Hoje em dia, o carro tem grande presença na família brasileira e na sociedade. Trata-se de um investimento de longo prazo. Os gastos não terminam com a compra do automóvel, em razão dos múltiplos cuidados que devem ser tomados para conservação, além das diversas alterações que podem ser feitas ao gosto do dono.
Formas de proteção para o carro
Entre as possibilidades de proteção do veículo está a cobertura de garagem, com a qual se evita os danos profundos da ação da chuva e do sol na lataria. Mas as vantagens não se resumem apenas ao carro.
Os moradores também desfrutam da cobertura como forma de abrigo para momentos de festividade ou mesmo descanso na sombra, uma vez que o equipamento serve como extensão da casa.
Ela é encontrada no mercado em vários materiais, formatos e estilos. Por isso, vale um estudo mais dedicado na hora de escolher a sua. A seleção envolve a análise do local em que será colocada e dos materiais de construção.
Para começar, um tipo de proteção muito comum em casas e comércios são os toldos, que são fixados em portas, janelas ou outras áreas. O toldo retratil é bastante utilizado, principalmente em estabelecimentos comerciais.
A sua principal característica é a capacidade de ser enrolado, de modo que é recolhido quando não estiver em uso.
A confecção de toldos é feita com lonas e, no caso dos retráteis, a movimentação é realizada por uma manivela instalada. É um tipo muito comum de se ver pelas ruas, acima das calçadas.
Outra opção é o toldo articulado. Há grande semelhança com o retrátil, com uma especificidade de ser constituído de duas partes metálicas interligadas por uma articulação, que permitem a abertura e fechamento em forma de V.
A aplicação pode variar, mas costuma ser empregado em ambientes de lazer, terraços e sacadas, como cobertura de churrasqueiras.
Existem também os modelos fixos. Para quem busca uma proteção cuja posição não pretende alterar, esse tipo de toldo é uma boa opção. Os toldos fixos aparecem com frequência em varandas, quadras e salões.
O material ideal para coberturas depende da localização, necessidade de ventilação e luminosidade.
Nesse sentido, o policarbonato oferece uma diferença fundamental em relação à lona, pois a transparência permite a passagem de luz no ambiente em que for alocado. Dessa forma, é ideal para a proteção contra o sol, mas sem perder iluminação.
O policarbonato é um material resistente e leve
Os modelos de cobertura feitos com policarbonato podem apresentar algumas características padrão:
- Alveolar: Não possui transparência total, mas ainda assim há iluminação.
- Compacto: Apesar da semelhança com o vidro, é mais maleável, o que favorece as aplicações curvas.
- Refletivo: Possui iluminação e conforto térmico.
A cobertura de policarbonato preço varia conforme as especificações do modelo: material, extensão e características.
Algumas dicas podem ser valiosas na hora de escolher o modelo ideal para a garagem ou qualquer outro cômodo:
1. Verifique a estrutura da sua casa para decidir se o melhor é o modelo fixo ou retrátil;
2. Os toldos são os tipos de cobertura que possuem menor durabilidade. Busque um modelo sem coloração, pois os tecidos podem desbotar;
3. Para o caso de instalações em condomínios, verifique antes a autorização. Depois, busque analisar os detalhes de claridade, ventilação e dimensão;
4. Encontre um profissional para a instalação das peças de policarbonato, que têm algumas particularidades;
5. Opte por materiais resistentes para as sustentações de toldos. Alumínio e parafusos de inox são boas escolhas;
6. Em nenhum tipo de cobertura escolha cores escuras, pois estas têm a propriedade de absorção do calor.
Como preservar a integridade da sua cobertura?
É importante manter a limpeza de toldos e coberturas. Para os tecidos de lona, recomenda-se a escovação delicada com sabão neutro. Depois, enxaguar e colocar sob o sol. Evite o uso de produtos químicos.
As coberturas de policarbonato acumulam menos sujeira e, por conta da resistência, podem ser higienizadas com jatos de pressão.
Se o toldo for automatizado, retire-o da fonte antes de operar a limpeza. O toldo para garagem exige também uma atenção às estruturas que o sustenta, necessitando de manutenção para evitar os desgastes da corrosão.
Por fim, a compra de um toldo maior do que o espaço ocupado pelo veículo é recomendada para que não haja problemas de colocação. Não se esqueça de fazer todas as medidas de local e condições para garantir a melhor opção para sua casa e automóvel.