Para que nosso local de estadia, seja ele qual for fique com uma temperatura ambiente aceitável, às vezes não basta só abrir ou fechar as janelas, nem ligar um ventilador, principalmente em área comerciais. O ar condicionado possui um papel essencial.

O ar no recinto em que estamos é tão importante, que se não estiver agradável, atinge diretamente na produção dos funcionários da equipe, atrapalhando o andamento da rotina de negócios que fazem parte, pois é algo que pode incomodar profundamente.

Saiba como fazer a manutenção de seu equipamento

ar condicionado hoje em dia, no perfil climático do Brasil, país tropical, é mais do que um luxo ou vontade. Ele se tornou necessário, e não só porque esfria um cômodo, mas porque também regula a umidade, limpeza e distribuição do oxigênio local.

Para que seja mais elucidado todo seu resultado em um ambiente, iremos adicionar alguns benefícios dessas mercadoria e depois discutir um pouco mais sobre todas suas funções, para que você entenda o tamanho da relevância desse equipamento.

Alguns de seus resultados são:

  • Arrefecimento
  • Aquecimento
  • Purificação
  • Desumidificação
  • Ventilação

Sim, a instalação de ar condicionado split pode conter toda essas variáveis. Sua função mais básica é o sistema de refrigeração e controle de uma temperatura mais precisa.

Alguns modelos, não todos, também possuem o sistema invertido, de aquecimento, que permite deixar o ambiente mais quente em dias frios, criando uma alternativa mais sustentável do que a do aquecimento comum.

O aparelho ainda se equipa com filtros modernizados que removem dejetos, sujeiras, pós, e outras adversidades que o ar pode ter. É um aliado contra pessoas alérgicas e sensíveis a cheiros.

E, para que ajude muito mais na saúde do comprador, ele possui a função que desumidifica o ar, ou seja, ele alinha o nível correto da umidificação, evitando proliferação de fungos, ácaros e bactérias no ambiente.

Caso tenha usado todos estes itens no dia mas após um tempo não queira mais, você pode ligar a função de ventilação, para que ele possa circular um pouco o ar retido no local, condicionando-o para área interior e exterior até uma rotação e mudança completa.

Essas e outras são as vantagens de investir em um equipamento tão potente, capaz de animar o dia de alguém por possuir o poder de acertar o clima ideal.

Mas, para tê-lo em sua casa ou escritório, é necessário chamar um instalador técnico que o ajudará na aplicação do material.

Ele saberá dizer qual o melhor tipo de ar para o ambiente, o quanto ele suportará de pessoas e metros quadrados e qual o melhor ângulo para se instalar.

E quando estiver com esse serviço completo, lembre-se de sempre procurar fazer uma manutenção de ar condicionado split. Ela é necessária, fácil de se fazer e pode ser realizada tanto por um operador quanto pela sua pessoa.

Limpeza e higienização do ar condicionado

Ela previne panes e prolonga o tempo de vida do equipamento para que possa ser usado frequentemente sem problemas futuros se higienizado corretamente com a regularidade que for pedida no manual.

Para iniciar a limpeza de ar condicionado deve-se desligá-lo totalmente de qualquer condutor de energia, claro, isso após uma primeira verificação para ver se todas suas funções estão funcionando.

Após toda a checagem é hora de retirar os acúmulos de poeiras filtradas nos gabinetes, nas grelhas e em toda sua área, para desobstruir suas passagens e melhorar o fluxo de funcionamento. Esse passo deve ser feito com uma flanela macia e umedecida em sabão neutro ou somente com água morna.

Outro problema que pode se alastrar se sua limpeza não for periódica, é a proliferação de bactérias caso a serpentina do ar, que é responsável pelo processo da climatização não for higienizada.

Suja, ela pode oferecer fungos, mofos e diversos outros tipos de contaminantes que prejudicam quem está respirando o ar local.

Mesmo que esteja tudo limpo e higienizado mas tiver algum problema, luz piscando ou o produto não estiver em seu funcionamento correto, é um bom momento para chamar um especialista em conserto de ar condicionado.

Assim como todo maquinário elétrico, é totalmente possível que com  tempo, mesmo com a manutenção em dia, ele apresente algum erro em seu sistema que necessite ser reajustado por pessoas que conhecem seu conjunto a fundo e podem recuperar o aparelho.

Você pode pesquisar em seu buscador de internet favorito onde arrumar ar condicionado e escolher uma empresa que agrade seu perfil e seja totalmente prestativa em seus serviços.

Com essa contratação, dificilmente haverá mais problemas com seu equipamento o ambiente estará sempre agradável.