O concreto é uma mistura de três componentes básicos, agregado graúdo (pedra), agregado miúdo (areia) e aglomerante (cimento). Essa mistura gera uma estrutura rígida resistente, que pode ser moldada em diversos formatos.

É muito comum ver na maioria das residências, o concreto sendo usado apenas como estrutura e fundação. Mas ele também pode ser usado como alvenaria e outras utilidades.

Quais são as vantagens do concreto na construção?

Os blocos de concreto são resistentes e possuem algumas vantagens, frente aos blocos de barro:

  • Não necessita de caixaria, ou seja, armação de madeira para fazer vigas e pilares, os próprios furos do bloco fornecem a armação;
  • Construção mais rápida do que o bloco de barro, por esse tipo de facilidade como do item acima;
  • Diferente do tijolo de barro, ele é alvenaria estrutural, enquanto o tijolo de barro é apenas divisório e não estrutural;
  • Os furos dos blocos facilitam a passagem de dutos elétricos e aceleram a produção;
  • Fornece melhor isolamento acústico que os tijolos de barro;
  • Oferece maior resistência, uma vez que o bloco de concreto é muito mais forte que o tijolo de barro.

Além dos blocos de concreto, outros itens da construção civil e decoração, podem ser feitos de concreto também, assim como:

  • Telhas: que são mais resistentes que as de barro, além de poderem ser coloridas e se ajustarem melhor umas às outras;
  • Bloquete de concreto preço: pode custar cerca de R$1,50un. O bloquete pode ser sextavado ou intertravado;
  • Escadas: normais ou caracol.

Para ser um fabricante eficiente de blocos de concreto, algumas medidas devem ser observadas.

Invista em outros itens semelhantes e expanda sua produção

Dica 1- Qualidade do material usado

Utilize sempre materiais de boa qualidade e procedência, para seus blocos e itens de concreto. Você precisa de um fornecedor de confiança.

Este que não irá te vender areia “inchada com água” ou inapropriada para construção. Caso contrário, além de perder capital, podem acontecer problemas que estraguem a imagem de sua empresa.

Dica 2- Verificar demanda da região

Verifique a demanda da sua região e do público de venda. Saber para quem você venderá, e quanto venderá, é parte essencial.

Dessa forma, você evitará gastos desnecessários, produtos encalhados e mão de obra excedente. Caso seja viável expandir e vender para outras regiões, aproveite a oportunidade e expanda, mas tudo de maneira bem calculada e organizada.

Dica 3- Testar a qualidade do concreto e produto visando melhoria

Utilize laboratórios e faça ensaios do seu concreto, para saber se o traço utilizado é o ideal. Busque informações, aprenda mais, tudo isso faz parte do processo de melhoria do produto e aperfeiçoamento da produção.

Dica 4- Máquina de boa qualidade

Compre ou alugue maquinário de boa qualidade, assim como uma boa forma para bloco de cimento. Nem sempre o mais barato é melhor.

Por vezes, um maquinário mais caro pode ser mais produtivo e lucrativo do que um barato. Escolha com cuidado e busque sempre referências.

Dica 5- Lugar bom para armazenamento e transporte

Escolha um bom lugar para produção e armazenamento. Lugares que fiquem, de preferência, não muito longe do comprador, para que se possa economizar com transporte. O local ideal de armazenamento pode evitar que você perca produtos.

Dica 6- Controle de orçamento

Tenha um bom controle de contabilidade, calcule sempre antes de dar cada passo, para que se possa ter certeza de que há recursos, tempo e mão de obra para realizar cada um dos projetos propostos.

Dica 7- Invista em material

Pás, enxadas, carrinhos de mão, madeira, betoneira ou misturador, esses materiais são essenciais para sua produção e execução de procedimentos adequados.

Dica 8- Esteja sempre em melhoria

O processo de melhoria tem que ser constante e o contato com o consumidor final, ajudam bastante. Esse tipo de contato ajuda a ter uma opinião para melhoria da sua produção.

Os únicos que devem temer o contato com o consumidor final, são aqueles que vendem produtos insatisfatórios; não seja um deles.

Dica extra- Expanda de acordo com a demanda

Se você pretende expandir a produção, pode começar a oferecer outros serviços da mesma área ou de linhas semelhantes, de acordo com a demanda local.

Por exemplo, os serviços com cimento branco, que é bem versátil e combina com o concreto estrutural e aparente.

O cimento branco pode ser usado inclusive, como acabamento e dá um visual de arquitetura moderna para a edificação.