Além do interior da sua casa e do quintal, você também tem que pensar em detalhes como a garagem, qual será o tamanho dela, o tipo de piso, se a parede vai ter revestimento, quantos carros ela vai acolher, como será a cobertura – se terá a cobertura.

Assim como fazer questionamentos, como: qual será o material escolhido para ela, caso a parede não tenha revestimento, qual será a cor com que vai pintá-la e, o principal, como será o portão que terá nela.

Parecem coisas complicadas, mas leva menos tempo e dinheiro que você imagina.

Já sabe qual portão escolher para a sua residência?

As variedades são grandes, existem os de madeira, ferro, automático, alumínio, basculante, aberto, fechado, vidro e assim por diante. Os designs também são vários, não fique na dúvida na hora de escolher.

Mesclar os tipos de portões pode deixar a fachada da sua casa mais descontraída ou mais moderna e, também, se preferir, pode deixar mais chique ou rústica, aí vai de sua escolha.

Leia a seguir algumas dicas para optar pelo melhor portão para o seu imóvel.

Com todos esses tipos de portões, as formas de combinar para a criação de um são várias.

Quais tipos de portão existem?

Antigamente, era comum encontrarmos nas casas o portão de enrolar para garagem, ainda é bastante encontrado nelas, porém com essa tecnologia toda, muitos preferem portões automáticos ou que tragam mais segurança para o imóvel.

As cores que você pode encontrar para ele são várias ou, se preferir, pode optar pela cor que quiser em casa e pintar você mesmo.

Essa porta de aço é, geralmente, achada em comércios – se um dia resolver ir ao shopping no período em que as lojas estão fechadas perceberá que a maioria delas tem este tipo.

Com todo esse processo de modernização e industrialização do mundo, tudo foi evoluindo para o lado tecnológico e os portões não ficariam de fora dessa.

Essa evolução resultou em um produto que nos ajuda muito no dia a dia, o portão automático consegue proporcionar o que o manual não pôde: abrir ele sem que você se desloque de seu carro.

Isso é muito útil em dias chuvosos ou, até mesmo, se você está com algum problema e não pode fazer força.

Os portões com motor podem ser basculantes, que abrem para cima, pivotantes, que, geralmente, têm duas folhas e abrem para as laterais e os deslizantes, que são de correr e, normalmente, você encontra eles com uma ou duas folhas nas casas.

Para quem está colocando o primeiro portão é indicado o uso do basculante, pois não precisa de espaço nas laterais para abrir.

Os pivotantes precisam de um espaço grande para abrir e fechar, e o deslizante também é indicado por ser prático, porém precisa de um espaço grande para a abertura completa.

O portão de garagem com motor dependerá do peso que o seu portão terá, quanto mais pesado, maior será a potência do motor.

Tudo isso dependerá do material que você escolher, como será a abertura dele, etc. Escolher um bom portão não é difícil como parece, mas talvez possam surgir algumas dúvidas, devido ao número de tipos e estilos.

É recomendado fazer a colocação do portão de pedestres para não ter que ficar abrindo o portão para veículos.

Se o material escolhido for o ferro, existem vários modelos de portas de ferro para você decidir entre eles.

Ele pode ser vazado ou fechado, caso você não goste de pessoas de fora vendo dentro da sua garagem, que dispõe de uma privacidade bem maior, alguns tem desenhos geométricos ou listras na diagonal, há também o meio a meio (metade fechado e metade aberto), com uma faixa de madeira na diagonal.

As formas de fazer seu portão são variadíssimas e os materiais também, além do ferro, outro bastante utilizado é o portão de aluminio.

Ele é uma opção muito boa quando o quesito é a estética da frente da sua casa, mas em se tratando de segurança, o de ferro é o mais recomendado.

Quando se trata de durabilidade, o alumínio também ganha pontos positivos e, além de tudo, ele não corre o risco de enferrujar, também não é preciso retocar a tinta ou ficar pintando toda hora este portão; já o de ferro, com o desgaste por meio de fatores ambientais ou urina de cachorro, acaba enferrujando.