Os grandes centros urbanos e as cidades do interior devem resistir às ondas de violência, cobrando das autoridades públicas um serviço de qualidade e policiamento nas ruas durante as 24h do dia. A sociedade pode contribuir, de diferentes formas, para que a segurança seja presente e ativa.
Para se ter uma ideia, a instalação de equipamentos eletrônicos em portarias de condomínios, residências e estabelecimentos comerciais facilitam a identificação de indivíduos mal-intencionados. Com isso, o acionamento de agentes públicos e segurança privada pode ser realizado de forma rápida e eficiente.
As estruturas imobiliárias também devem receber um cuidado especial quando trata-se de segurança domiciliar. É possível instalar diferentes equipamentos, para que possam indicar qualquer sinal de perigo. Até mesmo a saúde dos moradores deve receber uma atenção para não prejudicar a vida de todos.
Como se proteger de maneira eficiente?
Empresas especializadas em segurança oferecem diferentes serviços que podem ser adaptados conforme o modelo de moradia que vai receber a proteção.
O sistema de monitoramento residencial pode ser instalado em casas e condomínios com diferentes equipamentos de segurança, como:
- Câmeras posicionadas em pontos estratégicos;
- Cercas elétricas com sistema de alarme;
- Identificação de portas, portões e janelas abertas;
- Automação de equipamentos eletrônicos e iluminação.
Todas as ferramentas voltadas para a segurança patrimonial podem ser associadas à tecnologia empregada nos telefones celulares e na internet.
A possibilidade de visualização da área externa e interna de uma residência é possível, por exemplo, com o acesso a canais fechados de comunicação, disponíveis por meio de aplicativos desenvolvidos para tablets e celulares.
A entrada das portas pode ser reforçada com a instalação de uma fechadura de segurança que permite a identificação do morador que teve acesso, por meio de tecnologia avançada.
A automação da iluminação pode ser feita com sensores de presença, que ligam automaticamente conforme a presença de uma pessoa ou um animal é identificada.
Entrada com permissão e identificação
Os condomínios residenciais devem oferecer uma série de vantagens para os moradores, como facilidade de acesso e segurança durante 24 horas.
As áreas comuns devem ser utilizadas em horários estabelecidos conforme as normas condominiais. Por isso, a entrada em alguns setores pode ser controlada com a instalação de um leitor biometrico para condominio que permite o acesso apenas para pessoas autorizadas, como prestadores de serviço e tarefas relacionadas à manutenção.
Esse tipo de equipamento também pode estar presente nas portarias, permitindo a entrada de moradores e funcionários que trabalham na área de limpeza e segurança patrimonial. Visitantes, entregadores e outros prestadores de serviço devem se identificar na portaria e entrar apenas com a permissão dos moradores.
Estrutura predial também deve estar segura
A proteção dos moradores de uma residência ou de um condomínio deve estar relacionada, também, aos equipamentos instalados para o abastecimento de água e gás e todo o sistema elétrico que compõe a estrutura de um edifício.
Por isso, os equipamentos estruturais devem contar com um dispositivo de proteção contra surtos, como a presença de um para-raios, que protege aparelhos elétricos e eletrônicos com a descarga sendo dissipada em um aterramento ligado ao solo.
Com essa estrutura é possível reduzir e até evitar prejuízo físico de objetos, ou ocorrência de acidentes com pessoas desamparadas em dias de raios e trovoadas.
A presença de um sistema de abastecimento de gás também deve contar com um aparelho de segurança para os moradores.
Uma central de alarme de incendio pode ser muito útil, principalmente em condomínios que possuem esse tipo de sistema de aquecimento de água para chuveiro e torneiras.
A central pode ser acionada de maneira automática, com a identificação de escape de gás e ligar um alerta na portaria ou na zeladoria do condomínio.
As ações tomadas, a partir de então, devem ficar a cargo de profissionais e da equipe de resgate, para retirar os moradores com calma para evitar qualquer tragédia.
Garantia de vida saudável
A segurança relacionada à saúde também deve ser um fator a ser estabelecido pelos moradores de uma residência, principalmente em casas e apartamentos que têm crianças e idosos morando.
A instalação de telas para mosquitos impede a entrada de insetos, como moscas, baratas, pernilongos e mosquitos que transmitem diversas doenças, como febre amarela, dengue, zika e chikungunya.
Com todos os ambientes devidamente cuidados e a instalação de equipamentos de segurança instalados, pode-se concluir que é possível ter um ambiente agradável e seguro, com um investimento que vai valorizar o imóvel e garantir a tranquilidade dos moradores por um longo período.