Para praticamente todas as pessoas, a casa é um refúgio. Na prática, isso significa que o lar é um local para se afastar do stress e da falta de tempo que envolvem a rotina de trabalho, de modo a relaxar e se recompor para cada dia.

Por conta disso, boa parte das pessoas está disposta fazer investimentos generosos no imóvel: a ideia é que ele realmente funcione como um espaço cômodo e de relaxamento.

Apesar de muitas pessoas acharem que esta tarefa é simples, isso não é verdade. A decoração de um imóvel envolve fatores como:

  • Conforto térmico;

  • Conforto acústico;

  • Administração do espaço disponível;

  • Gostos dos moradores.

Assim, todos eles devem ser equilibrados, de modo que o resultado final seja um ambiente realmente agradável. A boa notícia é que, por mais que esta tarefa seja complexa, ela está longe de ser impossível: algumas boas práticas são capazes de tornar qualquer ambiente digno de capa de revista. Confira algumas delas a seguir:

  1. Escolha o piso da casa com cuidado

Quando se trata de pisos para sala ou para qualquer outro cômodo, é preciso ter em mente que, por mais que a estética seja importante, ela não é o único fator a se considerar, já que cada material tem suas particularidades.

Um bom exemplo disso é o desempenho térmico: enquanto o porcelanato tende a refrescar o ambiente, o carpet retém calor, fazendo com que ele seja mais quente.

No caso de regiões onde o clima varia muito ao longo do ano, recomenda-se a madeira, que é versátil e não esquenta ou esfria em excesso.

Outro fator que costuma variar é o desempenho acústico. Por exemplo: enquanto um piso de madeira natural não reverbera muito barulho, o modelo laminado é muito mais ruidoso.

Assim, por mais que o piso laminado clicado preço seja atrativo, ele não é a melhor opção para espaços que devem ser silenciosos.

Por mais que esses sejam apenas alguns exemplos, isso é algo que sempre deve ser tido em mente na hora de escolher pisos: a aparência não é tudo, e as demais características também devem ser analisadas.

  1. O ar condicionado para a casa pode ser mais econômico

Com boa parte de seu território localizada em uma região de clima tropical, o Brasil é, de modo geral, um país quente durante boa parte do ano.

Consequentemente, praticamente todos os proprietários de imóveis investem em soluções para se refrescar, como o ar condicionado.

Por outro lado, ainda há quem relute em instalar esse equipamento por um motivo simples: o temor em relação aos custos.

Afinal, ele é uma máquina elétrica, e, assim, há a chance de que esse item faça com que a conta de luz de um imóvel aumente consideravelmente.

Contudo, nem todos sabem que há algumas medidas que podem ser tomadas de modo a evitar que isso aconteça. Uma delas é preferir o modelo split: além de menor e mais silencioso, ele consome menos eletricidade.

Além disso, é interessante que ele seja colocado por um profissional qualificado, que aproveite as paredes que não são constantemente atingidas pela luz solar. Felizmente, a instalação de ar condicionado split preço já costuma estar embutida no valor.

  1. É possível reformar o piso de madeira da casa

O piso de madeira é um dos revestimentos mais populares para imóveis comerciais. Bonito, versátil e durável, ele tem um bom desempenho em praticamente todos os cômodos de um imóvel.

Apesar disso, ele não é indestrutível: à medida que ele é usado, é natural que dê algumas mostras de desgaste. A boa notícia é que, quando isso acontece, é possível recuperá-lo mediante a aplicação de bona.

Trata-se de uma resina que faz com que o piso fique com cara de novo instantaneamente, além de ser capaz de fazer com que ele apresente diversos acabamentos.

Além disso, esse procedimento tem outra vantagem importante: a aplicação de bona preço é muito mais vantajoso do que o valor necessário para recolocar o piso.

  1. Os plásticos podem ser usados na decoração

Por mais que algumas pessoas ainda vejam os plásticos como materiais de segunda categoria e que desvalorizam a decoração de um ambiente, eles não são o que costumavam ser: o avanço da tecnologia tem feito com que sejam criadas variedades muito mais refinadas deste material.

Entre elas, estão os pisos vinilicos. Feitos de PVC, eles são elaborados em designs que imitam outros materiais, como a madeira e até mesmo o porcelanato.

Além disso, têm a vantagem de serem resistentes, duráveis e atóxicos. Deste modo, eles são uma opção que deve ser considerada na hora de elaborar um projeto de decoração.