As empresas de construção civil são dinâmicas, expansíveis e atendem os mais diferentes públicos. As finalidades de um imóvel são variáveis, podendo ser destinado a moradores, no caso de residências, a empresas diversificadas em diferentes setores, e até mesmo para a produção industrial.

Visando atender os clientes da melhor forma possível, as empresas especializadas da construção civil estão investindo em maquinários e profissionais, tornando o processo da construção mais ágil e eficiente.

São tarefas que precisam de equipamentos específicos para cada etapa do desenvolvimento construtivo de um imóvel. Desde a fundação, a colocação do telhado até o acabamento final, é preciso empregar técnicas indicadas para cada trabalho proposto na planta arquitetônica e no planejamento de trabalho.

Trabalho em altura segue normas próprias

Assim como outros setores, a construção civil segue normas regulamentadoras que garantem a saúde laboral dos trabalhadores, assim como reforça a segurança no ambiente de trabalho como o canteiro de obras.

Os serviços que ocorrem acima do solo, relacionados a alturas superiores a dois metros, devem seguir as normas regulamentadoras de número 35, ou simplesmente NR 35, que envolve o trabalho executado, assim como a organização, o planejamento e a presença de equipamentos adequados.

Dentro de um planejamento adequado, os profissionais responsáveis devem indicar os equipamentos que podem ser de empresas terceirizadas, como as que fornecem andaime locação preço de custo e por tempo limitado.

Os trabalhos realizados em altura que utilizam o andaime podem incluir o emprego de elementos em uma fachada própria, acabamento de pintura ou mesmo a instalação de estrutura de lajes e telhas do imóvel.

A gestão do canteiro de obras segue o planejamento desenvolvido desde o princípio, e isso inclui as tarefas realizadas muito acima do solo, conforme especificado na NR 35 que rege o setor da construção civil.

Alguns pontos devem ser levados em consideração, são:

  • Profissionais capacitados;
  • Disponibilidade de equipamentos de proteção;
  • Sistemas de ancoragem;
  • Plano de atendimento emergencial.

Como parte das tarefas relacionadas com as empresas terceirizadas, o serviço de içamento de materiais utilizados na construção civil também deve seguir as regras impostas pelas normas regulamentadoras de segurança.

A presença de equipamentos de segurança individual estabelece a disponibilidade de capacete, luvas e botas adequadas para os trabalhadores, assim como a segurança coletiva que também deve ser aplicada.

O uso de equipamentos de sinalização, como cones e elementos visuais que delimitam as áreas de risco devem ser aplicados continuamente. Dessa forma, todos os envolvidos ficam avisados, promovendo a segurança de forma ampla e irrestrita dentro do canteiro de obras.

Mobilidade ágil de cargas pesadas

A movimentação de materiais muito pesados, como sacos de cimento, ferragens, e mesmo equipamentos da área da construção civil, deve ser feita com cuidado e atenção. A disponibilidade de uma empilhadeira retratil durante os serviços de construção de um imóvel pode agilizar diversos processos de trabalho.

A praticidade aplicada na mobilidade dispensa o uso de diversos profissionais, restringindo a tarefa apenas a cargo de um operador de empilhadeira, durante todo o expediente.

Com isso, o canteiro de obras pode ser organizado de maneira apropriada, indicando um espaço adequado para que os trabalhos sejam realizados de forma efetiva.

Antes de pensar em comprar um veículo desse porte, a empresa responsável pelos trabalhos pode investir o valor empilhadeira a gas na locação da mesma.

Dessa forma, é possível ter à disposição um equipamento que dispensa manutenção e, mesmo que seja necessário qualquer tipo de conserto, pode ser substituído pela empresa locatária.

Durabilidade e resistência na aplicação de pintura

Os materiais utilizados dentro da construção civil precisam atender as finalidades dos modelos imobiliárias, seja para o setor residencial, comercial ou industrial.

Nos galpões industriais, por exemplo, especialistas indicam a aplicação de pintura epoxi piso para a área destinada ao chão de fábrica. É possível indicar espaços específicos com cores diferenciadas, aumentando a segurança da planta fabril, mesmo que seja no campo visual.

Na construção civil voltada para os imóveis residenciais, esse tipo de material pode ser empregado em momentos específicos, como uma transformação de ambiente ou uma reforma estrutural.

A aplicação de tinta epoxi para azulejo pode ser encontrada em cozinhas ou banheiros, onde esse acabamento está relacionado com a proteção contra a umidade. Devido às características desses ambientes, a água não infiltra na parede, reforçando o acabamento com beleza e diversidade de cores.

Os trabalhos realizados no campo da construção civil são abrangentes, com diversos equipamentos e normas regulamentadoras que devem ser seguidas à risca.

Respeitando todos os processos burocráticos, a legislação vigente e dentro dos limites, tudo ocorre de maneira planejada e com garantia de serviços memoráveis.