O setor construtivo depende diariamente do desempenho de uma enorme variedade de sistemas, dispositivos e máquinas que operam junto aos procedimentos de construção para a geração de resultados mais ágeis, práticos e seguros.

Por isso, é de extrema importância ficar por dentro dos equipamentos que são empregados nesse contexto, promovendo uma série de vantagens para o canteiro de obras.

O que deixa muitas pessoas em dúvida é com relação ao aluguel de maquinas e com seu funcionamento preciso, de modo que seja possível aplicá-las com mais rentabilidade e garantindo benefícios como a assistência técnica especializada e o aproveitamento do espaço, que é limitado no canteiro.

Para conhecer um pouco mais sobre alguns dos equipamentos mais utilizados no setor, portanto, reunimos no artigo que você confere em seguida algumas informações imperdíveis sobre eles e como cada um contribui para mais eficiência, qualidade e proteção no projetos da construção civil.

Serras circulares

A serra circular é um disco ou mesmo uma lâmina de metal que é utilizada para o corte de madeira, por exemplo, ou de outros materiais pertinentes no contextos construtivo, como é o caso do acrílico.

No geral, é possível contar com modelos fixos e móveis. A serra circular de bancada, que é uma das mais utilizadas por conta de sua praticidade, pode realizar tantos cortes transversais quanto cortes retos.

Vale ressaltar que algumas máquinas de serra circular já possuem guias de corte acopladas em sua estrutura, de modo que o conhecimento preciso sobre a demanda de corte em si é a melhor maneira de prever a utilização qualificada do aparelho e garantir resultados muito mais qualificados.

O aluguel de serra circular é um dos serviços mais indicados para o setor construtivo. Além de apresentar uma relação custo-benefício de excelência, essa alternativa é ideal para quem está em busca de benefícios como:

  • Aproveitamento dos espaços no canteiro;
  • Garantia de manutenção e assistência;
  • Produtos de qualidade certificada;
  • Praticidade e economia ao mesmo tempo.

Motoniveladoras

Já a motoniveladora é um equipamento bem mais pesado e robusto, que se parece bastante com um trator e que tem seu emprego muito comum no contexto da construção civil por ser essencial para a realização de procedimentos de terraplanagem.

Com a finalidade de ajustar o greide do solo e torná-lo mais apropriado para que seja possível receber a nova instalação com segurança, a motoniveladora conta com:

  • Chassi articulado;
  • Seis rodas;
  • Lâmina central;
  • Ripper traseiro (escarificador).

A locação de motoniveladora também é altamente recomendada por conta dos benefícios citados anteriormente e pela garantia de um serviço de nivelamento de terrenos eficaz, resolutivo e duradouro, com toda a qualidade que esse tipo de procedimento demanda.

Além disso, as motoniveladoras também podem ser empregadas para a realização de pavimentações, ajustes de terrenos irregulares e remoção do excesso de neve em locais frios.

Escavadeiras

As escavadeiras, assim como as motoniveladoras, são máquinas robustas e grandes, motivo pelo qual sua locação é muito mais indicada por conta do elevado preço de custo para quem quer comprar esse item no mercado atual.

Uma escavadeira é responsável por remover e içar objetos e cargas diversos., sem falar que pode também ser ideal para escavações, remoções e retiradas de aterros e entulhos.

A locação de escavadeira proporciona, portanto, muito mais eficiência na preparação do terreno para a instalação do canteiro e, posteriormente, para a construção do projeto em si.

No geral, existem diferentes modelos disponíveis e é importante contar com o desempenho mais indicado de acordo com cada demanda e procedimento.

Alguns tipos são:

  • Escavadeira hidráulica;
  • Escavadeira a cabos;
  • Escavadeira de arrasto (dragline);
  • Retroescavadeira.

É possível, ainda, contar com a mini escavadeira, um modelo menor e que não deixa a desejar no seu desempenho e na sua qualidade.

Porém, vale ressaltar que o tamanho, a potência e o desempenho das escavadeiras depende diretamente das demandas e dos contextos onde elas são empregadas, de modo que vale a pena avaliar as necessidades do terreno antes de optar pelo tipo mais ideal.

Materiais indispensáveis

Além das máquinas, os materiais utilizados também interferem de forma direta na qualidade do projeto e até mesmo na rentabilidade oferecida.

Dessa forma, uma das principais recomendações dos profissionais da construção civil é a utilização do bloco de concreto, garantindo resistência, economia, isolamento acústico e opções variadas de revestimento.