A construção residencial é composta por diferentes processos e desafios, sendo o principal deles o desenvolvimento da autenticidade e personalização, visto que, cada casa é designada a uma família que tem seus próprios gostos e estilos. Por isso, a decoração é grande diferencial dessas construções.
Atualmente, as casas têm sido desenvolvidas em modelos padrões, por serem em condomínios ou prédios em sua maioria.
Desse modo o seu interior precisa apresentar aos seus moradores autenticidade e veracidade, transpassando as características principais de seus moradores.
Para conseguir desenvolver um projeto que seja funcional, otimizado, belo e que atendam as expectativas dos donos é preciso investir nos detalhes da decoração.
Saiba quais são os principais no texto abaixo.
Papel de parede
Sendo uma tendência dentro dos tipos de revestimento existente, os papeis de parede são práticos, simples, econômicos, modernos e versáteis.
Eles podem ser aplicados em diferentes ambientes, indo do mais sofisticado ao infantil, contribuindo muito para a decoração de cada ambiente.
O modelo de papel de parede para sala podem ser em 3D ou normais, os modelos tridimensionais imitam diferentes texturas de revestimento, como a madeira e o gesso com mais autenticidade.
Os modelos convencionais podem ter estampas geométricas, listradas, com flores ou ainda desenhos. Sendo que todas essas opções são viáveis para a sala, que é um cômodo da casa mais social, voltado para recepção e coletivo.
Iluminação
Os sistemas de iluminação de uma casa são compostos pela iluminação natural e artificial. Na modalidade natural, para sua aquisição é necessário investir em esquadrias, como portas e janelas.
Para que seja possível ter mais controle o uso de cortinas e persianas é um detalhe importante que faz toda a diferença.
A persiana vertical tecido é um modelo que pode ser inserido em diferentes comodo da casa, disponíveis em modelos diversos, eles se adaptam ao estilo de decoração da casa e agregam valor a decoração.
Atualmente, os principais modelos são:
- Romana;
- Rolô;
- Blackout;
- Horizontais.
Cada uma delas possui características únicas que as tornam úteis em diferentes projetos de decoração.
Além das luzes naturais e todos sistemas de ventilação proveniente das esquadrias, há as luzes artificiais que são utilizadas assim que os ambientes começam a ficar escuros.
A lampada de LED para residencia é o mais indicado e utilizado nos dias atuais, pois são econômicas, modernas e ecológicas.
Além disso, há diferentes modelos e tons que podem ser adquiridos, agregando aos espaços que são inseridas e no valor final da conta de energia elétrica.
Com o propósito de deixar as lampadas protegidas e o ambiente mais decorado, os profissionais da área de decoração investem em diferentes tipos de luminária que dão um toque especial ao recinto.
Dentre os modelos disponíveis há a arandela articulada que pode ser colocada tanto em espaços abertos quanto fechados. Investindo na decoração das luzes naturais e artificiais a casa consegue ter um ambiente seguro, leve e bem arejado.
Revestindo o teto
Assim como as paredes e os pisos os tetos dos ambientes também precisam ser revestidos para que sejam conservados por mais tempo e acrescente aos locais mais conforto e funcionalidade.
Atualmente, há diferentes modelos de revestimento que pode ser adotado, dentre os mais usados está o gesso.
Simples, leves e práticos o gesso pode ser moldado com facilidade e adquirido em moldes prontos das fábricas de gesso, diminuindo ainda mais a produção de resíduos e o tempo de instalação, fazendo com que os processos sejam mais simples e práticos.
Atualmente, o gesso rebaixado é um dos modelos utilizados, pois tornam os espaços mais harmoniosos, proporcionais e com uma iluminação melhor, valorizando os locais que são inseridos como sala, quarto e cozinha.
Todos os detalhes que parecem ser adicionais, na verdade, são fundamentais para que a decoração seja cada vez mais personalizada, completa, funcional e confortável.
Para que seja um projeto que atenda todas as demandas dos proprietário o trabalho de design de interiores precisa ser executado com profissionais capacitados.
Com isso as casas passam a ser modernas, sofisticadas, acolhedoras e práticas, fazendo com que os moradores sintam-se seguros e protegidos dentro delas e ainda consigam aproveitar aos máximo todos os espaços construídos, seja para recepção de amigos e familiares, seja entre os próprios moradores com os afazeres domésticos diários.