Ao decorar os diversos ambientes do lar, a escolha de cada detalhe faz toda a diferença e impacta diretamente no dia a dia do morador.

Afinal, para a maioria dos brasileiros, a casa é um sinônimo de aconchego e segurança e, contar com um piso de madeira ao invés de um piso frio, por exemplo, modifica a sensação de acolhimento proporcionada nos ambientes da casa, em especial na sala de estar e nos dormitórios.

Recomendações de tipos de piso para cada cômodo

Cada ambiente do seu lar possui uma função e, por isso, a escolha do tipo de piso até os detalhes de decoração como o modelo de cortina para a sua janela devem ser pensados individualmente para cada cômodo.

Afinal, cada local deve traduzir a sensação esperada para ele e a identidade do membro da família que mais o utiliza.

A cozinha, por exemplo, ao mesmo tempo em que pode ser um sinônimo de reunião dos amigos e familiares aos finais de semana, também é encarada meramente como um local destinado ao preparo da comida e ao constante lavar de louças durante os dias da semana.

Assim, é importante encontrar qual a ideia que você tem de cada ambiente para escolher as peças que o irão compor. Mais ainda, é preciso considerar a ideia de decoração principal para todo o lar, para garantir a harmonização adequada entre os ambientes.

Já o quarto de casal, por sua vez, é um cômodo que, geralmente, está associado ao sentimento de aconchego, assim como a sala de estar. Por isso é fundamental dedicar especial atenção ao escolher os itens que irão compor a decoração de cada ambiente, a começar pelo acabamento do piso.

Para o banheiro, a cozinha e a lavanderia, opte por pisos frios como os feitos em cerâmica, ardósia, porcelanato, granito, mármore, ladrilho, lajota, entre outros.

Enquanto isso, para salas e dormitórios, invista nos pisos quentes como os de tacos e pisos de madeira, piso laminado, piso vinílico, piso de borracha, bambu, entre outros modelos de piso.

Conservação do piso de madeira

À medida que os pisos frios são ótimos condutores térmicos, deixando a casa mais fresca, os pisos quentes absorvem mais o calor do solo, garantindo um cômodo quentinho para os dias de inverno. Outra característica que separa os dois tipos de piso diz respeito à manutenção, pois os pisos frios não exigem tantos cuidados como os pisos quentes.

Assim, você que pretende investir em um piso de taco ou madeira deve saber que ao longo do tempo o piso irá precisar passar por uma manutenção preventiva.

Essa manutenção do piso de madeira tem o objetivo de evitar a degradação total dos tacos, assim como a possível necessidade de substituição do piso.

Por isso, ao notar que o piso quente de madeira está com alguns desgastes, procure por uma empresa especializada no serviço de Restauração de tacos.

No dia a dia, por sua vez, dê preferência à conservação do piso de madeira da sua sala ou quarto com a limpeza realizada a seco.

Modelos de cortina para a decoração do ambiente

Outro acessório que influencia diretamente na decoração dos cômodos são as cortinas. Elas estão disponíveis em diversos tipos de cores, tecidos, acabamentos e formas de serem anexadas ao redor da janela.

A escolha desse acessório pode ser feita tanto em lojas físicas, como por meio de compras pela internet.

Mas, de modo geral, o morador pode escolher entre os oito principais modelos de cortina. Assim, ele pode dar à decoração do seu lar um aspecto mais clean, rústico, elegante, moderno, infantil, entre outros.

Confira a seguir os modelos mais populares de cortinas para casas e apartamentos:

Além da estética

Quem trabalha fora e considera a casa como um local de descanso após uma longa jornada, assim como quem exerce atividades remuneradas dentro de casa deve, portanto, ao pensar na decoração de ambientes, escolher itens que não sejam apenas bonitos mas, sim, funcionais.

Assim, optar por móveis e acessórios funcionais significa investir em produtos de qualidade, duráveis, fáceis de limpar ou de restaurar, práticos de manusear durante o dia e, principalmente, que atendam ao seu objetivo.

Ao escolher cortinas prontas, por exemplo, o morador deve conferir se o tecido adquirido realmente irá suprir a sua necessidade quanto à entrada ou não de luminosidade pela janela. Assim, avalie minuciosamente cada atributo do produto que você pretende adquirir, seja ele o piso ou a cortina para decorar os diversos ambientes da sua casa ou apartamento.