Você já ouviu falar sobre concreto pré-moldado? Sabe o que é? Nesse texto você poderá conferir mais sobre o produto, suas aplicações e vantagens de uso.
O concreto pré-moldado é uma ótima opção para quem deseja mais praticidade em sua obra, pode ser comparado a um quebra-cabeças, já que para ser aplicado, necessita que as peças de concreto sejam colocadas no lugar correto.
O que é um concreto pré-moldado?
O concreto pré-moldado se refere a uma peça de concreto modular, moldada na própria obra, que se encaixa às demais peças, sendo montadas no local da construção. Os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes, entre outros, são moldados e ganham rigidez, e um certo nível de dureza, antes que sejam posicionados definitivamente na obra.
As peças pré-moldadas são produzidas na própria obra, apenas no caso das especificações do projeto permitirem essa prática.
E também há a possibilidade de se utilizar as peças pré-fabricadas, que por mais parecidas que sejam com as peças pré-moldadas, se diferem, em suma, pelo fato de serem confeccionadas em fábricas e empresas especializadas.
Quais as diferenças entre o concreto pré-moldado e o pré-fabricado?
Por mais que os dois sejam, em geral, usados como sinônimos por conta de suas especificações técnicas, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), são elementos estruturais distintos.
Conforme a norma ABNT NBR 9.062/2006, o elemento pré-moldado é aquele confeccionado antecipadamente e fora do ambiente onde será aplicado de maneira definitiva na estrutura, feito de acordo com os procedimentos descritos na norma em questão.
É necessário sempre realizar um controle de qualidade nas peças fabricadas, de modo que se enquadrem dentro das especificações da norma.
Já o concreto pré-fabricado, ainda que seja também feito fora do seu local de aplicação, são produzidos em empresas especializadas e fábricas, além de que a fabricante, precisa possuir mão de obra qualificada e seguir todos os procedimentos dentro da indústria, de modo que sejam habilitados e aptos por conta do emprego de equipamentos específicos para tal função.
O uso de pré-moldado é uma boa opção?
É de extrema importância, que antes de optar pela utilização do concreto pré-moldado, os responsáveis pela obra realizem uma pesquisa a fundo para constatar se os custos envolvidos, como transporte, tamanho das peças, as fôrmas, tempo de duração, espaço no local de obras, localização, equipamentos, teste de controle tecnológico do concreto, acabamento das peças e qualidade dos materiais, são viáveis.
Somente após uma longa pesquisa e planejamento, colocando em questão as especificações e necessidades da obra, sua localização e os recursos disponíveis, será possível decidir qual a melhor opção para a sua obra.