Todo músico deseja montar um estúdio musical em casa. A boa notícia, é que esse desejo é fácil de se realizar, basta se investir em alguns materiais e possuir o espaço adequado para tal.
Com organização e planejamento, o trabalho como músico pode ser melhorado em pouco tempo com a presença do estúdio.
Obtenha qualidade acústica
A espuma acustica é o material mais usado em estúdios para o isolamento acústico. Geralmente, vale-se de lençóis de chumbo ou de borracha de alta densidade, para que todo o som seja absorvido e nenhum ruído externo adentre um local, assim como nenhum ruído interno saia.
O resultado é o total isolamento acústico. Tanto o chumbo quanto a borracha, são conhecidos por terem baixa condutividade elétrica, o que mostra que não há espaço para a circulação de elétrons no material. Da mesma forma, não há espaço para as ondas sonoras.
Uma curiosidade é que a Espuma acústica de poliuretano também serve para o isolamento térmico de um ambiente. Existem dois tipos de espuma, a rígida e a flexível.
Seu uso vai muito além dos estúdios, a rígida possui um sistema bi-componente e é muito usada para embalar produtos frágeis, não apenas para isolamento térmico e acústico. Já a flexível são usadas também em colchões e sofás.
Garantir que as paredes sejam revestidas por esse material, garante que a qualidade da música produzida no estúdio vai ser satisfatória e, ainda, impede que os vizinhos reclamem do barulho.
É possível observar que isso também permite que se trabalhe durante o período noturno. Além disso, é possível contar com diferentes cores para a espuma, o que confere mais liberdade de decoração.
Fique atento aos detalhes
Uma Lousa escolar vai ser extremamente útil para o estúdio de música. O item é simples e tem custo baixo, além de muitos modelos disponíveis no mercado. A dica é escolher um tamanho grande.
A lousa será usada para anotar partituras e letras de música, facilitando todo o processo de produção musical. É possível optar pelo quadro negro ou pelo quadro branco.
O quadro negro é feito por uma placa pintada de preto ou de verde escuro com lustro. O material deve ser riscado com giz, o que pode levar algum incômodo aos alérgicos a poeira. Mesmo aos que não possuem alergias, a poeira gerada pode ser um inconveniente na hora de limpar o estúdio.
O quadro branco, por sua vez, é feito de laminado melamínico. Muitas vezes, a produção também envolve material ferroso, o que permite que se use imãs no quadro, transformando-o também em painel.
Nesse caso, não são utilizados gizes. Usa-se canetas especiais para esse tipo de superfície, marcadores. O apagador é feito de lã. Essa opção permite mais visibilidade, é mais higiênica e não prejudica alérgicos. Entretanto, o preço das canetas é mais elevado que o preço dos gizes.
Por muitas vezes, os estúdios podem acabar ficando quentes. Sobretudo quando muitas pessoas estiverem no local, o que geralmente acontece como em bandas, ensaios assistidos ou outros processos de produção musical.
Por isso, é muito recomendável que se invista na climatização do ambiente. Isso faz o rendimento aumentar e leva mais conforto a todos. Ao pesquisar por Preço de Instalação de Ar Condicionado, saiba que existem diferentes tipos de aparelho e que cada um pede por uma instalação diferente. Os tipos mais comuns são:
- Janela;
- Window split;
- Split hi-wall;
- Multisplit;
- Split cassete;
- Split piso-teto;
- Split canto-teto;
- Split quatro lados.
As opções são muitas e isso pode levantar dúvidas e inseguranças, mas há escolhas mais vantajosas para um estúdio musical. Isso porque os mais indicados para lugares pequenos, são o tipo janela, window split e split hi-wall. São as opções mais comuns e fáceis para um estúdio.
Ainda assim, não é preciso investir em uma instalação se o espaço do estúdio for reduzido. O ar condicionado portatil é perfeito para essa aplicação. Por ser portátil é possível que se use em outros cômodos e não apenas no estúdio, o que significa economia.
Além disso, sua potência é suficiente para manter o estúdio na temperatura ideal e sua mobilidade permite que se controle os locais mais e menos frios.
Por fim, é recomendável que se invista em mais equipamentos musicais e que todo o processo seja realizado com cuidado, contando com profissionais e fornecedores confiáveis. mesmo pequenas reformas apresentam riscos à saúde.