Condomínios são espaços com residências que podem ser casas ou apartamentos e que possuem espaços comuns a todos os moradores do local.

Esses locais são compostos por praças, parques infantis, salão de jogos, salão de festas, churrasqueiras e piscinas.

Além dos espaços comuns alguns modelos de condomínios são grandes e se assemelham com as cidades, possuindo mercados e demais lojas comerciais dentro destes ambientes.

Por serem sistemas complexos, a administração de condomínios é uma atividade que demanda conhecimentos técnicos, organização e uma boa gestão de pessoas, pois as contas, serviços e manutenções produzidas são quitadas por meio da arrecadação de uma taxa paga pelos condôminos.

Tipos de Segurança

Algo que agrega muito valor aos ambientes de forma geral é a segurança em todos os aspectos e contra todos os riscos que um condomínio possa apresentar.

Assim é necessário investir em segurança para que não ocorram problemas como:

  • Invasões;
  • Roubos;
  • Incêndios;
  • Avanço de pragas urbanas.

Assim todos os serviços e soluções desenvolvidas pelo mercado precisam ser inseridas nestes locais, a fim de promover a segurança de todos os moradores e colaboradores do recinto.

Mais uma vez é necessário ter organização e planejamento para que todas as demandas sejam atendidas.

Controle de Pragas

Algo que precisa compor a agenda de manutenções são atividades realizadas periodicamente para o controle de pragas urbanas, ratos, baratas, cupins e até percevejos.

A empresa de descupinização pode atuar tanto em um ponto específico quanto em toda a estrutura.

O controle de pragas é essencial para manter o ambiente higienizado, evitando a proliferação doenças, mas além da saúde e bem-estar alguns insetos podem comprometer toda a estrutura de uma casa ou prédio, com os cupins, por isso o controle é muito importante para evitar acidentes, danos e custos aos moradores.

Outra praga comum nas cidades são os ratos, agentes transmissores de diversas doenças os roedores podem ser afastados destes locais com a desratização, uma dedetização voltada para esses animais, o valor desratização varia de acordo com o tamanhos e locais de aplicação.

É importante ressaltar que atividades que precisam ser realizadas por empresas especializadas, pois há o controle dos inseticidas e também materiais e equipamentos específicos para o desenvolvimento do trabalho.

Cabe ao síndico ou a administração do condomínio comunicar através de informes as datas que as dedetizações acontecerão.

Segurança Estrutural

Para evitar invasões e furtos é preciso investir em sistemas de segurança que com os avanços tecnológicos têm se tornado cada vez mais simples e fáceis de operar.

Atualmente os condomínios contratam empresas de portaria virtual em SP, são sistemas automatizados e remotos que atuam durante o tempo inteiro, realizam o controle de acesso ao condomínio e também a segurança por meio da fiscalização das câmeras.

Esse tipo de segurança é uma das mais exigidas pelos moradores, por isso é preciso investir em câmeras que devem ser posicionadas de forma estratégicas para que todos os pontos do condomínio sejam monitorados, isso contribui também com o trabalho que será desenvolvido pela empresa de portaria virtual SP.

Além dessa segurança é preciso investir em equipamentos de combate à incêndios como hidrantes, alarmes sonoros, saídas de emergências, extintores e luzes de emergência que precisam ser distribuídos de acordo com as orientações do Corpo de Bombeiros.

Segurança Jurídica

Os condomínios possuem um sistema de administração semelhante a uma empresa, portanto é necessário possuir um equipe de profissionais especializados para contribuir com as demandas da administração, como contadores e advogados especialistas em condominio.

Ou sejam profissionais que estão habituados com os processo burocráticos e legais que os condomínios precisam ter.

Os contadores serão responsáveis por estabelecer a ponte entre o condomínio e o governo, mostrando a este que todas as contas e processos que envolvem transações financeiras são informados e realizados dentro da legalidade.

Além disso, este profissional é capacitado para realizar os processos de auditoria, assegurando aos moradores que todos os recursos e atividades estão sendo gerenciadas de maneira correta.

O advogado especialista em condominio pode atuar de maneira constante por meio de assessoria jurídica ou esporadicamente quando processos legais forem necessário.

Com o investimento correto em todos os serviços e produtos na área de segurança a gestão de condomínios proporciona mais conforto, credibilidade e tranquilidade aos moradores que conseguem confiar e se sentirem protegidos pelos gestores dentro do condomínio.