Os projetos de construção e reforma são muito importantes para a sociedade, pois consistem no desenvolvimento de imóveis para diversas finalidades. Este trabalho pode ser feito por empresas da construção civil, as chamadas construtoras, que possuem um corpo de funcionários experientes para realizar todas as etapas.
O processo de execução de uma obra começa com a criação de um projeto, ou seja, a planta do imóvel com todas as especificações que a edificação terá, como o número de cômodos, andares, escadas, entre outros detalhes que especificarão o projeto.
Um planejamento de obra é outro documento relevante para o trabalho, pois ajuda o engenheiro a garantir que todas as atividades sejam realizadas com qualidade e segurança, evitando atrasos que possam comprometer o cronograma e a entrega do imóvel.
O plano consiste em estudos de viabilidade da obra, análise do terreno, documentos para regularização da obra, cálculos e orçamentos, cronograma físico-financeiro, lista de materiais e equipamentos, acompanhamentos das atividades, calendário com os prazos, acabamento e licenciamento do imóvel.
O projeto de paisagismo fachada comercial é outra atividade que os arquitetos e engenheiros podem realizar.
A função deste projeto é definir técnicas de decoração para a área externa de empresas, comércios e condomínios usando plantas e cores harmônicas para criar um belo design.
Ações importantes em uma obra
Antes de iniciar a construção, o engenheiro precisa visitar o terreno e analisar as condições. Isso porque os resultados de analises e estudos podem impactar diretamente na sequência e viabilidade das atividades.
Um método fundamental para a segurança da obra, qualidade e otimização de tempo é a sondagem de solo, processo que consiste no reconhecimento do local.
Nesse processo é feita uma exploração muito utilizada para avaliar solos de rochas brandas, granulares e coesivos.
Isso porque ele possibilita que os profissionais obtenham os subsídios que ajudam a definir o tipo de dimensionamento das fundações que serão a base do imóvel.
Há vários tipos de sondagem que pode ser feitas no solo, conforme a necessidade. São elas:
- Trado;
- Mista;
- Rotativa;
- Percussão SPT (Standard Penetration Test).
Uma sondagem geofísica é muito diferente das mecânicas apresentadas na lista acima. Este método não retira amostras do solo ou rochas Nela, as medições são feitas de forma indireta, por meio do levantamento e de técnicas eletrônicas, sísmicas, potenciais (gravimétrico e magnético), eletromagnéticos, geotérmicos e radiotérmicas.
Espaços essenciais para os serviços de obra
Após iniciar a construção, os responsáveis por comandar o projeto deve investir capital para a locação de um espaço para o armazenamento do maquinário e materiais.
Para isso, alugar galpão é uma solução simples e que pode garantir a proteção dos insumos usados nas atividades.
Os galpões são uma alternativa de excelente custo-benefício, proporcionando segurança, além de ser uma opção viavelmente econômica para as construtoras.
As vantagens deste espaço são: baixo investimento, localização estratégica, estrutura adequada, flexibilidade, expansão das operações e implementação fácil.
Analisar a opções e os custos do aluguel é uma forma de ter um local para alocar os itens usados na obra e manter a eficiência no trabalho.
Edificação diferenciada
Nos últimos anos, as construções de imóveis tem passado por inovações. Exemplo disso são as soluções em containers que têm sido uma possibilidade de moradia cada vez mais comum para os indivíduos ou estrutura comercial, fator que tem gerado otimização de tempo para os engenheiros.
Este tipo de estrutura pode ser instalado de forma simples e rápida no terreno, trazendo economia e não demandando um longo prazo para a entrega.
Os benefícios dos containers são:
- Sustentabilidade;
- Praticidade;
- Mobilidade;
- Conforto;
- Segurança.
No container é possível utilizar revestimentos e acabamentos de qualidade, criando um design moderno e elegante, aprimorando a sensação térmica e acústica do local.
Instalações elétricas
O processo de instalação da parte elétrica é muito importante, pois sem esta etapa é impossível que a pessoa utilize os seus aparelhos.
Os materiais necessários neste trabalho se resumem em quadro de distribuição, disjuntores, fios e cabos, fusíveis, eletrodos, condulete, tomadas, caixa de luz e lâmpadas.
A caixa de interruptor 4×2 é um item muito utilizado nas instalações, permitindo que as pessoas liguem e desliguem as luzes na edificação.
No mercado de componentes e materiais para elétrica é possível achar a caixa de interruptor de várias marcas e com preços distintos.
Já uma caixinha de tomada 4×4 é uma peça usada para a proteção mecânica nas instalações, servindo para demarcar o local onde ficarão as tomadas e interruptores.
Na parte interna desta caixa há marcações circulares onde os conduítes ficam posicionados para passar os cabos e fios.
Deste modo, os investimentos em serviços profissionais são formas de obter excelentes ganhos, com uma bela propriedade, no tamanho adequado e que atenda as suas necessidades.