Instalado na fase de acabamento, o forro é de suma importância para o conforto ambiental de um imóvel. Isso pois ele funciona como barreira entre os ambientes exteriores e o telhado, reduzindo ruídos, impedindo a saída do calor e melhorando o apelo estético do ambiente.

Entretanto, nem todos sabem que há diversos modelos de forros disponíveis no mercado, cada qual com suas características.

Por conta disso, muitos escolhem o material apenas pelo preço, e, posteriormente, vêem-se às voltas com um item que não satisfaz suas necessidades.

Pretende instalar um forro, ou mesmo trocar o que você já tem, mas não sabe por onde começar?

Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito de algumas das opções disponíveis no mercado:

Gesso

forro de gesso é um dos itens mais clássicos do mercado de reforma e construção. Contudo, a versão mais conhecida dele é o gesso em pó, que tinha aplicação demorada, de alto custo e que demorava muito tempo.

Por conta disso, muitas pessoas sequer cogitam a implantação de uma solução do tipo em sua casa.

A boa notícia é que, desde meados dos anos 1990, este item vem sendo substituído por uma versão mais moderna: o forro de gesso drywall.

Ele consiste em uma série de placas com encaixes macho e fêmea, que, assim, dispensam o uso de água ou de substâncias aderentes na aplicação.

Além disso, ele tem um custo muito mais baixo que o predecessor, tornando-a uma boa opção para obras de orçamento restrito.

Contudo, suas vantagens não ficam por aí. Assim como o gesso tradicional, a versão em placas pode servir para rebaixar o teto, dando ao ambiente um acabamento mais sofisticado, além de um ótimo desempenho termoacústico e pleno aproveitamento da luz natural.

O mesmo material pode ser usado em paredes, de modo a ocultar imperfeições que poderiam comprometer o projeto decorativo.

Isopor

Por mais que muitas pessoas vejam este polímero plástico como um material fraco e de baixo custo, o forro de isopor tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de reforma e construção. Entre seus benefícios, estão:

  • Leveza;

  • Facilidade de instalação;

  • É 100% reciclável;

  • É resistente contra bactérias, fungos e insetos.

Tudo isso faz com que seu uso seja recorrente em locais de grandes dimensões, como escritórios, hospitais e até indústrias. Ainda assim, nada impede que você aproveite os benefícios deste material em certos cômodos de sua casa, como um sótão ou garagem.

Vale ressaltar que, além de o custo do material em si ser baixo, sua leveza faz com que sua instalação seja simples e rápida, o que, por sua vez, também ajuda a reduzir o investimento necessário para a aplicação.

Tudo isso faz com que o valor do forro de isopor colocado seja extremamente atrativo e compatível com obras dos mais diversos orçamentos.

PVC

Nos últimos anos, o policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, conquistou muito espaço no mercado de reforma e construção.

O principal motivo por trás disso é a sua versatilidade: além de ser resistente e apresentar bom desempenho nos mais diversos ambientes, ele pode ser manipulado para que apresente vários designs.

Assim, não é incomum encontrar materiais confeccionados com base neste polímero, mas que têm aparência de madeira.

forro de PVC não é exceção. Além de estar disponível com diversos estilos estéticos, ele é durável, de baixo custo, resistente à umidade e tem um excelente desempenho termoacústico.

Tudo isso faz com que ele possa ser colocado nos mais diversos cômodos da casa, tendo sempre um excelente desempenho.

Contudo, é preciso ter em mente que o resultado final do forro de pvc colocado só é bom quando a instalação é feita com a ajuda de um profissional: ao contrário do piso, que pode ser aplicado pelos próprios moradores, a colocação do forro tende a ser mais complexa.

Madeira

Por último, mas não menos importante, há um dos materiais mais clássicos quando se trata de forros e revestimentos: a madeira. De origem natural, ela proporciona um excelente desempenho termoacústico, além de muito requinte e sofisticação.

Versátil, ela também pode ser encontradas nas mais diversas cores, permitindo a instalação de uma variedade que combine perfeitamente com o ambiente.

Entretanto, é preciso ter em mente que este é um material extremamente nobre. Assim, o investimento necessário para instalá-lo tende a ser muito superior do que as demais opções.