O revestimento em mármore é capaz de transformar ambientes e deixar qualquer espaço mais elegante. De bancadas de cozinhas a escadas e móveis, essa matéria-prima é resistente e pode ser personalizada com diversos tipos de acabamento.

Quando esse material é usado para o revestimento de pisos, apostar em técnicas como a Restauração de granito é uma forma de conservar o mármore, corrigindo imperfeições e devolver o brilho e a beleza natural tão características deste produto.

Aliás, para que as pedras de mármore sejam aproveitadas com desempenho máximo, é preciso ter muito cuidado na hora de aplicar esse produto, fazer as composições em ambientes ou cuidar da limpeza e manutenção das estruturas.

Se você tem alguma estrutura em marmore, vai iniciar uma reforma ou quer dicas de como cuidar desse tipo de matéria-prima, esse artigo pode ser útil. Confira algumas aplicações do mármore na construção civil!

Restauração de granito e outros cuidados

Quando incorporado ao revestimento das paredes ou do piso, o mármore fica um luxo. O brilho e a aparência estética são os grandes diferenciais dessa composição e, para manter esse aspecto, cuidados de limpeza e manutenção periódica são sempre bem-vindos.

Não limpar o piso com soluções ácidas e evitar produtos que mancham é uma forma simples de conservar o material. Mas, caso o brilho se perca com o tempo, a técnica da Restauração de granito, também vale para devolver o aspecto natural do mármore.

Na prática, essa técnica une um conjunto de procedimentos que visam reparar o piso de modo que ele fique novo em folha. Geralmente, a restauração é dividida em fases, como:

  • Raspagem do piso;

  • Correção/reparo das rachaduras;

  • Limpeza e polimento;

  • Impermeabilização.

Não existe uma indicação exata de quando fazer a restauração no piso, mas tanto os revestimentos de mármore como os de granito estão suscetíveis à ação do tempo e quanto maior for a movimentação de pessoas ou menor atenção for dada aos cuidados de limpeza, mais fácil o desgaste surge.

A vantagem da restauração é que o piso velho é lixado e dá um novo olhar para o ambiente sem a necessidade de substituir o velho, já que a técnica de Restauração do granito serve para restaurar a elegância desta peça no projeto.

Desengraxante industrial

Caso os mármores sejam usados para revestir alguma superfície industrial, uma técnica relevante para preservar o material é o uso de desengordurantes e desengraxantes.

Na prática, esses produtos são compostos químicos que servem para aumentar a proteção do revestimento e limpar o material da forma mais adequada.

Antes de comprar o Desengraxante industrial preço, verifique se o produto tem certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Mármore, granito ou porcelanato?

Sem dúvidas, a pedra de mármore é um material que se destaca pela beleza e pela versatilidade.

Esse material pode ser encontrado na composição de móveis, na tampo da pia de cozinha, no chão ou na decoração de uma parede.

Mas, como decidir entre o mármore, porcelanato ou grânulo? Para te ajudar com essa missão, separamos as principais características e vantagens de cada matéria-prima. Veja os tópicos abaixo!

Mármore

Extraído de rochas metamórficas, esse material é feito a base de calcário e polido até adquirir o aspecto brilhoso e elegante.

Resistente à água, esse material é muito indicado para a composição de bancadas, mas como há vários tipos de marmore, com cores e modelos diversos, nada impede que a pedra seja usada em finalidades como:

  • Escadas;

  • Revestimento de parede;

  • Composição de piso;

  • Confecção de esculturas.

De forma geral esse é um material versátil, com vários tipos de aplicação e o grande diferencial é a parte estética, capaz de transformar a decoração de qualquer ambiente.

Porcenalato

Muito semelhante à cerâmica, o porcelanato é feito com porcelana e minerais e se destaca pelo brilho, excelente durabilidade e variedade de cores e formatos.

Na construção civil, a principal aplicação desse material é direcionada aos pisos de cômodos internos como a sala, quarto e cozinha.

No entanto, nada impede que o produto também seja usado para a decoração de paredes ou outros detalhes do acabamento de um projeto.

Granito

Fabricado a partir de rochas e minerais, esse material é usado para finalidades como a composição de bancadas, revestimentos de piso e fabricação de solas de escada.

As vantagens que destacam o material são firmeza, consistência e alta resistência contra desgastes. Para preservar as propriedades do produto, técnicas como a Limpeza de granilite são bastante recomendadas.

Na prática, esse cuidado evita que a matéria-prima fique encardida e com um aspecto velho. Durante a limpeza, as camadas superficiais são removidas, resinas são amplificadas e, assim, impermeabilizam o material.