Optar pela construção de um galpão de estruturas metálicas tem se tornado cada vez mais comum.
Anos atrás, era um tipo de construção utilizado somente para grandes obras, mas, com a redução de custos da estrutura metálica, vem se tornado uma tecnologia viabilizada até mesmo para pequenas construções, como garagens, oficinas, quadras poliesportivas e fábricas de pequeno porte.
Vantagens em utilizar um galpão metálico
Quando bem utilizado, um galpão metálico é capaz de reduzir custos consideráveis em uma construção, além de garantir uma edificação quase sem pilares, com grandes vãos e grande aumento do espaço útil de uma edificação.
Entretanto, as vantagens econômicas e técnicas só podem ser garantidas quando um Galpão preço metálico preço m² é bem projetado.
A falta de um bom planejamento e de um bom projeto de obra pode acarretar em um aumento de custo considerável, além da perda de competitividade do sistema construtivo.
Uma das diferenças que podem ser notadas na construção de um galpão é na utilização da estrutura metálica, que pode ser adotada na estrutura ou na cobertura do mesmo, com o auxilio de vigas e pilares.
É comum ver galpões menores que possuem estruturas metálicas somente na cobertura. Nesses casos, as vigas e pilares necessários na edificação costumam ser em concreto armado enquanto as vedações, em alvenaria.
Os pilares, vigas e elementos de travamento de grandes galpões são maioritariamente em estrutura metálica. Nessas construções, o concreto costuma ser utilizado somente no piso e na fundação.
Estas duas opções são consideráveis, e cada uma delas possui seus benefícios, cabendo ao construtor fazer uma avaliação e levar em conta a disponibilidade financeira e prazo de execução da obra.
Além dessa diferença, é possível ainda escolher qual o modelo de galpão é mais adequado conforme a tipografia da estrutura metálica.
A tipologia ideal para a obra é indicada por meio dos projetistas envolvidos, com a participação do projetista da estrutura e arquiteto. No mercado é possível encontrar as seguintes tipologias:
- Galpão em arco
- Galpão tipo shed com vigas mestras treliçadas
- Edifício industrial geminado com meias-águas no sentido transversal
- Edifício industrial de duas águas com perfis I soldados ou laminados
- Edifício industrial duas águas com cobertura de tesoura e colunas em perfil L
Existem ainda diversas técnicas de construção quando se trata de coberturas, e uma que vem se destacando é o uso de cobertura metalica preço. Diferentemente dos outros processos, é uma técnica mais rápida e dinâmica.
São vários os tipos de aço que podem ser utilizados para a fabricação das telhas metálicas. Entre eles estão:
- Galvalume —
sua composição é uma combinação entre alumínio e zinco; - Alumínio — produzido por reações químicas do minério bauxita;
- Galvanizado — fabricado por meio da fusão eletrolítica do zinco e do ferro pela imersão do aço em banhos de zinco;
Uma opção para telhados duradouros
Sendo uma opção com bom custo-benefício, a telha de zinco vem se tornado uma alternativa para o telhado doméstico, mas seu uso em ambientes residenciais ainda é uma questão comum na hora de fazer a escolha do tipo de telha a ser utilizado.
A telha de zinco é um modelo de telha produzido a partir de chapa de aço que passa por um processo químico para a aplicação de zinco sobre o material, de modo a evitar que o aço se desgaste por corrosão.
Esse processo químico é denominado galvanização, por isso esse modelo de telhado pode ser chamado também de telha galvanizada.
Dessa forma, esse tipo de telha caracteriza-se por chapas de aço com revestimento de zinco, sendo muito conhecidas por sua durabilidade e longevidade em relação ao uso.
As telhas de zinco podem ser encontradas em construções como:
- Quadras poliesportivas
- Galpões industriais
- Pátios escolares
- Outras construções públicas
De maneira geral, a aparência desse tipo de telha é considerada atraente, mas sua estética pode ser modificada com a aplicação de tintas coloridas, proporcionando um toque personalizado ao telhado.
Essas telhas ainda possuem vantagens como sua leveza, que facilita o carregamento e movimentação no processo de instalação, onde sua estrutura não necessita ser reforçada como em outros modelos de telhas e necessitando de pouca manutenção.
Onde usar abraçadeiras?
O uso de abraçadeira de aço inox é indicado para as mais árduas condições, ou onde força, resistência ao fogo e segurança adicional sejam necessários.
Esse aparato pode ser utilizada em indústrias químicas, trânsito de massa, plataformas de petróleo e construção de embarcações, maquinários, bem como para fixar luzes em casas de shows e teatros.