O quarto é um dos cômodos que vem ganhando cada dia mais espaço nos projetos de arquitetura, design e construção civil, isso porque é um espaço muito íntimo e pessoal para cada pessoa.

Sendo semelhante a um universo particular o quarto é um espaço no qual as pessoas utilizam para o descanso, autoconhecimento, proteção e segurança.

O quarto reflete a identidade e personalidade de cada morador, devido a isso são projetos que demandam mais criatividade e inovação para atender as altas expectativas.

Assim, é sempre um projeto que precisa ser desenvolvido em conjunto respeitando muito as demandas e possibilidades que o espaço oferece.

Para conseguir ter um quarto confortável, seguro, relaxante e que atenda as necessidades pessoais de cada proprietário é necessário pensar em todos os detalhes que são essenciais para este local. Veja abaixo as dicas selecionadas.

Piso

O piso é um espécie de revestimento para a base das construções, dessa forma eles exercem a função de proteção, segurança, conservação e embelezamento do local.

Além dessas características, a escolha do material do piso pode influenciar na criação de um ambiente mais confortável em relação as sensações térmicas e acústicas.

Para projetos de quartos infantis é necessário priorizar a segurança e o conforto da criança que na maioria das vezes, por estar aprendendo sente uma necessidade maior de tocar e sentir todas as sensações.

Assim, uma das principais escolhas para este modelo de projeto é o carpete. Uma tendência dos anos 80 que têm recebido destaque, o carpete possui o modelo de carpete rolo e carpete placa.

Esses modelos possuem a vantagem de serem fáceis de serem instalados e tem um ótimo custo-benefício.

Os carpetes apresentam diversas vantagens a principal delas é que eles são mais fáceis de remover a poeira com a limpeza regular e correta o pó fica menos concentrado no ar e mais no carpete.

Dessa forma ao passar o aspirador de pó é removido com mais facilidade e torna o ambiente mais agradável, principalmente, para as pessoas que possuem problemas alérgicos ou respiratórios.

O carpete também possui o isolamento acústico e térmico, assim os espaços são mais tranquilos e aconchegantes, para criança a sensação de pisar em algo mais fofo é melhor, além disso são mais seguros, pois a possibilidade de derrapar é menor.

Já para quartos de adolescentes e adultos, os principais modelos procurados são aqueles que são mais modernos, aconchegantes e elegantes.

Assim o piso pronto de madeira preço é uma das alternativas mais selecionadas, isso porque a madeira é um matéria-prima muito:

  • Versátil;
  • Resistente;
  • Durável;
  • Fácil de ser instalada;
  • Fácil de limpar e realizar a manutenção.

Dessa forma há uma variedade de modelos estéticos que são mais fáceis de serem utilizados e harmonizados com o restante da decoração,além de serem práticos e possuírem propriedades acústicas e térmicas, não deixando o conforto de lado para o ambiente.

Esquadrias

As portas assim como as janelas podem ser confeccionadas de materiais diversos, os mais comuns são vidro, madeira, alumínio e metal, alguns modelos juntam mais de um destes elementos, tudo vai depender das características e necessidades de cada local.

A porta de aluminio para quarto é resistente, contribui com a privacidade do local, possui propriedade acústica deixando o ambiente mais silencioso e propício ao descanso e relaxamento. Além disso a instalação e manutenção são processos simples e econômicos.

As janelas de alumínio são compostas em sua maioria com o alumínio e vidro e com venezianas em alumínio para controle da iluminação e alcance do sol ao local.

Combinando com a maioria dos revestimentos são muito boas como uma opção de janela quarto branca, pois o alumínio permite de sejam pintadas, assim como o metal e a madeira que também são opções para estes ambientes.

Demais detalhes

Para completar o ambiente os móveis e demais objetos são essenciais. Para um ambiente mais organizado, funcional e prático é necessário que o projeto de disposição dos móveis e objetos seja bem elaborado.

A maioria dos profissionais optam pela escolha de móveis planejados, pois é possível escolher todos os detalhes desde a cor ao material, tamanhos e formatos, assim ao escolher onde comprar móveis planejados é preciso apenas aprovar o projeto e esperar que estes sejam instalados nos lugares estrategicamente escolhidos.

O Brasil é um país com clima tropical, dessa forma a maioria dos lugares fazem calor a maior parte do ano e como os quartos precisam ser acolhedores e convidativos aos moradores além do colchão um item muito requisitado é o ar-condicionado.

É importante ressaltar que este objeto precisa ser realizada regularmente a manutenção corretiva de ar condicionado para deixar o ambiente com um clima e ar mais saudável ao morador.

Investindo em todas estas dicas é possível fornecer ao morador um ambiente único e empático a ele, causando sensações de identificação, pertencimento e autenticidade aos proprietário.