Quando falamos sobre casa e construção, é impossível não pensarmos sobre a importância de uma reforma para a manutenção residencial, assim como para garantir maior conforto, qualidade de vida e bem-estar para quem vive no local.

Com o passar dos anos, diversos fatores externos e alguns problemas como o desgate, acabam afetando a qualidade e a do ambiente residencial, além de afetar a parte estética.

Para devolver o aspecto de novo para o local, e agregar modernidade e sofisticação, é importante realizar uma inspeção com ajuda de profissionais qualificados, que além de ajusar na parte estética, irão indiciar reparos que devem ser realizados para garantir a segurança do local.

Modernidade: o uso do cimento queimado

Para quem deseja renovar o ambiente residencial, uma dica é usar o piso de cimento queimado colorido. Esse tipo de piso, apesar de receber o nome de “cimento queimado”, não utiliza nenhum tipo de processo que envolva o uso de fogo.

Basicamente, esse material é composto por argamassa, cimento, areia e água e é preparado no local em que será aplicado. Esse tipo de cimento apresenta uma espessura considerável para resistir aos impactos e deve ser aplicado diretamente sobre o contrapiso.

O objetivo desse processo é promover a aderência entre o contrapiso e o cimento queimado. Por isso, o preparo desse material precisa ser feito por uma equipe de pedreiros que tenha conhecimentos técnicos sobre o assunto. Esse conhecimento evita que rachaduras e problemas com a aderência do piso surjam posteriormente.

Após a aplicação do cimento queimado colorido, é preciso alisar o material junto com a argamassa mais úmida. Esse processo é considerado como a “queima do cimento” e é importante para que esse piso fique liso e apresente uniformidade.

As vantagens na utilização desse material são imensas, principalmente do ponto de vista econômico, assim como de sua usabilidade e resistência.

Existem várias cores para tipo de cimento, podendo ser branco na cozinha ou sala, cinza no quarto. Essa versatilidade permite que o uso nas residências, atualmente, incorpore maior modernidade e beleza, com um toque de brilho.

Além disso, os processos com manutenção são menores, sem falar da sua durabilidade, resistência e excelente custo-benefício. Apesar disso, é preciso realizar o processo de manutenção periodicamente para evitar desgastes e rachaduras.

Segurança residencial

Quando falamos sobre o processo de renovação residencial, com o objetivo de trazer um aspecto de novo para o imóvel, assim como para ser valorizado no mercado imobiliário, é importante compreender que a segurança do local também precisa estar em dia.

Diante disso, é preciso incorporar métodos e estratégias para tornar o imóvel seguro, tanto na parte interna como na parte externa. Na parte interna, por exemplo, é possível inserir telas de proteção, vidros nas sacadas, e até mesmo, um corrimão nas escadas.

Ainda na parte interna, principalmente de grandes residências e prédios, é importante prevenir acidentes como incêndios. Por isso, existem documentos e laudos de segurança que devem atestar que o local conta com equipamentos de contenção inicial.

Para reforçar a segurança desses espaços, é importante realizar a Manutenção de extintores. Durante essa manutenção deve ser feita uma verificação do tipo de extintor, assim como seu prazo de validade. Existem outros equipamentos, como a trava do extintor, saídas de emergência, placas, luzes de segurança e sensores que devem ser verificados.

Além disso, o processo de manutenção dos extintores exige uma recarga extintor, a partir da sua data de vencimento com inserção de lacre técnico de segurança.

Em relação à segurança externa do prédio, seja residencial ou comercial, existem outras formas de monitoramento, como a Instalação de cameras de segurança rj, sensores ou de cercas elétricas.

Móveis e objetos sob medida

Por fim, é preciso avaliar os procedimentos e ações que podem ajudar a tornar o imóvel ainda mais bonito, moderno e sofisticado, como a troca de móveis para a inserção de objetos sob medida, para a otimização dos espaços.

Entre as vantagens dos móveis planejados, podemos destacar:

  • Ajudam a otimizar o espaço do imóvel;
  • Agregam modernidade e sofisticação;
  • Apresentam um encaixe perfeito;
  • São feitos com material de alta qualidade.

Um exemplo interessante, é o uso da Coifa de inox sob medida no ambiente da cozinha, como um elemento que remove gases que não são desejados naquele ambiente, por conta do cozimento de alimentos.

Portanto, investir em manutenções de segurança é tão importante quanto a parte estética de uma reforma. Essa ação garante a segurança, o conforto e o bem-estar de todos que circulam pelo local.