Se nossa casa chega a dar bastante trabalho em termos de limpeza e organização geral do espaço, imaginemos um escritório, um condomínio ou mesmo uma indústria.

Foi pensando nisso que vários setores de terceirização surgiram nos últimos anos, especializando-se cada vez mais em atender demandas que não sejam a da atividade principal de um negócio.

Trata-se dos serviços de facilities. Eles remetem a uma atividade que não é o foco do produto ou serviço de uma empresa, tal como um escritório de contabilidade em relação à limpeza ou segurança do espaço.

As atividades mais comumente terceirizadas são:

  • A parte geral de limpeza;

  • Jardinagem e áreas verdes;

  • Toda a parte de segurança;

  • Manutenção hidráulica;

  • Manutenção elétrica.

Neste post entenderemos um pouco melhor as vantagens da prestação de serviços focada nessas áreas indispensáveis do dia a dia.

Qual o papel da terceirizadora na limpeza?

Mais recentemente, as áreas de facilities e terceirização em geral têm abarcado cada vez mais atividades, funções e processos dos seus clientes que contratam esses serviços.

Hoje não é raro ver uma indústria delegar toda a responsabilidade de vários processos e até da gestão de pessoas a outra empresa. Só não é habitual terceirizar o que esteja diretamente ligado à atividade da contratante.

A parte da segurança e da limpeza são as campeãs em termos de demanda e contratação. Já as empresas menores, costumam recorrer apenas à terceirização de produtos de limpeza.

As empresas médias e grandes, por sua vez, recorrem ao serviço completo, que inclui receber os profissionais rotineiramente para que eles operem todos os processos e etapas de limpeza do espaço.

O serviço pode ser operado mensalmente, semanalmente ou mesmo diariamente. Tudo depende da demanda do local, do fluxo de pessoas que o frequentam e, sobretudo, do produto ou serviço com que a empresa lida.

Naturalmente, um espaço que atua na área de cozinha industrial precisa de cuidados redobrados quando o assunto é limpeza e higiene. De modo geral, essa atividade inclui:

  • Limpeza de vidros e pisos;

  • Varrição geral do espaço;

  • Aspiração de carpetes e afins;

  • Cuidados especiais nos banheiros;

  • Higienização dos sanitários;

  • Reposição de materiais descartáveis;

  • Tratamento de revestimentos.

As vantagens intangíveis das facilities

É interessante notar que a limpeza não possui um papel meramente funcional dentro de um espaço, seja ele comercial ou industrial, seja ele residencial e doméstico.

Manter um local limpo tem a ver com o bem-estar das pessoas que utilizam um cômodo ou área qualquer de uma edificação. Recentemente as empresas têm percebido que esse ponto é multidisciplinar.

Isso quer dizer que higiene, organização e limpeza remetem a outros fatores que vão além da questão material ou espacial. De fato, um espaço bem cuidado deixa as pessoas mais dispostas.

Já um lugar desorganizado e sujo tende a gerar ansiedade e desânimo. Com isso é possível dizer que a própria produtividade de uma empresa está diretamente ligada ao tema central das facilities.

Trata-se das vantagens conhecidas como intangíveis, ou seja, aquelas que não são necessariamente palpáveis, mas que também impactam nos resultados gerais das pessoas.

Nesse sentido, tais serviços contribuem para:

  • Organização geral do espaço;

  • Maior aproveitamento dos recursos;

  • Motivação da equipe como um todo;

  • Otimização de tempo e de esforços;

  • Aumento da motivação dos colaboradores;

  • Crescimento do bem-estar geral.

Como o setor impacta na demanda residencial

Embora seja indispensável para vários segmentos da atualidade, uma prestadora de facilities não existiria sem a Industria de detergente, solventes, álcool, sabão e os demais produtos de limpeza.

A industrialização foi fundamental para que as empresas de terceirização pudessem abastecer-se e, assim, atender faixas cada vez maiores de um mercado em constante expansão.

Há também outras frentes que se beneficiam imensamente dessa indústria de materiais de limpeza. É o caso das residências e condomínios em geral.

Um dos serviços mais populares do momento é o que se convencionou chamar de marido de aluguel. Trata-se de uma modalidade que oferece soluções gerais para uma residência, as quais vão da área de limpeza e organização até reparos elétricos, hidráulicos e gerais.

O termo remete ao fato de que antigamente os maridos faziam vários serviços voltados para a parte de casa e construção. Hoje, porém, muitos preferem contratar empresas que os realizem.

Além de serviços, há também produtos que se utilizam da mesma estratégia de marketing. É o caso do famoso maridão limpeza pesada, que é uma solução líquida multiuso, voltada para a limpeza de superfícies.