e sofrer acidentes.

2. Portão basculante

portão automático basculante é um modelo muito comum em residências, mas que tem sido também uma opção para lojas com entrada recorrente de veículos.

Basicamente este portão possui nas suas laterais contra pesos que quando acionados realizam a distribuição do peso para a fazer a base central do portão descer, realizando a abertura e permitindo a passagem do veículo.

É possível encontrar modelos deste portão feitos de todos os tipos de materiais, mas sem dúvida os de aço e ferro são os mais indicados, e terão uma constituição mais rígida, pois esses materiais são mais pesados e, sendo assim, os contra pesos precisam ser mais robustos.

portão automático basculante preço é acessível e pode ser encontrado em diversos tipos de lojas que veiculam esses tipos de equipamentos, possuindo modelos com frestas, cores diferentes, desenhos e, dependendo da distribuidora, é possível até fabricar um tipo de portão customizado para a sua loja.