O Botijão de gás é um velho conhecido das famílias brasileiras. O GLP (gás liquefeito de petróleo) conhecido como botijão de gás 13Kg, possui uma variação de dimensões, e geralmente é usado em residências, possuindo uma história curiosa.
Botijão de gás, sua história e variações
O início do uso de GLP engarrafado no Brasil foi consequência direta do famoso desastre ocorrido com o dirigível Hindenburg, também conhecido como Zeppelin, que pegou fogo nos Estados Unidos.
O Rio de Janeiro que possui uma base para dirigíveis e um grande estoque de gás propano ficou estocado e sem uso, pois desde o acidente as pessoas ficaram temerosas em usar o meio de transporte mais famoso da época.
Então 4 meses após o fatídico acidente um imigrante austríaco, Ernesto Igel, teve uma ótima ideia para desencalhar o estoque de propano que a cidade tinha, e criou a Empresa Brasileira de Gás a Domicilio Ltda. Começando a vender o gás engarrafado e assim nasceu nosso famoso botijão de gás.
Botijão de gás 13Kg preço, tem uma pequena varição de valores entre as cidades brasileiras, mas a média em cada uma tem sido a partir de R$60,00 e sua média de duração, se usado diariamente mais ou menos 3x a 4x ao dia, é de um mês.
Porém, o botijão de gás não e encontrado somente em residências, mas, também em restaurantes que costumam comprar 2 a 3 galões de 45Kg. Normalmente é usado como suporte, para amenizar o preço das contas do gás de rua.
Normas de segurança para usar botijão de gás
Embora seja mais barato que o gás encanado, na maioria dos casos, existem medidas de segurança que devem ser seguidas para que se possa usar botijões de gás com tranquilidade. Veja algumas:
- Instalar botijão longe de instalações elétricas com distância de 1,50m;
- Instalar o botijão de gás mais afastado possível do fogão;
- O ideal é a instalação fora da cozinha, em local coberto e arejado;
- Instalar o botijão longe canaletas de escoamento de água.
Tomando essas medidas de proteção, você estará seguro para usar o gás em sua casa ou comércio sem sobressaltos.
O Gás na Indústria
O gás possui muitas outras funções em muitos outros lugares, como petroquimicas, por exemplo, onde este possibilita a realização de tarefas com o auxílio de outras peças, por exemplo, Bicos spray para lavador de gases.
Ele é conhecido com um dispositivo que faz a coleta de partículas de gases e vapores, sob a ação da água pulverizada através do uso de bicos spray pressurizados com uma bomba.
Outro item importante na indústria peneira ou peneira molecular são usados para separar hidrocarbonetos e gases secos e para remover impurezas.
Outro aparelho, esse bastante comum, conhecido por todos é compressor de ar, este especificamente, é utilizado para realizar o processo conhecido como: envasamento de um botijão, mas está em estado líquido e então é colocar o gás dentro do botijão.
A curiosidade é que a compressão é feita para que o gás sofra liquefação e caiba em maior quantidade dentro dos botijões.
Se fosse colocado no estado gasoso, caberia bem menos quantidade de gás os consumidores precisariam comprar muito mais vezes os botijão para usar a quantidade que usam em um botijão de gás.
A variação de gás de rua, que já está presente em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, Vitória no Espirito Santos, inaugurou uma nova modalidade de uso do gás que promete mais segurança e agilidade, já que o fornecimentos é constante e não existe a necessidade de comprar um gás novo. No entanto, nem todas as cidades do Brasil possuem esse tipo de fornecimento.
Outras pessoas preferem não trocar o botijão pelo gás de rua ou gás encanado, como é chamado, pois temem adquirir mais gasto para as contas da casas e o reajuste nos valores que podem afetar muito o orçamento.
Independente da escolha que se faça, o Botijão de 13Kg foi o primeiro a entrar na casa dos brasileiros e tem toda uma tradição nas famílias, por gerações.
Muitos ainda o utilizam mesmo ante a opção moderna do gás encanado, preferem continuar com a rotina da casa alegando a vantagem de pagar um valor já calculado no orçamento e sem sustos no fim do mês.