Determinados assuntos se tornaram obsoletos quando se trata de tecnologia. A evolução de aparelhos eletrônicos como computadores, notebooks, celulares e tablets revolucionou o modo como a sociedade se comunica e interage, atingindo diversos setores.

Uma realidade que estava associada a ambientes industriais, como a robotização de linhas de produção, está presente atualmente em estabelecimentos comerciais e imóveis residenciais.

Internet das Coisas em ambientes domésticos

O emprego de equipamentos inteligentes em diversos cômodos de uma casa é possível. Basta perceber que, a partir da popularização da internet banda larga, muitos aparelhos se transformaram completamente, como:

  • Televisores modelo smart;
  • Caixas de som responsivas.
  • Câmeras de segurança;
  • Fechaduras biométricas.

Todos esses equipamentos podem ser instalados de maneira simplificada, permitindo a comunicação entre eles. Isso é chamado de Internet das Coisas (IoT), em que dispositivos eletrônicos, objetos de segurança e máquinas domésticas trocam informações em tempo real.

Para garantir que tudo funcione de maneira apropriada, profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) podem desenvolver um projeto de automação residencial simples em que os moradores terão acesso a todos eles a partir do comando de voz ou com o reconhecimento da digital dos dedos ou mesmo por meio de identificação facial.

Equipamentos se modificam com tecnologia

Além de televisores e aparelhos de som, outros equipamentos que possuem finalidades distintas se modificam diante de tanta tecnologia à disposição da sociedade.

Vale ressaltar que, a novidade da automação de casas residenciais vem ocorrendo há algum tempo. A aplicação de um motor eletrônico em um portão e o acionamento de abertura e fechamento com um controle remoto está presente em vários imóveis e reforça a segurança dos motoristas quando estão entrando ou saindo da garagem.

Esse é um exemplo simples mas que demonstra o alcance que a Internet das Coisas pode alcançar. Com a evolução da tecnologia, alguns portões automatizados podem ser abertos ou fechados a partir do comando de voz, utilizando o celular ou uma central multimídia que substitui os rádios dos veículos.

Essa centralização de comandos pode ser aplicada em um tablet pessoal, com a automaçao residencial sendo operada diretamente de uma tela, em qualquer local em que a internet esteja à disposição.

O destaque está na facilidade nos comandos de voz ou na agilidade dos dedos que deslizam sobre a tela do tablet. A comunicação entre diferentes equipamentos permite o acesso às imagens das câmeras de segurança ou ser informado quem foi a última pessoa que utilizou a biometria digital para abrir a porta da sala de estar.

Acessibilidade facilitada com equipamento adaptado

O barateamento de equipamentos eletrônicos, permitido pela globalização de tecnologia e inovação, alcança outros setores que envolvem a mobilidade da sociedade.

Em um sobrado em que é necessário o acesso aos pisos superiores, às escadas estão sendo substituídas pela instalação de elevadores residenciais.

Com um projeto específico para cada edificação, é possível utilizar tecnologia de ponta no desenvolvimento de um maquinário eficiente e de alta durabilidade.

Prédios de pequeno porte mais antigos estão adaptando os espaços de acesso para que elevadores possam atender os moradores, principalmente aqueles que possuem baixa mobilidade ou são usuários de cadeiras de rodas.

Com um esquema de segurança próprio, o elevador utiliza a tecnologia para determinar se as portas estão abertas ou fechadas. Além disso, é possível acompanhar remotamente, com o emprego da automação no ambiente residencial, se está tudo certo.

Fornecedores de materiais atendem diversas regiões

As empresas são favorecidas com a tecnologia há muito tempo. Um distribuidor de telha sanduíche pode fazer contato com os mais diversos clientes e atender de forma regionalizada, entregando os produtos de acordo com as especificações técnicas enviadas por e-mail.

Dessa forma, muitos empreendimentos imobiliários estão se adaptando à nova realidade dos canteiros de obras, com uma melhor organização quanto à disposição de maquinários e materiais aplicados nas estruturas prediais.

A climatização e a circulação de ar podem ser beneficiadas pela estrutura escolhida ao final da obra, mas o uso de aparelhos de ar condicionado podem ser ligados com comandos em momentos em que é necessário..

Isso permite que o preço de telha sanduiche pintada seja mais baixo, pois o produto é fabricado de acordo com o tamanho do imóvel, sem desperdício de matéria-prima.

Um imóvel informatizado pode ser valorizado, e muito, no mercado imobiliário. Esse investimento pode ser feito por etapas, a começar por um celular inteligente, que possui diversos aplicativos que podem ser associados a ações e comandos de equipamentos com acesso à internet dentro da residência.

Afinal, as inovações tecnológicas estão à disposição e podem promover mais conforto e segurança para os moradores, se estendendo para a vizinhança de uma forma natural.