Uma construção é composta de muitas etapas, sejam obras em terreno ou então em reformas para aumento ou diminuição de espaço, bem como construção de outros. Essas etapas asseguram que os procedimentos sejam feitos com segurança e qualidade.

Em um projeto então se tem etapas que podemos chamar de etapas burocráticas que incluem a emissão de licenças como o Art laudo de aterramento, licença de construção e as etapas operacionais que incluem os serviços de construção e também de gestão de resíduos dentro da obra.

Nesse artigo abordaremos alguns pontos importantes dentro de uma construção, pontos esses que servem para que a execução do projeto de obra seja feito com qualidade e segurança.

Locação de equipamentos em obras

Um dos grandes desafios dentro de uma obra é fazer com que os gastos sejam minimizados, afinal, o projeto tem de contar com uma série de serviços como a de empresa de caçamba de entulho a venda, fornecedores de materiais e equipamentos.

Para que uma obra funcione de forma adequada é importante o uso de equipamentos e máquinas, e a compra desses equipamentos onera muito o orçamento.

Uma alternativa para que o uso de equipamentos seja garantido dentro da obra surge a locação de equipamentos.

A locação de equipamentos é bastante importante em obras de pequeno e médio porte e permite que as etapas sejam executadas de forma eficiente e qualitativa.

A locação de equipamentos possuem algumas vantagens como:

  • Disponibilidade de equipamentos;
  • Variedade de máquinas e ferramentas;
  • Menor investimento;
  • Maior produtividade.

Os equipamentos permitem que a produção de resíduos seja diminuído e a demolição casas antigas é feita de forma mais adequada.

Laudo de aterramento para construção

Dentro os procedimentos burocráticos que são necessários para uma construção, seja uma reforma (se esta for estrutural) ou uma obra do zero é o laudo de aterramento.

O laudo é um documento técnico elaborado, geralmente, por um engenheiro eletricista habilitado e que tem como pontos de análise: registros de inspeções, medições do sistema, relatório fotográfico, dentre outros.

O laudo de aterramento também é composto por dois outros tipos de laudos, o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitido por um arquiteto licenciado e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição .

O laudo de aterramento segue um conjunto diferenciado de Normas Técnicas como a ABNT NBR 5410 e a Norma Regulamentadora 10.

O aterramento consiste em um sistema de isolamento de cargas atmosféricas na rede elétrica de uma residência ou indústria causada por um descarga atmosférica.

Retirada de resíduos

Além da locação de equipamentos e a emissão de laudo técnico de aterramento, um elemento muito importante para o sucesso de uma obra é a contratação de uma empresa para retirar entulho.

Todos sabemos que uma obra gera muito entulho, e por lei é proibido o descarte de entulho de obras em vias públicas. Por conta disso é imprescindível o uso de caçambas para que então os materiais sejam recolhidos e então sejam alocados e descartados em um local correto.

Para que a caçamba de coleta seja usada de forma correta é importante a contratação de empresas licenciadas pela prefeitura.

As empresas licenciadas seguem rígidos padrões de qualidade e atentam para diversos aspectos importantes como a localização, disposição, identificação, uso de pintura reflexivas nas caçambas, evitando acidentes com veículos automotivos.

A gestão dos resíduos em uma construção é muito importante para que a obra não receba multas e intervenções por conta da falta de recolhimento de entulho, além de evitar que as vias públicas sejam tomadas por resíduos que podem causar outros acidentes como entupimento de bueiros e consequentemente enchentes.

Por isso, em toda obra que há produção de muitos resíduos é necessário a contratação de empresa de entulho, para remoção e gestão desses resíduos.

Assim, vimos que uma obra possui inúmeras etapas, e cada etapa é formada por um conjunto de ações que asseguram a qualidade na execução das tarefas.

Em cada ponto de execução do projeto é imprescindível o suporte de um profissional, que permitirá que você tenha uma visão completa de toda a obra e ajuda na tomada de decisões relacionados ao projeto.

Portanto, em uma obra é preciso atenção aos detalhes, da locação de equipamentos à gestão de resíduos, tudo para que cada etapa da obra seja feita com qualidade e eficiência.