Saber escolher o piso para casa não é uma tarefa fácil – ainda mais com a grande disponibilidade de revestimentos e os inúmeros modelos encontrados no mercado.

Por esse motivo, o ponto-chave para identificar o piso ideal é fazer uma pesquisa prévia, avaliando quais materiais melhor atendem às necessidades do imóvel, além de corresponderem aos desejos dos proprietários.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não basta escolher um piso bonito, somente. É preciso priorizar os revestimentos funcionais, ou seja, que oferecem praticidade e, ao mesmo tempo, segurança aos usuários.

Por exemplo, locais com a presença constante de umidade (como em áreas com piscinas, saunas e academias), é recomendável a instalação de piso de borracha preço diferenciado, pois o material evita quedas, escorregamentos e outros acidentes, principalmente, envolvendo crianças e idosos.

Diante disso, os proprietários do imóvel devem pesquisar pisos, levando em consideração as características específicas de cada ambiente.

Além disso, alguns revestimentos podem ser difíceis de instalar, exigindo mudanças estruturais no local. Esse é outro fator preponderante na hora de escolher o piso: verificar a possibilidade de execução de reformas e obras na área.

Os melhores pisos para residências: modelos e especificações

Um revestimento muito popular para residências é o piso laminado preço atrativo. Em primeiro lugar, ele tem um excelente custo-benefício: sendo barato em comparação a outros tipos de revestimentos, como é o caso da madeira.

Além disso, o piso laminado é formado por diferentes camadas de madeira de reflorestamento, com aglomerados de HDF, e uma camada superior decorativa.

A presença das diversas lâminas torna o revestimento extremamente resistente e durável. Ou seja, é possível usufruir de um revestimento de alto desempenho, por um valor econômico.

Além do preço de piso laminado ser acessível, há muitas outras vantagens em relação ao revestimento. Entre os pontos positivos do laminado, é possível destacar:

  • A facilidade de limpeza do revestimento;
  • A diversidade de acabamentos do piso;
  • A praticidade de instalação;
  • A pouca necessidade de manutenção.

Vale ressaltar que o piso laminado também é seguro. Por esse motivo, a limpeza pode ser feita com o uso de um pano úmido, sem a necessidade de produtos abrasivos ou higienização a seco.

Agora, quem está procurando um revestimento de fácil instalação, pode optar pelos pisos vinílicos. Assim como os laminados, o revestimento em vinil é encontrado em diversos acabamentos, incluindo em modelos que imitam madeira.

De aparência macia, o revestimento é resistente aos atritos, impactos e, ainda, é capaz de suportar o tráfego de pessoas constantemente.

No entanto, o que mais chama a atenção é a forma como a instalação de piso vinílico é feita. De modo simples, o revestimento pode ser aplicado, de forma direta, em cima de outro piso, sem a necessidade de reformas ou modificações no imóvel.

Assim sendo, tem-se uma significativa economia com procedimentos de instalação. Outra vantagem está no preço de investimento, que é muito mais em conta do que madeira e porcelanato.

Instalação de pisos especiais: a aplicação do lençol de borracha

No caso de revestimentos especiais, como o piso de borracha mencionado anteriormente, é preciso ter alguns cuidados na hora da instalação.

Nem sempre, a aplicação é simples e fácil como a dos pisos vinílicos, por esse motivo, em caso de dúvidas é recomendável contatar um profissional especializado no assunto.

O lençol de borracha preço justo é um dos revestimentos mais cotados para academias, piscinas, parques e áreas de entretenimento, por conta da segurança, mas também pelo valor econômico de investimento.

Em comparação a outros pisos não escorregadios, os emborrachados aparecem como a melhor solução em questão de custo-benefício.

Para instalar o revestimento é preciso, em primeiro lugar, fazer um projeto de repaginação da área. O piso de borracha é adquirido em mantas ou placas, por esse motivo, ter um plano da quantidade de material é uma forma eficiente de comprar o tanto certo, sem desperdício ou déficit.

Após o projeto, basta aplicar produtos adesivos na superfície e medir corretamente as dimensões do piso, em relação ao local de instalação.

É importante ressaltar que o adesivo utilizado deve ter ótima aderência, para que os pisos de borracha não se soltem facilmente da superfície. Além disso, deve-se marcar os locais que receberão as placas, para evitar a aplicação incorreta do revestimento.