Para finalizar uma obra ou durante uma reforma, uma das grandes preocupações se refere à decoração do espaço. Agregar elementos da natureza, como plantas, árvores, sementes e flores, pode tornar o local mais receptível, arejado, bonito, além de ser um espaço no qual as pessoas conseguirão descansar e relaxar.

Elementos naturais ajudam o ser humano a descansar e se conectar consigo mesmo, trazendo a conhecida “paz interior”. Com a sociedade cada vez mais caótica e estressada, nunca foi tão necessário se conectar a elementos naturais.

Além do bem interior que esses elementos trazem, tê-los na estrutura da sua residência pode ajudar a valorizar o imóvel.

Uma das técnicas que tem sido utilizadas por design de interiores e arquitetos, é o paisagismo. Ficou curioso para saber mais detalhes sobre esse assunto e ainda conferir dicas? Acompanhe esse artigo.

O que é paisagismo e qual a importância?

Quando se pensa no que é a sociedade atual, logo vem na cabeça a lembrança de sociedades caóticas, super estressadas, com pessoas cada vez mais mal-humoradas.

Com isso, é recomendável que as cidades tenham mais árvores, tanto pela questão ambiental ( já que a árvore absorve gás carbônico, que é um dos gases responsáveis pelo aquecimento global), mas também por um processo estético, que traz mais leveza às pessoas e beleza à cidade.

É a partir dai que entra a função dos arquitetos que podem se utilizar do paisagismo para utilizar técnicas que aproveitem espaços ( tanto públicos como privados), organizando aquela paisagem e, de preferência, agregando elementos da natureza.

Ou seja, o grande objetivo é recompor um espaço, atribuindo novas funções, gerando otimização e, ao mesmo tempo, redução de gastos.

Já que a ideia é gerir e organizar um espaço, pensando em sua preservação, essa técnica envolve cobrir ambientes com vegetações, trazendo mais elementos de botânica e valorizando ao meio ambiente. O resultado é:

  • Mais harmonia ao local;
  • Maior valorização do espaço e na natureza;
  • Criação de um novo espaço, mais funcional;
  • Agrega um espaço mais saudável para as pessoas.

O mais interessante é que essa técnica pode ser realizada em diversos locais e não somente em espaços públicos. Sua casa, em uma varandinha pode ter um toque de paisagismo.

No local de trabalho, centros comerciais e até em hospitais, é possível deixar o local ainda mais leve. Uma das técnicas que o paisagismo adota se refere ao uso da jardinagem.

De fato, jardins podem deixar o ambiente mais leve, agradável e muito mais bonito. Existem diversos motivos para se ter um jardim em casa, um deles é que as plantinhas ajudam a melhorar a qualidade do ar que você respira. Além disso, o local fica muito mais arejado, como se estivesse mais fresquinho.

Principalmente em regiões mais quentes, a sensação térmica reduz, tornando o ambiente mais agradável para se estar. Mas lembre-se de cuidar bem das plantinhas, aguando quando for necessário e não deixando muito exposto ao sol.

Novos espaços de lazer

Em locais maiores, como casas ou condomínios que possuem maior espaço para varanda, é possível realizar também a instalação de grama, buscando um fornecedor de grama.

Esse elemento é muito comum em jardins e pode ser moldado facilmente, deixando o local mais sofisticado, além de ser um espaço agradável para realizar brincadeiras em pique niques em família.

Existem alguns modelos de gramas, dentre elas a grama esmeralda. Esse tipo de grama, quando comparada aos outros modelos, destaca-se porque tem um baixo custo, sendo bastante resistente, sem necessitar de manutenção constante.

Além disso, a grama esmeralda apresenta bom enraizamento, não sendo necessárias podas com muita frequência.

Por isso, no âmbito tanto residencial como em comércios, esse modelo de grama é bastante comum. Para adquiri-lo é importante realizar um trabalho de pesquisa prévia e buscar orientações acerca de qual é o melhor fornecedor de grama esmeralda, que possua credibilidade nesse mercado.

A manutenção de um jardim

Um jardim traz um espaço bastante renovador em sua casa e de relaxamento, mas é importante pensar em sua manutenção para que ele continue oferecendo benefícios.

Um dos materiais necessários nesse processo se refere à compra ou aluguel de um cortador de grama com recolhedor, para que a grama esteja sempre baixa, na medida correta para a realização de atividades.