Com a popularização dos móveis planejados, a indústria moveleira tem enfrentado uma verdadeira revolução nas últimas décadas.
Os móveis que saem das fábricas com medidas fixas e design pré-determinado são conhecidos como móveis modulados. O nome remete ao fato de que eles são instalados por meio de partes inteiras ou “módulos”.
É verdade, eles têm sua importância no mercado e também contam com suas vantagens. Mas é inegável o papel que a Fábrica de móveis sob medida tem assumido nos últimos tempos.
Mais recentemente, a marcenaria e a carpintaria também têm entrado nessa área. Já não é raro ver os clientes e compradores recorrendo a esses profissionais para customizarem ao máximo os seus pedidos.
As principais vantagens dessa modalidade são:
-
A qualidade das madeiras;
-
A qualidade dos acessórios;
-
A customização dos pedidos;
-
A escolha do design e dos acabamentos;
-
A otimização dos espaços físicos;
-
A garantia e a eficiência maiores, etc.
Adiante, neste post, compreenderemos um pouco mais sobre esse universo incrível, sobretudo no âmbito das cozinhas e varandas gourmets.
Por que aproveitar o espaço da sacada?
Na verdade, o aquecimento do mercado moveleiro vem na esteira de outro setor que tem crescido nas últimas décadas: o da construção civil e da engenharia/arquitetura em geral.
Como a vida nas grandes cidades tem índices alarmantes de estresse, ansiedade e até violência urbana, cada vez mais as pessoas têm buscado soluções afastadas da cidade.
Quando isso não é possível, elas tendem a investir em suas próprias casas, sobretudo em apartamentos e condomínios. É nesse cenário que surge, por exemplo, a varanda gourmet.
Os apartamentos podem gerar uma sensação de confinamento em algumas pessoas. Isso se deve especialmente ao fato de que eles parecem mais isolados da natureza e do ambiente exterior que uma casa.
Um dos modos de mitigar essa experiência negativa é investindo nas sacadas. Essa área que até pouco tempo era praticamente esquecida, hoje pode compor – inclusive – uma extensão da sala de estar e da cozinha do apartamento.
Montando uma varanda gourmet
Foi essa tendência que fez o mercado de moveis planejados para varanda gourmet tornar-se um dos mais aquecidos da atualidade.
O primeiro passo para mobiliar a sacada e torná-la um ambiente de descanso e confraternização é recorrer ao envidraçamento, também conhecido, na área, como cortina de vidro.
É esse dispositivo que protegerá o ambiente de pancadas de vento e das intempéries de um clima ambiental que pode variar de repente e comprometer, por exemplo, um churrasco.
Além disso, a própria conservação dos móveis que serão instalados ali depende de um reforço maior. Esse reforço não pode ser promovido por uma varanda desguarnecida, tampouco pelas habituais redes de segurança.
Após o envidraçamento, é possível não apenas instalar fornos e churrasqueiras sem nenhuma preocupação, mas até mesmo sofás e poltronas de couro sintético ou qualquer outro material.
Um dos recursos mais interessantes desse espaço é o da multimídia. Após tornar o local um ambiente propício para festas e afins, é possível instalar som ambiente e até telões no local.
O acompanhamento de jogos de futebol, lutas e outros esportes que têm se popularizado nos últimos anos é bastante comum nesses casos.
Outras vantagens da customização de móveis
Com a popularização dos móveis planejados, uma das pesquisas de internet mais comuns da atualidade remete a nada menos que sobre uma Fabrica de moveis planejados sp.
O móvel altamente customizável faz todo sentido em uma varanda, em um toalete ou em outro cômodo que não costume dispor de muito espaço físico. Porém, todos os ambientes podem ser beneficiados por ele.
Um dos exemplos mais ilustrativos se encontra na cozinha planejada. Embora, às vezes, essa área da casa também não disponha de muito espaço, a verdade é que recentemente as pessoas têm visto ela com outros olhos.
Devido à situação já referida acima, de estresse e ansiedade gerados pelas cidades grandes, a cozinha também tem se tornado sinônimo de descontração e lazer.
Nesses casos, a customização vem a calhar. Quanto mais funcional e especial o cômodo é, tanto mais as pessoas tendem a querer personalizá-lo. Aqui, os elementos a definir são muitos, como:
-
Mesas e bancadas;
-
Cadeiras e banquetas;
-
Pias e ilhas centrais;
-
Tipos de forno de cocção;
-
Armários, paneleiros, etc.
Como é sabido, escolher as medidas e as cores, o design e a tendência geral, a madeira e até os detalhes das dobradiças e puxadores pode fazer toda diferença nesse momento.