A madeira é um item completamente atemporal, podendo ser empregada no design, em pisos ou forros, e até mesmo em portas interiores.

Não há dúvida alguma de que objetos amadeirados conferem valor estético ao ambiente, proporcionando sofisticação e excepcionalmente, aconchego.

Entretanto, é necessário destacar que para usar a madeira é preciso ter conhecimentos específicos.

Pois caso contrário o ambiente pode ficar carregado, cortando o intuito de promover decoração e elegância ao espaço.

Salvo isto, alguns aparatos, como a porta de correr de madeira, por exemplo, podem mudar o local por completo. Quer saber como?

Continue com a leitura do nosso artigo e acompanhe como mudar o design da sua casa com itens de madeira. É só passar para o próximo tópico.

Começando por cima

Assim como foi mencionado acima, a madeira pode compor o telhado de uma casa. Isso porque o material é bem resistente, inclusive à umidade, uma vez que dispensa manutenções periódicas.

Fator que inviabiliza custos adicionais.

Por essa razão, as telhas de madeira são itens amplamente buscados, pois compõem grande parte dos projetos arquitetônicos modernos.  Deste modo, o material funciona como uma alternativa à alvenaria comum.

Dentre as principais vantagens de usar a madeira no telhado, destacam-se:

  • Ótimo aspecto estético;

  • Confere aconchego ao local;

  • Mantém conforto térmico;

  • Fácil de instalar.

A madeira é um item excelente para ser usado como telha, mas ela conta com alguns pontos negativos, como o alto índice de inflamação, podendo potencializar focos de incêndio.

Por isso, a madeira é usada em casos específicos, onde o principal intuito é a decoração.

Ainda assim, a fabricação de telha de madeira é feita a partir de madeira de reflorestamento, o que a torna uma telha sustentável e em harmonia com os pontos importantes do meio ambiente.

A madeira é um material que, facilmente, conquista vários adeptos, devido à sua beleza natural e ao toque moderno e rústico que, ao mesmo tempo, confere elegância e modernidade aos ambientes nos quais é instalada.

Tendência, inovação e baixo custo

Os móveis de pallet viraram uma grande tendência do mundo arquitetônico, uma vez que une o útil ao agradável: elegância e baixo custo de investimento.

Isso porque o item é completamente reutilizado.

Ou seja, depois que o item amadeirado tem sua vida útil chegada ao fim no âmbito industrial,  pode ainda ser usado em forma de móvel dentro das residências.

Além disso, o pallet é facilmente encontrado e, ainda por cima, super fácil de personalizar, exigindo apenas poucas demãos de verniz.

Feito isso, o proprietário dos mais variados espaços pode fazer uso do mobiliário de pallet, seja para compor a parte inferior de assentos ou até mesmo cadeiras e demais itens bacanas.

Neste sentido, cabe à pessoa usar o pallet como quiser. Portanto, basta ter criatividade para inovar e desenvolver um ambiente completamente moderno com os pallets.

Confira algumas dicas de como usar a madeira na decoração

Agora que você já conheceu alguns itens de madeira que podem compor o design da sua casa, que tal ficar por dentro de algumas dicas sobre como usar o item? Continue com a leitura e veja como.

Casa de praia

Uma decoração leve e colorida para a sala pode ser uma excelente escolha. A madeira é perfeita para a decoração de uma casa de praia, especialmente por conta do seu aspecto tropical.

A parede de madeira pintada de branco, por exemplo,  traz sensação de ampliação nos ambientes e possibilita um maior leque de combinações e tons, tanto fortes quanto escuros nos elementos decorativos.

Madeira rústica na cozinha

A cozinha como um espaço com estilo rústico apresenta decoração perfeita para uma casa de campo ou praia, assim como já foi dito anteriormente.

Neste contexto, uma boa dica é optar por deixar as vigas de madeira à vista, atravessando o teto como um dos principais pontos de decoração do espaço.

Quarto amadeirado

Neste cenário, a madeira pode entrar em todas as superfícies, como paredes, teto e cobertura, fazendo com que o quarto, lugar de relaxamento e aconchego, seja ainda mais confortável.

A cama de madeira escura, em contraponto, pode se destacar no ambiente, assim como as mesinhas de cabeceira amadeiradas. A roupa de cama branca e a iluminação quando combinadas, proporciona suavidade e toque de elegância.

Portanto, essas são algumas tendências de madeira para potencializar o design da sua casa.

Lembrando que a madeira é excelente para promover conforto, qualidade em termos de resistência e, sobretudo, elegância aos espaços nunca antes imaginados.