Assim como a cobertura de estacionamento é usada para proteger os carros do sol e da chuva, para manter uma residência bonita e segura é preciso sempre investir em inovação e beleza, como o uso de revestimentos e esquadrias diferenciadas.

Esses elementos possuem a vantagem de serem trocados periodicamente, adequando-se a decorações variadas e para estilos múltiplos, desde os mais modernos, até os mais simples e conservadores.

O importante, é observar se esses elementos trazem segurança (como o uso de tela mosquiteira para porta), beleza e também conforto.

Neste artigo abordaremos alguns elementos que podem ser usados para repaginar a casa em todas as áreas, sejam externas como garagem, ou internas como quartos, salas, banheiros e cozinhas.

Uso de revestimentos nos ambientes

Uma das formas mais fáceis de repaginar um ambiente, seja ele qual for, do banheiro, até garagem flex retrátil, é investir nos revestimento.

Os revestimentos permitem que o espaço seja reformulado, afinal, usam-se cores, formas, elementos e materiais diferenciados, trazendo beleza, conforto e modernidade.

São muitos os tipos de revestimentos existentes no mercado que podem ser aplicados nas residências. Indicamos sempre a necessidade de se recorrer a um profissional, que indicará qual o melhor tipo para o ambiente que está prestes a ser mudado.

Entre os revestimentos, podemos citar alguns que são mais usados como:

  • Azulejos;
  • Pinturas;
  • Papéis de parede;
  • Porcelanato.

Os revestimentos podem ser usados tanto em áreas externas e internas, como em paredes ou pisos. As pinturas são uma exceção, já que com tipos de tintas variados é possível pintar as esquadrias de alumínio branco de cores diferentes, dando um aspecto diferenciado ao ambiente e ao espaço.

Um tipo de revestimento que virou tendência nos últimos tempos e que pode ser uma boa pedida para você que quer dar um up em sua sala de jantar ou cozinha, é o azulejo de metrô. Ele consegue imitar as paredes de tijolos do metrô de Londres, portanto, traz um ar todo sofisticado ao ambiente.

Esses revestimentos também são conhecidos como subway tiles. Eles promovem personalidade, elegância e sofisticação, principalmente, por conta do formato retangular que permite diferentes paginações e composições, sempre adequando ao estilo da sua decoração, indo do industrial ao contemporâneo.

As esquadrias: aliadas da renovação

Além do uso de revestimentos para dar uma repaginada na casa, é possível também fazer o investimento em diferentes esquadrias.

As esquadrias são usadas em portas e janelas, bem como na maioria dos elementos encontrados em entradas e saídas.

O uso das esquadrias, apesar de ser funcional, também atua de forma direta na segurança contra ameaças externas, tanto de criminosos, como biológicas, como as esquadrias como porta com tela mosquiteiro.

Há muitos tipos de esquadrias e neste tópico falaremos sobre alguns dos modelos usados.

1. Esquadrias de alumínio

As esquadrias de alumínio são as mais comuns, sendo encontradas em muitas residências ao redor do mundo. Isto acontece porque possuem um preço acessível e contam com uma infinidade de cores, podendo ser facilmente personalizado com tinta para metal.

Outra vantagem desse tipo de esquadrias, é que ela possui grande durabilidade. Se bem cuidada, pode durar cerca de 30 anos. Existem variados modelos, além de poder ser encomendado de acordo com a sua necessidade.

Nas esquadrias de alumínio, o uso da tela para janela é de mais fácil instalação, evitando que insetos entrem no ambiente.

2. Esquadrias de madeira

Esse tipo de esquadria, juntamente com a de alumínio é uma dos mais usadas, pois possui um visual mais rústico, porém, altamente elegante, tornando os espaços mais confortáveis e aconchegantes.

Para que seja durável, é preciso ter cuidado com esse material, sempre realizando manutenções e aplicando verniz e materiais anti-mofo.

3. Esquadrias de PVC

Esses tipos de esquadria é muito versátil, de modo que apresenta diversas formas de abertura, principalmente em portas. A grande vantagem do uso de PVC é que ele não precisa de pinturas, ainda trazendo um isolamento acústico e térmico bastante apropriado. É resistente a corrosão e dificilmente perde o brilho.

Assim, quem deseja repaginar a casa pode investir em diversos aspectos, como o uso de revestimentos e esquadrias, que são usadas em muitos pontos da casa e que contribuem de forma efetiva para a composição de um espaço moderno, elegante e valorizado.