Toda construção residencial precisa de elementos que reforcem a segurança dos moradores, empresas de segurança privada podem criar projetos específicos para cada caso.

Identificando pontos fragilizados, e que podem ser reforçados com a instalação de equipamentos específicos, para afastar pessoas mal-intencionadas, e garantir que todos os residentes fiquem bem.

O reforço em trancas e fechaduras de portas e janelas também são uma forma de garantir, pelo menos na parte interna de uma residência, maior segurança, e para isso, diversos elementos são disponibilizados em lojas especializadas.

É preciso entender que tudo que for construído para garantir a segurança, deve ser avaliado em todos os aspectos, para que a convivência social também não seja prejudicada, como interferir em casas vizinhas.

Solução simples e eficaz

Muito comum em apartamentos, que fazem parte de um condomínio residencial, o uso de trinco tarjeta nas portas de acesso são bastante comuns.

Como um reforço para as fechaduras, este tipo de elemento pode ser acoplado a uma corrente, que limita a abertura da porta, impedindo que pessoas tenham acesso à residência, sem que o proprietário abra de maneira definitiva.

Este tipo de elemento também pode ser utilizado em móveis, como gavetas de escrivaninhas e aparadores, com a finalidade de utilizar um cadeado, para reforçar a segurança, e que apenas as pessoas com a chave tenham acesso.

Entrada da garagem e de pedestre

A segurança também deve ser garantida para que os moradores possam entrar e sair, seja de carro, pela garagem, seja pelo portão social de correr, que pode ser fechado com chaves e trancas desenvolvidas para este tipo de equipamento.

A instalação de câmeras em pontos estratégicos, para uma visualização ampla dos arredores de uma casa, pode ser uma medida efetiva contra assaltantes.

Para isso, é preciso que uma empresa especializada identifique os melhores pontos para a instalação, assim como os modelos de portão que podem ser instalados, conforme o espaço disponível, e as características arquitetônicas da residência.

A instalação de um portão de aluminio de correr pode ser ideal, principalmente, se acompanhar um motor, para abertura e fechamento à distância.

Desta forma, o motorista não precisa descer do carro para abrir o portão da garagem, e criar uma brecha para bandidos, que ficam à espreita, aguardando uma oportunidade de realizar o assalto.

O projeto mais apropriado pode ser feito por meio de uma serralheria, onde um profissional capacitado poderá indicar se há a necessidade de um portão de correr horizontal, ou um portão que tenha a abertura vertical.

Mais uma vez, vai depender do espaço disponível, e deverá ficar à cargo de um serralheiro qual o modelo mais adequado, para garantir a segurança dos moradores.

Cercas de arame farpado nos muros

O acesso facilitado às residências, por cima dos muros, deve ser um ponto a receber maior atenção. Para garantir a segurança em todo o perímetro do terreno, é preciso instalar cercas de arame, que pode ser adquirida diretamente de uma fabrica de concertinas.

Por ser uma material diferenciado, este tipo de equipamento oferece diversas vantagens, como:

  • Cerca impressiona por toda sua estrutura;
  • Pode ser instalada de forma contínua;
  • É possível eletrificar, sem perder as características originais;
  • A estrutura de aço é bastante resistente.

Formada por lâminas afiadas, este tipo de cerca de proteção deve ser trabalhada com equipamentos específicos, utilizados para este tipo de serviço.

A contratação de uma empresa de concertina, especializada em instalações residenciais e comerciais, é o mais indicado.

Em alguns casos, a cerca pode contar com diferentes camadas, reforçando a segurança, com a garantia de suporte a alterações climáticas, pois o material recebe um tratamento de galvanização, por toda a sua extensão, antes de sair da fábrica, para a instalação sobre muros.

Cada um fazendo a sua parte

Para garantir a segurança dos moradores, as empresas especializadas em segurança privada podem criar diferentes projetos, para atender de forma específica, caso a caso.

Por isso, o proprietário deve ter em mente o quanto ele tem disponível para investir em um sistema de segurança em sua residência, e como funciona o patrulhamento compartilhado, muito comum em vizinhanças onde a maioria dos vizinhos se conhecem.

É importante lembrar que a segurança pública está à disposição da sociedade, para servir e atender a qualquer momento. Para os moradores, vale a pena fazer a parte que lhe cabe, contribuindo da melhor forma possível que todos vivam bem.