Decoração de casas e ambientes interiores é um desafio gostoso de se enfrentar quando há em mente acessórios que farão a diferença no local.

Os variados tipos de pisos existentes no mercado, junto com outros itens decorativos, podem ser a saída para saber qual investir.

Para combinar com a decoração, cortinas podem ser a aposta certa, basta uma ida à loja de persianas e com muita pesquisa, avaliação e estudo do seu próprio ambiente, ficará fácil encontrar as melhores opções. Lembre-se de checar as especificidades de cada cortina.

As persianas são comumente mais utilizadas por possuírem um gasto que cabe no orçamento, o que é uma solução boa tanto a curto prazo, como a longo.

Sua duração também é maior que a média das outras cortinas pois o material influencia diretamente na manutenção da peça. A persiana de madeira, por exemplo, é uma ótima escolha para residências com pisos ou assoalhos de madeira.

Se aplicadas em locais que possuem espaços reduzidos, tende a ajudar também a economizar energia e aparelhos, como ar condicionado, uma vez que a incidência de luz pode ser controlada e a iluminação da luz do dia toma conta do ambiente.

Existem outros tipos de persianas para sala que são modelos motorizados, ou seja, quando a sensibilidade de luz entrar, ela se regula e funciona sozinha.

Em peças mais avançadas como as motorizadas, o equipamento pode ter um custo maior. Em contrapartida, o acessório é capaz de controlar a luz para iluminar o lugar sem que haja necessidade de energia elétrica e gastos excessivos ou desnecessários.

Além de combinar perfeitamente com um piso branco de mármore ou cimento queimado, consistem em itens que remetem certa sofisticação e requinte.

Transforma a decoração da sala, tornando-a o ambiente mais moderno e emitindo também o conforto necessário a visitas. A valorização do ambiente é um dos pontos cruciais e que mais influencia na escolha da persiana.

Combinar itens decorativos

A persiana horizontal é um dos modelos mais procurados para complementar a decoração. No entanto, antes é preciso definir sua funcionalidade, estilo, praticidade e durabilidade. Esse tipo combina com qualquer estilo de casa e piso, seja cerâmica ou porcelanato. Dê preferência as cores.

Os espaços caseiros possuem suas especificidades e, cada qual, tem uma demanda diferente do outro. Bem como características e necessidades particulares.

Se a ideia é clarear o local, mas bloquear diretamente os raios solares, por exemplo, invista em uma persiana de tela solar. São recomendadas para salas, quartos, escritórios e, até mesmo, cozinha com pisos claros. Essa cortina criará a sensação de um ambiente mais cômodo e confortável, se junto com o piso ideal.

O modelo mais clássico para investir e que também combina com os mais variados estilos de decoração é a persiana rolo. Também é uma peça fácil de ser achada e possui uma ampla gama de materiais e texturas. A persiana se tornou o modelo mais utilizado por apresentar variedades como ir desde o tecido blackout ao translúcido.

Por ser fácil de limpar e higienizar, a persiana pode ser feita em materiais de lâminas alumínio ou PVC e bambu. No entanto, a mais cobiçada é a preço de persianas de madeira.

Apostar em tendências

Um ambiente dentro de casa que combine entre si é agradável de estar. Para isso, é necessário apostar nos acessórios de decoração corretos que deixam o local esteticamente mais bonito e também funcional.

As cortinas e persianas são imprescindíveis para manter a seriedade que o lugar merece, trazer conforto e luminosidade ideal. Facilita a rotina de atividades e ajuda a circular o ar do local. 

A escolha dos itens de decoração como móveis, por exemplo, são fundamentais para manter o requinte do espaço também. E é por isso que vale a pena atentar-se na escolha da cortina e do piso ideal.

Entre tantos modelos, cores, materiais e opções disponíveis, é de se imaginar que a escolha do piso ideal seja, no mínimo, inquietante. Mas antes de efetuar a seleção do modelo desejado, é importante saber quais são as principais tendências atuais, como:

  • Porcelanato;
  • Cerâmica;
  • Laminato de madeira;
  • Pastilha;
  • Mosaico mármore;
  • Granito;
  • Silestone;
  • Piso vinílico;
  • Taco;
  • Lajota;
  • Ardósia.

Independente da preferência, o piso transmite a personalidade do local e acaba se tornando o principal item de destaque de um ambiente.