Um plano diretor de cidades é uma ação elaborada pelos órgãos públicos do município para a construção, como o Poder Executivo, a partir da orientação com técnicos e especialistas na área.

Estes especialistas são, principalmente, da área da arquitetura e urbanismo, assim como outras áreas que possuem um conhecimento técnico sobre isso.

O objetivo deste plano é elaborar a circulação da cidade, levando em conta suas ruas, avenidas, rodovias, assim como os empreendimentos de construção civil que são realizados no local, com o objetivo de garantir uma organização e minimizar os danos.

Quando uma construção ocorre e está em seus procedimentos finais, surgem algumas dúvidas, e por isso é importante pensar em todos os detalhes.

O uso do piso industrial

Durante a construção de um imóvel, seja ele destinado para o ambiente comercial, industrial ou até mesmo residencial, a escolha dos pisos utilizados geralmente pode gerar dúvida.

Isso ocorre pois muitos produtos e pisos possuem uma certa semelhança, porém particularidades específicas. Um deles é o piso industrial, que muitas vezes é confundido com o piso de concreto.

Os dois farão uso do concreto em sua composição, que por sua vez, consiste na mistura entre cimento, água, areia e algumas pedras.

Mas, a grande diferença entre eles é que, no caso do piso industrial, as armações utilizadas são maiores. Isso porque este tipo de piso é mais indicado para locais onde há um tráfego mais intenso de pessoas, variando o tipo do solo, assim como a espessura do piso a ser instalado.

Por isso, este piso leva em conta as características de cada local, assim como sua resistência diante de produtos químicos ou ações biológicas e variações de temperatura, assim como exposição à umidade.

Existem alguns tipos de pisos industriais, como é o caso do epóxi, vinílico, o piso emborrachado e o piso industrial concreto polido, que é o mais comum e conhecido no mercado.

Suas características lembram o um cimento queimado, mas suas vantagens implicam em:

  • Resistência mecânica;
  • Resistência diante de variações climáticas;
  • Impede o surgimento de manchas e infiltrações;
  • Impede o desenvolvimento de bactérias;
  • Elevada durabilidade em relação aos outros pisos;
  • Fácil de limpar;
  • Impermeabilização do ambiente.

Inclusive, apesar deste piso ser mais direcionado para locais de alto impacto e tráfego, ele pode ser instalado nos ambientes residenciais, seja em um local interno ou externo, assim como recebendo um acabamento específico.

O uso da cortina de vidro

A esquadria de cortina de vidro tem sido utilizado de forma ampla na construção civil, sobretudo, na instalação desta cortina de vidro, que pode substituir as janelas, assim como ser instalada nas fachadas.

Este material é feito com vidro laminado, que possui alta resistência diante do impacto, além de um acabamento moderno e sofisticado.

Por conta disso, esse material é indicado para quem deseja garantir a entrada de luz natural em seu imóvel, com muita sofisticação e qualidade.

Elementos para a área externa

Na finalização de um imóvel, as partes externas também são muito importantes e podem ser valorizadas com diversos projetos, como de jardinagem e até mesmo de paisagismo.

Para aproveitar ainda mais as áreas externas, é possível realizar algumas melhorias no local, como inserindo uma piscina, área de lazer e churrasqueira.

Para garantir mais segurança no deslocamento de pessoas em áreas externas, recomenda-se o uso de uma fita antiderrapante transparente para área externa que pode ser instalada sobre os pisos.

Uma área externa geralmente é um local que sofre diretamente com as intempéries, que se refletem em uma variação brusca de temperatura, contato com umidade, entre outros elementos.

Por isso, contar com o uso desta fita antiderrapante area externa pode ser importante para trazer mais firmeza durante o deslocamento de pessoas nesta área, evitando acidentes como quedas, que podem acabar machucando.

Além de ter uma atenção ao uso destas fitas, também é recomendada a instalação de pisos que sejam antiderrapantes nas áreas externas.

Outra questão importante é ter uma atenção especial com a garagem do imóvel. Esta atenção incide diretamente na ação de realizar um revestimento rampa garagem, com o objetivo de proteger esta garagem e aumentar sua vida útil.

Este revestimento pode ser de materiais como pergolados, policarbonato, toldos, entre outros. Para escolher o melhor revestimento para a garagem, é preciso buscar a orientação do engenheiro civil e arquiteto..