A vida em condomínio não se resume ao pagamento das taxas e impostos, os moradores precisam participar da escolha de equipamentos que são necessários e de uso comum.

Como o pagamento a empresas de segurança, portaria e limpeza, assim como sistemas integrados de vigilância, como câmeras e cercas elétricas.

O abastecimento de água e energia também fazem parte das escolhas por parte dos moradores, já que são eles que escolhem quando surge a oportunidade de abrir um poço artesiano para o alcance a lençóis freáticos sob o solo.

Cabe ao síndico e a administração de condomínios apresentar projetos e serviços que precisam ser colocados em prática para garantir o conforto e a segurança dos moradores.

No mais, é preciso estar atento ao convívio diário, respeitando o limite do próximo e praticando a boa vizinhança.

Elemento versátil pode ser usado em vários locais

A estrutura imobiliária de um condomínio pode ser formada de diversas formas, com os mais diferentes materiais da construção civil. A versatilidade da tela para cerca está presente nos cenários condominiais e colocado à prova em diferentes situações.

Ela pode ser colocada em pontos estratégicos para delimitar o limite de um terreno, desde o início das obras, e ser substituída por um muro em determinada fase da construção.

Como é um elemento de metal com alta durabilidade e pode ser reciclada, as construtoras e incorporadoras estimulam o uso desse equipamento sempre.

A composição metálica pode ser especial e receber uma camada de tinta, podendo ser aplicada em torno da piscina e formando uma tela para alambrado com cores características do ambiente, como o azul do céu.

Esse tipo de instalação serve para evitar que crianças tenham acesso à piscina sem a companhia de um adulto ou um responsável.

Animais de estimação também ficam seguros, desde que a altura empregada tenha o tamanho suficiente para evitar que cães ou gatos possam pular para o espaço cercado.

As quadras poliesportivas também recebem esse material em toda a volta para evitar que as bolas dos jogos de futebol, vôlei ou basquete sejam arremessadas para uma janela ou fora das dependências do condomínio.

O investimento em uma estrutura que leva a tela hexagonal preço de acordo com o tamanho e o projeto desenvolvido. Isso porque é possível transformar o espaço para a prática de esportes uma verdadeira gaiola, com uma cobertura até o topo.

Captação do poço para caixa d’água suspensa

A distribuição de água por parte de concessionárias e empresas públicas pode ficar comprometida quando chega a época da seca, entre as estações do ano.

A perfuração de um poço artesiano é uma solução eficiente, ainda mais com a instalação de bombas hidráulicas que enchem as caixas d’água instaladas no topo dos prédios.

O sistema hidráulico deve ser eficiente para atender todas as residências que compõem o condomínio. Por isso, a escolha em instalar a caixa d’água no ponto mais alto, pois assim ela desce com pressão e atende todo o encanamento estrutural.

Os reservatórios dependem do transporte da água de maneira adequada, o que as bombas KSB submersas fazem com maestria e eficiência. O acionamento pode ser automatizado ou conforme a necessidade se apresentar.

Equipamento precisa de instalação elétrica certa

Além das bombas de captação de água utilizadas em poços artesianos de condomínios e cisternas, outro equipamento que depende de energia elétrica de qualidade é o aparelho de ar condicionado.

Os ambientes de uso comum, como a sala de TV compartilhada, o salão de festas e a brinquedoteca podem contar com um sistema de climatização ar condicionado que promove a regulação de temperatura de forma automatizada.

As empresas que trabalham no desenvolvimento de projetos de climatização de ambientes precisa verificar o local em que o equipamento será instalado, pois a potência altera conforme o dimensionamento e a possibilidade de circulação de ar.

Para os condomínios que contratam esse tipo de serviço, é importante solicitar uma manutenção preventiva para a verificação de dutos, assim como os filtros e grelhas que fazem parte de toda a estrutura do aparelho de ar condicionado.

Dessa forma, é possível observar diversos benefícios, entre eles:

  • Redução no consumo de energia;
  • Menor gasto com manutenção corretiva;
  • Climatização adequada para cada estação do ano;
  • Circulação de ar gradativa e eficiente.

Com um projeto adequado e preparado por profissionais capacitados, o consumo de energia será de acordo com o uso, evitando fuga de energia e que, em muitos casos, se torna um “vilão” no orçamento do condomínio.

A convivência em sociedade faz parte da condição humana. Poder compartilhar experiências e espaços dedicados dentro de um condomínio se tornou uma forma de dividir momentos referentes à moradia.