É muito importante que os condomínios possuam áreas de lazer, uma vez que podem fornecer a seus moradores atividades para serem realizadas ao ar livre e também disponibilizar um local para descontração, onde famílias e amigos podem se reunir em um ambiente familiar e bem estruturado.

Mas antes de tudo, é preciso que haja alguma atenção quando lidamos com esses dois locais: piscinas e quadras.

Preservando a estrutura desses locais e inovando o modo como são utilizados, com telas e alambrados ou com regras de utilização.

Como preservar a área de piscinas?

As piscinas são ótimos lugares para encontros no fim de semana, onde a família inteira se reúne para celebrações e afins.

Logo, se quisermos aproveitar o máximo possível desses locais, precisamos levar em consideração que, apesar de cortesia do condomínio, todos os moradores têm suas obrigações para manter esse local bem preservado.

E isso é mais importante ainda por serem utilizados por muitas pessoas.

A primeira dica da piscina é evitar trazer alimentos até ela. É claro que muitas famílias costumam fazer almoços próximos à piscina, mas comer nas beiradas da piscina ou mesmo dentro dela é extremamente anti-higiênico.

Isso por que a comida que pode cair, eventualmente, pode gerar sujeira e criar diversas situações desagradáveis.

Pode-se observar que é comum que crianças pulem na água após comer, contudo, os pais e responsáveis precisam ficar atentos a isso para evitar tragédias – é altamente contraindicado mergulhar depois de fazer uma refeição.

É importante evitar entrar na água com bronzeador, protetor solar e qualquer outro tipo de produto dermatológico cremoso – é um erro bem comum.

Os produtos que estão na pele podem desprender partículas que flutuam na água, desse jeito se espalhando pela água, tornando-a mais gordurosa.

Produtos muito cremosos também podem acabar se prendendo a pontos importantes da piscina, como as escadas, e podem gerar acidentes.

Outro tipo comum de acontecimento é a água suja por esses produtos tornar-se prejudicial à pessoas com alergias a essas composições. Não estrague a diversão dos outros por isso.

A próxima dica é relacionada à segurança. Muitos jovens, na tentativa de parecerem mais interessantes, podem arriscar fazer acrobacias na água, como saltos mortais e outros tipos de pulo.

O que as pessoas acabam por não perceber é que essas coisas colocam em risco a integridade física.

Erros nos pulos podem fazer com que pessoas se choquem de maneira errada com a água ou simplesmente caiam no chão, machucando-se, de maneiras leves, porém há também casos de ferimentos mais graves, ocasionados por isso – sem contar que essas ações também colocam em risco a vida de outras pessoas.

Preservando a área das quadras

As quadras são estruturas que são usadas para a prática de esportes e possuem também alguns regimes a serem seguidos para tornarem sua utilização mais harmônica.

Utilizar alambrado para quadra é muito importante para restringir as suas áreas; isso é feito, principalmente, para evitar casos onde, durante uma partida de futebol, por exemplo, a bola acabe por escapar e atinja alguém de fora.

O alambrado, ou cerca, evita a ocorrência dessas situações. A instalação deve ser sempre solicitada aos síndicos e, se forem muito caras, ainda existe a opção de usar a tela de alambrado, que é semelhante e igualmente funcional.

As quadras poliesportivas, como qualquer outro tipo de ambiente, também estão sujeitas ao impacto causado por decorações variadas, sejam elas bem ou mal feitas.

Com o objetivo de organizar, de maneira adequada, as quadras, é muito importante que se considere a necessidade de indicar limites nesses espaços, bem como as demarcações típicas destas, através de pinturas, por exemplo.

A pintura de quadras poliesportivas é algo que deve acontecer para a segurança dos que a utilizam e também de pessoas que passam por perto, para conhecerem as áreas em que podem circular e as áreas a evitar, quando tiver movimentação na quadra.

Também é importante para a estética destes locais, que podem reunir várias pessoas, tornando-se um ponto de encontro para reuniões divertidas.

A tinta para quadra não se difere muito das tintas para casas, contudo, é importante que aqueles que estejam buscando pintar as quadras utilizem tintas com boa resistência à água e ao sol – atualmente é possível encontrar também tintas específicas para locais como quadras e piscinas.

As pinturas não possuem regra, podendo ser feitas da maneira que o indivíduo achar melhor.
O importante é tornar as quadras locais ainda mais atrativos, e seguindo algumas dicas de segurança, utilizar esses locais de lazer será ainda melhor.