No período de fortes chuvas, um elemento que acaba por danificar e causar muitos prejuízos em diversas casas são os vazamentos e infiltrações.

Principalmente na época do verão, onde temos um período longo de chuvas torrenciais diárias, muitas casas sofrem com esse problema grave de infiltrações.

Alguns acontecem nos telhados e lajes, outros em paredes e por assim vai. O fato é que este é um problema grave e que pode causar uma diversidade de avarias na casa em si.

Uma infiltração corrente e constante, provoca o apodrecimento de todo o local onde se encontra a parede ou telhado em específico, danificando todo o acabamento, tirando a beleza do local e o mais grave, pode comprometer a estrutura seriamente, sendo passível da ocorrência de acidentes graves, como desmoronamentos de paredes e etc.

Sendo assim, é importante que se tenha em mente que realizar a impermeabilização é um ato essencial para que se preserve a integridade desses locais onde se encontram as paredes e assim se garanta um conforto bacana para você e para a sua família.

Desta forma, saiba que no mercado existem alguns tipos de Produtos de impermeabilização, esses que funcionam de maneira fácil e prática, criando uma barreira protetora onde aplicado, impedindo a continuação da infiltração ou mesmo impedindo que ela venha a ocorrer.

Para que você fique por dentro do assunto, preparamos aqui um texto a respeito dos tipos de impermeabilizantes adequados para cada tipo de local que sofre de infiltrações, isso lhe auxiliará em blindar a sua casa contra esse tipo de avaria.

Impermeabilizante para laje

Se a sua laje sofre de problemas relacionados a infiltrações, possivelmente você deseje encontrar o Melhor impermeabilizante para laje.

Para quem busca a solução para as infiltrações ou mesmo para a exposição por corrosão das armaduras de uma determinada cobertura, o impermeabilizante para a laje é a solução ideal para esse problema.

Sabemos, como mencionado acima, que os transtornos causados por uma infiltração em uma casa podem ser de alto impacto, danificando móveis, tapetes, equipamentos eletrônicos, além de afetar as paredes e o teto com a proliferação do bolor.

É muito comum que as lajes de cobertura sejam expostas ao sol e a chuva de maneira direta e constante, e devido a isso, o impermeabilizante para laje é o item ideal para proteger o local contra a ação da água.

Primeiramente, deve-se ressaltar que é de suma importância consultar um especialista para garantir o uso correto dos produtos para o seu tipo de demanda.

Enfim, vamos tratar aqui sobre o impermeabilizante para laje exposta. Esse item deve acompanhar o movimento da estrutura do local, que ocorre de acordo com a variação da temperatura do local. Esse produto auxilia no conforto do ambiente e diminui o clima no interior do local.

Já o impermeabilizante para laje líquido possui uma aplicação fácil, rápida e muito prática. Desta forma, para a sua aplicação, basta adquirir um rolo convencional de pintura que possua um extensor ou um outro tipo de ferramenta parecida. Ele seca de forma rápida, cerca de duas horas após as três mãos de aplicação do item.

Ele pode ser devidamente aplicado em caixas d´água, coberturas e demais locais que necessitam da proteção contra a influência da água.

Observe que os profissionais de empresas contratadas utilizam alguns equipamentos específicos, para que se garanta a segurança de cada um deles. Sãos EPIs como:

  • Óculos de segurança;

  • Luvas de borracha;

  • Capacetes;

  • Máscaras protetivas;

  • Botas.

Impermeabilização de paredes

A impermeabilização de paredes externas ou internas é uma demanda que existe tanto quanto a relacionada ao local da laje.

Sendo assim, vale frisar que qualquer aplicação de sistemas de impermeabilização é muito mais fácil de se realizar quando a casa ainda está em fase de construção, apesar de normalmente a prática não receber tanta atenção assim.

No caso da aplicação do impermeabilizante parede interna ou então de ordem externa, é comum e indicado a aplicação dos chamados aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco.

Existem uma série de produtos neste sentido e devido a isso, será necessário que você procure a ajuda de um especialista no assunto.

Esses aditivos são devidamente compostos por polímeros vinílicos e esses devem ser misturado no momento do preparo da argamassa.

No caso das externas, a melhor opção é a pintura impermeável com base acrílica.

No sentido do uso de impermeabilizante de parede externa rebocada, é necessário conferir o reboco do mesmo, a fim de se assegurar que o mesmo não esteja soltando areia, para que a tinta obtenha uma melhor aderência.