Assim que você se muda para uma casa ou apartamento novo, ou apenas resolve fazer uma reforma no seu quarto, logo vem o questionamento se compensa mais comprar móveis planejados ou moveis modulares.
Hoje, principalmente quando pensamos naqueles quartos pequenos, com pouca metragem, é preciso avaliar muito bem os detalhes e as reais necessidades daquele espaço para poder fazer a melhor escolha de móveis.
Isso serve, na verdade, para todos os cômodos de uma casa. Vamos falar primeiro sobre as principais diferenças entre os dois tipos de moveis.
Os moveis sob medida, também conhecidos como moveis planejados, conseguem suprir qualquer tipo de necessidade, já que eles são produzidos de acordo com o gosto do cliente, sendo feitos exatamente de acordo com o tamanho disponível naquele ambiente, sendo possível escolher também as cores, formas e todos os demais itens que deixam o seu quarto muito mais personalizado.
A maior vantagem de quem opta por móveis planejados é que eles são projetados exclusivamente para a planta daquele quarto e, por esse motivo, se ajustam perfeitamente.
Os moveis e armários planejados para quarto possuem um valor mais alto em relação aos moveis modulados, e como eles são feito sob medida, eles demoram mais para serem entregues.
Os moveis modulados possuem medidas padronizadas e design pré-estabelecido, sendo produzidos em série. A união de várias peças forma o móvel para suprir a necessidade e o tamanho disponível no ambiente.
Esse tipo de móvel é produzido em larga escala e, por isso, tem a opção de pronta entrega. Além disso, o valor é mais em conta, saindo de trinta a noventa por cento mais barato do que os moveis planejados, ou seja, é uma opção mais viável para quem deseja economizar.
Como decorar um quarto
Um dos espaços mais importantes da casa é o quarto, pois é um lugar destinado ao repouso, ao relaxamento e ao descanso. Quartos decorados com o gosto e o estilo do cliente são muito importantes para a satisfação deles.
Ao decorar um quarto, a disposição dos móveis deve ser pensada aliando a estética, a funcionalidade e a organização.
É necessário que eles sejam dispostos de modo a permitir uma boa circulação das pessoas, além de armazenar todos os moveis e itens pessoais.
Para escolher quais móveis vão compor o seu quarto, é preciso ponderar alguns fatores como:
- Qual o estilo que mais combina com você? Moveis rusticos ou modernos?
- Os moveis que estou adquirindo são de qualidade?
- Qual a minha rotina dentro do meu quarto?
- Qual é o espaço que tenho?
- Vou conseguir organizar todos os meus pertences com esse moveis?
Esses questionamentos vão te ajudar a fazer as melhores escolhas ao chegar numa loja de mobília para o quarto.
Se você optar por colocar uma escrivaninha no seu quarto com uma cadeira de rodinhas, se atente para o tipo de rodas e rodízios dela, se ele é um rodizio schioppa, por exemplo.
Os moveis sob medida são uma ótima alternativa para quem quer aproveitar o espaço do quarto e escolher todos os aspectos que envolvem a arquitetura e decoração dele.
Eles oferecem alguns benefícios como: tornam o ambiente mais organizado e sofisticado, são mais duráveis e resistentes, é possível ter uma noção prévia de como vai ficar o resultado final, entre outros.
Arquitetura e Design de interiores
O designer de interiores é o profissional responsável por cuidar dos espaços internos tanto de casas e apartamentos quanto escritórios, lojas e outros ambientes corporativos.
Eles fazem um planejamento e desenvolvem um projeto unindo estética ao tamanho, ergonomia, proporção, cores, entre outros aspectos.
O projeto envolve as ideias e soluções baseadas nas necessidades especificas de cada cliente, sendo representado tecnicamente por meio de plantas, memoriais, referencias e esquemas em 3D.
O projeto é essencial em qualquer ação, inclusive na área de arquitetura, engenharia civil e design de interiores.
A partir dele, todos os elementos presentes no ambiente são detalhados. O projeto possibilita fazer orçamentos e escolhas em termos de proporção, cor e materiais.
Além disso, nele há detalhamentos dos pontos de elétrica, com tomada, rede, antena, telefone, automação e ar-condicionado.
Os pontos de iluminação, o forro e seus detalhes, o piso, tanto o material como a paginação e outros detalhes também estão presentes no projeto.
Por isso, é fundamental que o cliente escolha um profissional de sua confiança para projetar os seus ambientes.