Uma sala agradável com uma bela decoração, farta iluminação e refrescante ventilação com certeza faz com que nos sentimos mais descansados após um longo dia de trabalho.

O mesmo pode acontecer depois de um bom banho e aquele jantar gostoso, onde o que mais queremos é relaxar na nossa cama e desfrutar do silêncio que ainda é possível apreciar em algumas ruas de capitais ou cidades do interior.

A luminosidade mal-empregada também pode trazer grandes problemas para quem precisa dormir. E não basta instalar uma cortina rolo preço barato ou persiana rolo de baixa qualidade.

Mas nem sempre é possível estar totalmente livre dos ruídos que a cidade emite.

A Organização Mundial da saúde revelou, em um estudo, que os ruídos estão em terceiro lugar no ranking de problemas que mais afetam a população mundial, seguidos da poluição do ar e da água. No nosso caso, podemos incluir a segurança também.

Noites que ultrapassam os 40 decibéis podem comprometer a saúde e o sono dos moradores destes locais.

Os riscos podem afetar a memória, por exemplo, ou causar hipertensão e diabetes. Soluções interessantes podem fazer a diferença, como veremos a seguir.

Painéis acústicos para as paredes

São ideais para ruídos aéreos que provêm do vizinho de quarto do prédio, por exemplo. Podem eliminar o som de

vozes e músicas altas, além de buzinas e motores de carros.

Para instalar, os profissionais aplicam sobre as paredes, forros de gesso, mantas de lã de poliéster, vidro e até pedras.

O custo médio para este tipo de material é acessível, variando de acordo com a metragem e material.

Portas antirruído

Uma porta acústica de madeira desse tipo é preenchida com lâminas de chumbo, lã, pedras e, ainda, podem ser revestidas de alumínio e vidro bem reforçados.

Podem ser aplicadas também em porta pivotante, desde que bem vedada nas laterais e vãos inferiores. São ideias para isolar um cômodo, como o quarto ou sala de leitura, por exemplo, além de portas de varandas e entrada do imóvel.

O custo deste tipo de material também é acessível, dependendo da espessura da porta e da qualidade de vedação oferecida pelo fabricante.

O interessante é que essa estrutura pode ser sobreposta à antiga, desde que as portas não sejam de má qualidade ou muito finas.

Janelas antirruído

Talvez seu quarto já tenha aquela cortina blackout que escurece bem o seu ambiente, mas não segura o som da rua, motivo que pode comprometer o seu sono.

Além das portas e paredes, também é possível isolar o barulho com este tipo de janela.

Podem ser sobrepostas na parte de dentro com vidro bem reforçado, ou instaladas de acordo com o tamanho das janelas.

Podem ser eficazes para inibir o som de aviões, carros, bares e estádios, ideais também para hospitais, por exemplo.

O investimento para este tipo de vedação é acessível, dependendo da necessidade local.

Mantas acústicas

São colocadas entre os pisos dos andares afetados, utilizam materiais como borracha de pneu e cortiça de poliuretano.

Podem ser aplicados em pisos de cerâmica, laminados e até piso madeira. São perfeitos para amenizar o som de impacto de calçados, queda de pequenos objetos e até o arrastar de móveis.

Segurança

Além de vedar a acústica do seu imóvel também é possível a blindagem de portas e janelas residenciais e comerciais, como vermos a seguir.

Com a tecnologia é possível ter mais segurança com um software de monitoramento remoto de câmeras, além de profissionais vigias. O mercado também disponibiliza de blindagens, como:

Portas

Recebem a blindagem de proteção balística de grossa espessura, e também fechaduras multidirecionais com vários pontos de travamento para evitar arrombamentos.

Pode ser uma excelente alternativa para sanar ruídos externos e ainda contribuir com a segurança da família ou moradores.

Janelas

Acomoda vidros com espessura entre 28 até 54 mm. Este sistema pode ter uma excelente vedação sonora e o custo é acessível, variando de acordo com o metro quadrado necessário.

Outros itens de segurança que podem ser utilizados com facilidade são: alarmes, portões eletrônicos, interfones e câmeras.

Não basta ter uma casa bonita, bem acabada e confortável, é necessário que toda essa estrutura acomode pessoas mais tranquilas e despreocupadas com sua segurança, contando assim com ajuda extra da tecnologia.