Seja você o dono ou funcionário de uma empresa, sua segurança e de toda equipe é um fator preocupante, ainda mais em certas áreas industriais.

Locais como laboratórios, hospitais e fábricas demandam cuidados avançados com equipamento e materiais utilizados durante os processos.

Empresas farmacêuticas, por exemplo, movimentam diariamente, litros e litros de produtos químicos. Por isso não só a equipe, como toda a estrutura e maquinário devem estar devidamente preparados para receber esse tipo de processo.

Manutenção de equipamentos

Alguns dos equipamentos mais utilizados na indústria e que demandam mais cuidados, são máquinas que possuem ligações com altas temperaturas.

Isso porque o contato constante com calor excessivo, mais a movimentação dos compostos dentro das máquinas, gera desgastes e assim diminuem a qualidade e o resultado de cada equipamento.

Por exemplo, peças de autoclave, que têm incidência constante de calor, e que por isso com o tempo vai perdendo sua intensidade.

Por isso a manutenção autoclave, garante que esse equipamento continue de maneira eficaz sendo o responsável pela esterilização de materiais usados em processos químicos.

Além disso, a manutenção de autoclave hospitalar garantirá que as temperaturas adequadas sejam aplicadas a materiais médicos, possibilitando a higienização desses equipamentos tão sensíveis.

O processo da autoclave, funciona à base de água em temperatura altíssima permitindo a qualidade sanitária dos itens.

Outro tipo de manutenção, é a calibração de equipamentos. Isso porque com o tempo, e de acordo com o uso, os equipamentos de medição começam a ficar gastos e desregulados.

Podendo gerar resultados de medições imprecisos. E em certos ramos industriais, erros não podem ser cometidos.

Por isso o ajuste de equipamentos deve ser feito de tempos em tempos para garantir a qualidade, segurança e resultado de suas máquinas.

Manutenção de estrutura

De nada adianta o equipamento funcionar se a estrutura não for capaz de comportar as necessidades de cada empresa, certo?

Então a manutenção da estrutura também deve receber atenção. Trabalhos elétricos e hidráulicos são o básico, mas a manutenção de telhados industriais também é muito importante.

Afinal, é dele que vem toda a proteção de seu maquinário, seja apenas por proteção solar ou de chuva.

Além disso, ele pode ser responsável pela coleta de energia solar, ou até da circulação de ar dentro de sua empresa.

Periodicamente é bom fazer uma análise no telhado, para ver quais as condições, localizar se precisa de alguma troca de telha ou algo assim.

O reparo em telhados, pode parecer simples, mas não se arrisque, nem mande funcionários que não sejam especializados realizarem esse tipo de serviço.

É necessário equipamentos de segurança como escadas, capacetes e o mais importante, experiência para a realização deste trabalho.

Quando contratar uma empresa para conserto de telhado industrial, certifique-se de pedir que verifiquem pontos como:

  • Caixa d’água
  • Coletores de energia solar
  • Entradas d’água (goteiras)
  • Situação dos aquecedores
  • Situação de antenas
  • Telhas quebradas ou mal posicionadas

Separados esses itens, podem parecer pequenos, mas o conjunto deles, pode ser essencial para garantia de funcionamento 100% de seus equipamentos, e da sua empresa.

Além disso, todos os equipamentos citados também demandam cuidados, então fique atento para garantir a funcionalidade de todos eles.

Por fim, lembre-se sempre de chamar um profissional especializado em áreas industriais para analisar as condições internas de sua empresa.

Como estado do ar condicionado, de suas paredes, de seu maquinário, dos recipientes de armazenamento, como tanques, dos ambientes sociais da empresa, escadas e etc.

São “detalhes” que não apenas garantem o pleno rendimento técnico da empresa, mas que também levam os funcionários a terem certeza de sua segurança.

Para finalizar, uma dica: nas viradas de ano, ou aniversários de sua empresa, faça cronogramas de manutenção de toda a empresa, dos menores aos maiores equipamentos.

Ademais, é bom ressaltar que o inverno é a melhor estação do ano para os equipamentos e telhado, pois a menor recorrência de chuva facilita o trabalho no telhado, além da época de tempestades já ter passado, e ser mais fácil de reparar os danos que já foram causados.

Então programe-se e possibilite o sucesso de sua equipe, e por consequência de sua empresa.

Isso aumenta sua credibilidade com empresas regulamentadoras e ainda garante o aproveitamento geral de sua marca e investimentos.