Os prédios ou condomínios são complexos que envolvem diversas construções e que conseguem reunir diversas pessoas no mesmo local de forma simultânea.

O gerenciamento e administração de um condomínio ou prédio não é uma tarefa fácil, levando em conta os conhecimentos técnicos que um gestor ou até mesmo o síndico devem ter. Estes conhecimentos variam entre logística, parte contábil e fiscal, além da administração.

Cada vez mais, as cidades têm crescido de forma vertical, ou seja, por meio do surgimento e consolidação de prédios e condomínios. Inclusive, muitos moradores preferem viver em locais como este, levando em conta a confiabilidade na segurança.

Diante disso, é importante que o administrador conheça o funcionamento e estabeleça algumas regras para estes espaços, com o objetivo de garantir uma boa convivência entre os moradores.

Com isto, estas áreas comuns do prédio, que envolvem a piscina, academia, quadra para prática esportiva, parques e os terraços devem possuir regras, assim como receber ações de cuidado e a manutenção preventiva.

Por isso, os espaços compartilhados estão sujeitos a sofrerem maior impacto, mas cabe aos gestores realizarem um investimento de forma preventiva, visando garantir que o espaço sempre esteja limpo, agradável e seguro.

Cuidados administrativos e logísticos

Um bom gestor de condomínio deve exercer diversas funções para garantir a qualidade de vida dos moradores. Inclusive, não é necessário morar em um prédio para ser síndico ou administrador.

Em muitos locais, é possível contratar uma administradora de condomínio logístico SP, ou de logística condominial, para realizar o processo administrativo do prédio.

Com isto, esta empresa precisa ficar responsável:

  • Pelo gerenciamento financeiro;
  • Pelos pagamentos das contas de condomínio;
  • Por reduzir as inadimplências;
  • Por verificar ações de multas por descumprimento das regras;
  • Pelos serviços terceirizados;
  • Pela segurança predial e patrimonial;
  • Por problemas burocráticos, que envolvem danos no prédio, como alagamentos.

Dessa forma, é fundamental que esta empresa tenha experiência neste tipo de mercado, além de credibilidade, para ajudar a garantir esta organização.

Cuidados com a manutenção

A manutenção predial, sobretudo, a preventiva, também é responsabilidade do síndico, empresas terceirizadas (em limpeza e higienização), assim como da administradora.

Em alguns pontos, é fundamental que essa manutenção ocorra de forma preventiva, ou seja, antes de um problema grave ocorrer.

As principais ações de manutenção em um ambiente predial envolvem:

  • Cuidado com os elevadores;
  • Verificação da parte elétrica e dos pára-raios;
  • Coleta do lixo e ações de limpeza;
  • Identificação de problemas como vazamentos;
  • Cuidado das áreas externas, mantendo sua limpeza e conservação.

Inclusive, a área da piscina também é um espaço compartilhado e que necessita de cuidado. Neste local, é necessário realizar a aplicação de cloro para limpeza desta piscina, a cada dois dias, pelo menos.

O uso do cloro para realizar a limpeza, além de garantir a qualidade e a higiene da água, consegue evitar a proliferação de sujeiras e bactérias.

A segurança do seu prédio

Outro ponto importante quando falamos sobre o ambiente predial é pensar na segurança deste espaço. Alguns serviços terceirizados em segurança patrimonial podem ser contratados para controlar os sistemas de segurança, assim como identificar os moradores.

Porém, existem ações que os condôminos podem fazer, como buscar por uma empresa que instala tela de proteção em seus apartamentos. As telas de proteção exercem uma importância fundamental para evitar quedas de crianças, idosos e até mesmo, animais de estimação.

Além disso, essas telas conseguem evitar a entrada de mosquitos e outros insetos que transmitem doenças. Diante disso, ao buscar por esta empresa que coloca tela de proteção e realizar um orçamento, o cliente consegue verificar os preços e custos deste tipo de serviço, além do material de composição de sua tela de proteção.

Inclusive, existem alguns acessórios que podem ser agregados, quando falamos sobre a tela de proteção. Um deles, é o gancho para tela de proteção, que contribui para sua fixação e é um elemento que deve ser feito de forma preferencial com metais, como é caso do gancho inox para rede de proteção.

Em outros ambientes do prédio é possível inserir telas de proteção, sobretudo, nas quadras de esportes. Este tipo de tela é diferente, servindo como um material metálico e mais resistente.

Portanto, os investimentos em segurança e serviços terceirizados de qualidade são essenciais para o dia a dia dos moradores de um condomínio.