O acabamento empregado nas construções imobiliárias tornam uma casa ou um apartamento mais bonito, elegante, funcional e organizado.

A proteção de toda a estrutura também é elevada, visto que a muitos equipamentos instalados têm a finalidade de garantir a segurança patrimonial e dos moradores.

O aplicação em produtos estéticos pode ter um custo mais elevado, mas garante maior valorização de mercado no setor imobiliário, para os proprietários que investem em diferentes produtos para o acabamento de uma residência.

Proteção simples e eficaz em toda obra

A identificação de uma residência pode ser feita por meio do endereço, mas também com a escolha da cor de tinta que vai ser empregada nas paredes externas de uma casa.

Este tipo de serviço pode ficar sob a responsabilidade de uma empresa de pintura predial, que tem todos os equipamentos e mão de obra especializada para a realização dos trabalhos.

São diferentes etapas até o acabamento final:

  • Reparação e limpeza das paredes externas;
  • Escolha e preparação da tinta;
  • Correção de reboco com massa acrílica;
  • Aplicação de selante, para evitar umidade.

A partir de então, a tinta é aplicada sobre a superfície da parede, com rolos, pincéis e equipamentos especiais, como compressores de ar, que aumentam a produtividade e permitem a entrega dos trabalhos em menor tempo, economizando nos custos com mão de obra.

Sobre a estrutura imobiliária, a aplicação de telhas sanduiche tem sido uma solução inteligente, ainda mais em residências instaladas em grandes centros urbanos. Este modelo de telha promove conforto térmico e acústico, por causa de suas características básicas.

Formada por duas chapas de material metálico com um isolante no meio, a composição promove segurança e bem-estar dos moradores por causa do isopor ou poliuretano no meio.

A manutenção é muito baixa, já que a chapa metálica é de zinco, muito resistente as intempéries climáticas, como as luzes solares e a água da chuva.

Ambiente interno também merece proteção

Os cômodos de uma casa ou apartamento devem ser confortáveis, com temperatura adequada e com o mínimo acesso de ruídos externos.

Por isso, o forro de drywall pode ser instalado sob as telhas, promovendo um acabamento refinado e aumentando o conforto térmico e acústico dos ambientes.

A versatilidade deste produto valoriza a decoração da casa, podendo ser adaptado aos quartos, salas de estar e de jantar e cozinha.

Com o desenvolvimento de técnicas apropriadas, até mesmo ambientes úmidos, como banheiros e área de serviço, já podem receber este tipo de acabamento, sem sofrer as consequências por causa da água.

A iluminação de determinados cômodos também podem ser trabalhados, conforme o projeto de rebaixamento de drywall, que permite a criação de sancas e pontos de luz apropriadas para salas de jantar e salas de TV, permitindo o clima adequado para um jantar com a família e os amigos, ou para curtir o filme ou programa televisivo preferido.

Instalação elétrica e segurança coexistente

A segurança patrimonial também deve ser um ponto de observação e atenção dos proprietários e profissionais que acompanham os trabalhos de finalização de uma obra. Por isso, é preciso dedicar um projeto específico, como veremos a seguir.

A instalação de um quadro eletrico montado deve ser realizada por um profissional com conhecimento técnico, como um eletricista, para poder identificar todos os grupos de condutores, de acordo com o circuito de distribuição em uma residência.

Dentro do quadro deve constar os dispositivos de proteção, como disjuntores e interruptores. Para cada cômodo é instalado um circuito, que será identificado com em um diagrama de distribuição.

Nas instalações domésticas de baixa tensão, seguindo a norma técnica 5410, é permitido o uso de um dispositivo único para a proteção ampliada contra a fuga de corrente, com atuação direta nos condutores de neutro da entrada e de fase, reduzindo os gastos neste setor.

Para evitar falhas de isolamento e desarmamento de dispositivo, o projeto deve ser executado de forma plena, para evitar que toda a instalação elétrica seja desabilitada sem necessidade.

A passagem de conduíte pelas paredes de uma residência também podem transportar o cabo coaxial para CFTV, que pode ser ligado em um aparelho de televisão no interior da casa, em conjunto com a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos.

Desta forma, é possível identificar a chegada de visitas e profissionais de serviços essenciais, como leitores de conta de luz e de água, além de carteiros, com uma câmera instalada na entrada residencial, além de facilitar a identificação de pessoas mal-intencionadas.

O acabamento residencial deve ser aplicado com delicadeza e inteligência, para que tudo seja trabalhado de forma fluída e harmônica, garantindo o conforto e a segurança de todos os moradores.