Quando se vai decorar um ambiente muitas coisas são colocadas no projeto, como pinturas, quadros, elementos decorativos, e as vezes, em alguns projetos vê-se alguma preocupação com as esquadrias.

E é importantíssimo falarmos das esquadrias, pois elas são essenciais para o desenvolvimento de uma decoração mais bonita e também que permite uma maior dinamização do ambiente.

E para escolher o melhor tipo de esquadria, não basta colocar portas e janelas de aluminio branco direto da fabrica, e está tudo certo, pelo contrário é preciso fazer diversos apontamentos como durabilidade, material e custo de cada esquadria.

Esse artigo abordará algumas informações sobre os tipos de esquadrias disponíveis no mercado, dando um apontamento mais específico acerca dos materiais encontrados, e das possibilidades de modelos, como a janela veneziana 3 folhas e outros.

Conheça os tipos de esquadrias

Para começarmos a falar das esquadrias, devemos partir logo para os tipos, afinal, é dentro desses pré-modelos que se faz distinções.

Esquadrias de alumínio

É um dos tipos de esquadrias mais usadas e comuns dentro das residências, e não é por menos, possui um preço acessível, tem diversas cores, que vão desde esquadrias de alumínio branco, passando pelo preto, verde, vermelho e outros, tem grande resistência e pronto para instalar.

Vem geralmente com garantia de anos de fábrica, porém, se for bem cuidada, e tiver uma manutenção bastante adequada dura mais de 30 anos. O uso dessas esquadrias no ambiente permite que haja uma atmosfera de modernidade e praticidade.

Há dois tipos de acabamentos encontrados nesse tipo de esquadrias, que são:

Acabamento anodizado: que é um processo anticorrosivo, que cria uma camada protetora de óxido sobre o metal, fazendo com que sua resistência aumente. Possuem acabamentos em diversas cores como champanhe, bronze e preto.

Acabamento pintura eletrostática a pó: processo de pintura que faz um revestimento sobre o metal com uma película de polímero colorido, tem diversas cores.

Esse tipo de esquadria pode ser usado em diversos tipos de construção como campo, litoral, cidade, e é bastante usada em áreas externas como varandas e terraços, como a porta automatica de vidro.

A limpeza, tanto de portas como de janelas, é feito com esponja ou pano macio que é umedecido com água e detergente neutro, evitando produtos abrasivos.

Esquadrias de madeira

As esquadrias de madeira é um dos modelos mais antigos e usados nas residências, e o seu uso traz ao ambiente sensação de aconchego e conforto, e dão uma visão mais rústica aos ambientes.

O custo desse material é um pouco mais baixo que as de alumínio, porém, sua vedação é um pouco inferior. O seu uso pode ser colocado em qualquer construção, sendo necessário procurar a madeira certa para cada ambiente, pois, deve também encontrar a dobradiça para porta de madeira igual.

Para janelas se usam as madeiras:

  • Cedro;
  • Muiracatiara;
  • Curupixá;
  • Freijó.

E já para as portas externas são usadas madeiras mais resistentes e maciças que são as:

  • Itaúba;
  • Ipê;
  • Cedro-rosa;
  • Eucalipto reflorestado.

Já as portas internas podem ser feitas com madeira aglomerada e MDF. A instalação de todas as esquadrias de madeira precisam ser feitas por profissionais.

Esquadria de vidro temperado

É um tipo de esquadria que vem sendo usado cada vez mais em projetos residenciais e comerciais, por conta da sua versatilidade e praticidade, dando um aspecto bastante moderno para os projetos de arquitetura.

Há modelos que são mestiço com o do vidro como a porta de PVC com vidro.

O uso da esquadria de vidro é uma vantagem, porque a resistência é muito maior, já que o vidro temperado não produz estilhaços se houver quebra do vidro.

Há possibilidade também de colocar esquadrias de vidro que possuem proteção acústica, que ajuda no isolamento do ambiente, garantindo mais privacidade para as pessoas.

Ajuda também na diminuição do calor dentro dos ambientes, pois permite uma boa iluminação e filtra a radiação solar.

O uso dessas esquadrias são altamente versáteis podendo ser usado em diversos ambientes, como em quartos, banheiros, cozinha e outros.

Desse modo vimos que as esquadrias são partes importantes dentro da decoração, pois dependendo do material a ser usado, a pintura, os elementos, devem ser mudados de forma a harmonizar com todo o ambiente.

Assim, decorar está inteiramente ligado ao tipo de esquadria que será escolhida.