Na construção civil, tempo é dinheiro. Na prática, isso significa que atrasos no cronograma podem causar perdas financeiras significativas, comprometendo o orçamento destinado as obras.

Portanto, é de praxe que o gestor da obra faça tudo que estiver ao seu alcance para manter as atividades sempre eficientes.

A boa notícia é que a tecnologia tem ajudado significativamente com isso. Ano após ano, são lançados novos modelos de máquinas no mercado, tornando todas as funções inerentes à construção mais simples e rápidas.

Além disso, não é preciso investir na aquisição delas: o aluguel de equipamentos para construção civil é capaz de suprir as necessidades de boa parte dos profissionais que nela atuam – principalmente no caso de projetos de grande porte, que são mais caros e complexos.

Confira, a seguir, alguns equipamentos que podem ser alugados para tais obras:

Escavadeira

Toda e qualquer obra gera entulho, seja ele em maior ou menor quantidade. Além disso, obras de grande porte costumam acontecer em terrenos grandes, o que significa que é necessário transportar material de construção de um local ao outro.

A boa notícia é que há um equipamento que pode resolver ambos os problemas: a escavadeira hidraulica, assim como os demais modelos deste item.

Como o seu próprio nome diz, ela consiste em uma pá ligada a uma cabine de controle, que deve ser operada por um profissional devidamente qualificada.

Quando o equipamento é manipulado corretamente, ele pode tanto ser usado para transporte quanto para fazer escavações no terreno, quando estas forem necessárias.

Porém, antes de investir no aluguel de retroescavadeira, é preciso analisar se este é o melhor modelo para o projeto em questão. Além dele, pode-se investir em uma mini escavadeira, que, apesar de ter uma capacidade menor, movimenta-se com mais agilidade.

Andaimes

Normalmente, obras de grande porte têm muitos pavimentos. Por conta disso, à medida que a construção evolui, é preciso proporcionar um meio para que os trabalhadores cheguem aos andares mais altos com segurança.

Felizmente, isso é simples: basta investir no aluguel de andaimes. Trata-se de estruturas metálicas que são montadas envolvendo o edifício e permitindo a passagem tanto de pessoas quanto de ferramentas.

Contudo, por mais que os andaimes sejam seguros, eles, por si só, não são o suficiente para garantir a integridade dos empregados que transitam por ele.

Assim, também é fundamental que eles contem com equipamentos de proteção individual adequados para o trabalho em altura, tais como:

  • Cinto de segurança;

  • Capacete com jugular;

  • Botinas de segurança;

  • Botas e luvas de segurança.

Também é importante ressaltar que, conforme a legislação trabalhista brasileira, o fornecimento de tais itens fica totalmente a cargo do proprietário da obra.

Assim, caso qualquer membro da equipe seja flagrado desempenhando suas atividades sem eles, o dono sofrerá uma sanção.

Rolo compactador

Um terreno de boa qualidade é fundamental para que um projeto de construção seja bem sucedido. Ao contrário do que boa parte das pessoas pensa, isso não significa apenas que ele tem que ser bem localizado ou espaçoso: o tipo de solo da área também é importante.

Caso ele seja muito fofo, por exemplo, será pouco resistente, prejudicando o estabelecimento das fundações e de outras estruturas.

Isso, felizmente, é simples de se resolver: basta investir em um procedimento de terraplanagem. Nele, usa-se a pressão, o impacto ou a vibração para tornar o solo mais firme, aumentando tanto o seu peso específico aparente quanto a sua resistência.

Por mais que o procedimento em si não seja complexo, ele precisa de um equipamento específico para ser realizado: o rolo compressor.

Ele pode ser liso ou do tipo pé-de-carneiro, conforme as necessidades do projeto e as características do solo a ser compactado. Assim, é importante realizar uma análise criteriosa de cada caso antes de escolher por um ou outro modelo.

Guindaste

Em obras de grande porte, é comum que haja a necessidade de se içar itens grandes e/ou pesados.

Como isso é praticamente impossível de se fazer apenas com a força humana, usa-se o guindaste – que, por sinal, é uma das máquinas mais procuradas em estabelecimentos de aluguel de maquinas para construção.

Por mais eficiente que ele seja, é muito importante certificar-se de que ele será operado por um profissional devidamente qualificado para tal.

Isso pois quando uma pessoa que não é familiarizada com este equipamento o manipula, as chances de erros e acidentes são grandes.

Felizmente, alguns estabelecimentos incluem a disponibilização de um operador no pacote de aluguel, maximizando a eficiência da máquina.