As cores estão presentes até nas coisas mais simples do dia-a-dia: na rua, na loja, em todas as refeições e sobretudo nas nossas casas.
Eles desempenham um papel importante no design de interiores, sendo os principais responsáveis por decorar o ambiente e transmitir sentimentos como conforto, simpatia, felicidade, tranquilidade e relaxamento.
Por isso, quando aplicada corretamente e no lugar certo, a cor pode transformar qualquer espaço.
Em 2022, a cor pretende não apenas mudar a decoração dos imóveis, mas também expressar valores sociais, como sustentabilidade e discussões etnoambientais, que perpassam as discussões contemporâneas.
Além disso, a nova categoria de sombra visa equilibrar o estresse e o barulho da rotina, proporcionando um ambiente agradável, principalmente para residências.
Descubra as tendências de cores para 2020 e algumas dicas de decoração!
1 – Neo Mint: a cor da tecnologia e da natureza
“Neo Mint” é uma das cores mais esperadas para 2022.
Não só as grandes indústrias de revestimentos, mas também as fabricas de tinta serigráfica e outras empresas do ramo têm investiu neste novo tom, que promete integrar elementos de tecnologia com a natureza.
O ano de 2022 promete grandes revoluções tecnológicas, incluindo:
- As primeiras “Olimpíadas de IA”, alimentadas por inteligência artificial;
- Expedição da NASA para tornar outros planetas habitáveis;
- A construção do neo-futuro Jeddah Tower;
- O grande progresso da ciência para a conservação da natureza.
Diante de todos esses movimentos, o Neo Mint foi escolhido como a cor do ano de 2022 representando a tecnologia, aplicada à moda, decoração e design de interiores.
Além disso, Neo Mint é uma cor neutra e assexuada. É um chamado para se libertar de todos os preconceitos impostos a homens e mulheres.
Na decoração da casa, a elegância e neutralidade do esquema cromático permite a aplicação nos mais diversos ambientes, incluindo banheiros, salas, quartos e cozinhas. O
Neo Mint também é uma ótima cor para coordenar com acessórios para airless, principalmente para quem deseja um ambiente monocromático ou tom sobre tom.
Pode ser combinado com cores mais escuras, com tons de verde, com decoração minimalista.
Combinação recomendada de linhas retas, formas limpas e menos exageros, enfatizando a função.
Outra característica notável do Neo Mint é o sentido quente da cor. Por ter tons mais claros, há mais conforto no ambiente, como uma fuga do cinza e monocromático das cidades.
2 – Padrões disruptivos: cores e formas diferentes
Padrões disruptivos não são novidade. Mas em 2022, o uso de linhas, formas geométricas e a aplicação de padrões assimétricos serão tendências de design de interiores.
A proposta foi criar um visual mais descontraído para o ambiente, rompendo com um visual clean, além de estampas peculiares, lisos e listras.
Ou seja, os padrões disruptivos buscam fugir do óbvio e por isso são recomendados para quem gosta de inovação e abusa da criatividade.
Embora muitas pessoas considerem os motivos de vanguarda uma prioridade, quando bem planejados, com as cores e formas certas, essa decoração pode ser muito elegante e sofisticada.
Recomenda-se combinar tons claros e escuros, cores terrosas.
O equilíbrio entre o contraste de cores proporciona uma sensação de conforto e conveniência. Dessa forma, é possível incorporar uma demão de tinta industrial preço preta, por exemplo, em uma parede fora do comum decorada com listras assimétricas.
Patterns podem remeter a ideais futuristas, até ares nostálgicos, com uma mistura de decoração retrô e vintage.
3 – Cores naturais e orgânicas: uma questão de sustentabilidade
Assim como o Neo Mint foi eleito a “cor do ano 2022”, pela integração da tecnologia com a natureza, os tons naturais e orgânicos também dominam o design de interiores no próximo ano.
Novamente, o objetivo é abordar os conceitos de sustentabilidade e conservação ambiental, que estão sendo discutidos com frequência atualmente.
Até lojas de móveis para jardim e outras empresas de móveis estão investindo em materiais sustentáveis e recicláveis, para vender não apenas um item, mas também uma ideia. O
Navy está de volta com tudo, principalmente porque é um tom que combina com materiais de origem natural, como pedras, folhas, flores, bambu, fibras naturais e mármore.
Além disso, a cor tem um visual mais sofisticado, deixando o ambiente mais glamoroso e luxuoso.
Este texto foi originalmente desenvolvido pelo grupo de blogs Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.