A reforma de um imóvel, seja ele um apartamento ou casa, envolve o levantamento de vários orçamentos necessários, assim como uma verificação de quais são os pontos do imóvel que necessitam de manutenção.

Realizar uma reforma bem feita, valoriza o imóvel e agrega maior sofisticação e conforto para os moradores. Além disso, uma boa reforma serve para aumentar a vida útil da construção, proporcionando para o ambiente um aspecto de novo.

Para começar a realizar as melhorias, uma das principais atividades é contratar uma empresa de pintura predial ou residencial para avaliar a situação da pintura do imóvel.

É importante renovar a pintura com o passar dos anos, pois ela pode sofrer com várias ações externas, que variam desde as variações climáticas, até manchas, desgastes, e infiltrações.

Diante disso, é importante contratar essa empresa especializada em pintura, a partir de uma busca e levantamento de orçamentos, com o objetivo de detectar quais são os pontos que necessitam de melhoria e reforma.

Com a pintura do imóvel feita, ele terá um aspecto estético muito melhor. Mas, além desse aspecto, existem outras mudanças que são importantes e que podem impactar positivamente um imóvel.

A escolha das cortinas

Um dos pontos fundamentais para uma residência é o uso de cortinas. Elas são elementos essenciais e podem ser utilizadas em diversos pontos da casa, como nos quartos, na sala e até mesmo na cozinha.

A função principal das cortinas é proteger o ambiente da entrada de luz, aumentando a vida útil do imóvel e dos eletrodomésticos que estão no local. Além disso, as cortinas acabam exercendo uma função estética e decorativa, sendo utilizada também como um elemento para a composição do imóvel.

Porém, existem vários modelos de cortinas, o que ajuda a criar dúvidas sobre qual é o melhor modelo para residência. A cortina em persiana blecaute rolo, por exemplo, apresenta algumas propriedades sendo mais utilizada na modalidade em rolô.

Seu tecido consegue bloquear praticamente 100% da entrada de luz em um local, tornando o ambiente mais escuro e com maior privacidade. Por isso, seu uso é indicado para ambientes residenciais, como nos quartos e em ambientes comerciais.

A função da persiana permite que o processo de abertura ou fechamento do rolo blecaute seja controlado de forma fácil, prática e rápida. Entre os principais benefícios desse modelo, podemos destacar:

  • São funcionais;
  • Contribuem para bloquear a luminosidade;
  • Proporcionam privacidade ao local;
  • São altamente modernas e resistentes;
  • Agregam elegância;
  • Estão disponíveis no mercado em várias cores.

Ou seja, o cliente terá uma grande margem de opções dentro do ramo das cortinas blackout, podendo escolher a cor ou a estampa que mais se encaixam dentro da decoração do seu imóvel. Além disso, seu uso se destaca pela sua viabilidade e pelo controle na entrada da claridade.

A instalação de cortinas é uma ação importante, e por isso, é fundamental apostar também na manutenção de persianas. O processo de manutenção das persianas envolve desde a limpeza e higienização, até a verificação dos processos de acionamento para abertura ou fechamento da cortina.

Outra dica importante, é que as cortinas em persiana podem ser automatizadas, aumentando ainda mais sua valorização e sofisticação.

Outros elementos e acessórios

Além do uso das cortinas, existem outros elementos de proteção que podem ser incluídos no imóvel. O primeiro a ser destacado, é um elemento que contribui para a segurança do local.

O uso da tela para janela consegue evitar acidentes, sobretudo com crianças, animais de estimação e idosos. Algumas telas são mais finas e conseguem evitar também a entrada de insetos que são transmissores de doenças, como a dengue. Essa é uma melhoria fundamental, principalmente para as pessoas que vivem em apartamentos.

Outra melhoria que pode ser implementada para tornar o ambiente muito mais acessível, facilitando o deslocamento dos moradores, é a inserção e a manutenção de um elevador hidraulico residencial.

Esse elemento contribui para o deslocamento de pessoas de modo geral, mas também serve como uma ação de acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.

Por isso, os investimentos em materiaIs de qualidade e os serviços de profissionais qualificados são essenciais no momento de investir em uma reforma. Com essas ações, é possível modernizar os ambientes de forma rápida, segura e com um ótimo custo-benefício.