Para realizar a manutenção de uma empilhadeira, existem diversas peculiaridades, especialmente pelas variações entre os tipos de motores – movidos a diesel, GLP (movidos a gás) ou elétricos.

Por isso, os frotistas precisam levar em conta as diferenças técnicas, na hora de adotar os procedimentos corretos, para fazer as intervenções nesses equipamentos.

Dicas para a manutenção da empilhadeira:

  • Esteja atento às instruções da empresa fabricante;
  • Realize inspeções de rotina;
  • Observe o registro existente no botijão de GLP;
  • Estacione a empilhadeira em local apropriado;
  • Entregue sua empilhadeira para mecânicos profissionais;
  • Antecipe as manutenções.

É muito importante fazer a manutenção da empilhadeira para evitar acidentes

Em empilhadeiras com sistema GLP, por exemplo, ao desligar o equipamento ao final da jornada diária, necessitam que se feche o registro do cilindro.

Com o motor ainda funcionando, para haver queima de todo o combustível da máquina. Outro ponto muito importante: o dreno da borra de GLP deve ser executado em manutenções preventivas.

Dependendo do tipo de equipamento utilizado, sua manutenção é essencial para a saúde e segurança do operador de empilhadeira, além da segurança de todos os trabalhadores, que vão circular pelo mesmo espaço das máquinas.

Além disso, considerando que o usuário permanece horas sobre o banco para empilhadeira, o assento deve apresentar a qualidade apropriada para eliminar a possibilidade de lesões.

Dessa forma, para evitar riscos, é necessário realizar verificações das condições do banco. Uma medida para assegurar o bom estado, é efetuar os seus devidos ajustes.

Porém, em muitas ocasiões, a troca do assento é a solução mais eficiente e econômica. A verificação do prazo de validade do cilindro de GLP, é essencial.

Quando estão com a validade vencida, podem soltar partículas e provocam oxidação e, consequentemente, danificam o sistema de combustível e o propulsor.

Com as empilhadeiras movidas a diesel, é primordial realizar a manutenção dos sistemas de injeção, este tipo de combustível no Brasil, possui alto teor de enxofre.

A umidade oxida o sistema de combustível e essa reação química corrosiva, causa danos diretos ao motor. Também é importante substituir os filtros do diesel.

De acordo com as recomendações do fabricante do equipamento, assim como realizar limpeza, periodicamente, nas linhas de combustível e no reservatório.

Já a empilhadeira eletrica, funciona como a parte pensante de um corpo. Quando os comandos das funções são transmitidos pelo sistema, os controladores recebem os dados.

Depois, comparam com seus valores pré-estabelecidos e corrigem alguma eventual falha. Antes das manutenções preventivas, é recomendável a verificação da existência de algum tipo de alarme sonoro ou visual.

E se algum ícone está aceso no painel. Durante a limpeza, os componentes precisam estar desconectados dos terminais elétricos.

Especialistas recomendam que não seja feita nenhuma ligação paralela, para acionar o funcionamento do equipamento, a bateria deve ser retirada e colocada para recarregar, caso necessário.

Trabalhos muito severos, como fundição, portos, fábricas de sal ou qualquer outra operação que possa conter material condutivo, exigem cuidados especiais com o sistema elétrico. A fim de evitar paradas do equipamento, curto-circuito e até incêndios.

O preço de uma empilhadeira pode variar muito, passando de 50 mil reais. É recomendado que se verifique se a empresa atende à todas as normas de segurança.

Conheça alguns procedimentos para o reparo

Para garantir o bom desempenho da máquina e a segurança dos operadores, durante os procedimentos realizados.

Antes de comprar uma máquina é importante verificar:

  • toda a empilhadeira, em busca de arranhões, empenos e amassados;
  • visualmente, a existência de vazamentos de água ou óleo;
  • visualmente, a existência de trincas ou outros problemas mecânicos;
  • a pressão dos pneus;
  • o nível do fluido de freio;
  • o nível da água do sistema de arrefecimento;

Se você está iniciando um novo projeto agora ou já tem seu negócio consolidado e decidiu investir em máquinas, para aperfeiçoar o trabalho.

E aumentar a produtividade de seus funcionários, é importante saber como escolher a empilhadeira eletrica clark ideal, levando em conta alguns pontos importantes.

Analise todas as variáveis, como custos de manutenção, do combustível (caso seja uma empilhadeira à combustão) e valores da locação (caso você opte por não adquirir sua própria empilhadeira).

Tudo isso entra no custo total da máquina. Além disso, verifique se sua operação será em um espaço aberto ou fechado. Isso irá ajudar a escolher entre os modelos elétricos ou à combustão.

Em alguns casos, acessórios de segurança que não estão inclusos na máquina, podem ser necessários na sua operação. O principal ponto, é a escolha de um modelo que possua características de segurança ideais. para seu empreendimento.

A cada nova linha, novos equipamentos de segurança são desenvolvidos para evitar acidentes e garantir a melhor ergonomia para o operador.